Redação
20 de mai de 20224 min
Dicas fundamentais de como construir relações com foco no empreendedorismo feminino em qualquer tipo de negócio, inclusive para quem não consegue se comunicar bem.
Alguns especialistas estimam que 15% do nosso sucesso financeiro provém das nossas competências e conhecimentos, enquanto 85% tem origem na nossa capacidade de nos relacionarmos com os outros. Isto significa que uma boa empreendedora não deve concentrar-se apenas no objetivo de obter um contato para atingir um fim, mas sim criar uma verdadeira relação de colaboração, focada em negócios.
Em primeiro lugar, seja honesta. A honestidade é sempre a melhor política e o networking consiste sobretudo em ser genuína, autêntica e em criar relações de confiança e colaboração. Como para algumas pessoas, nomeadamente as mais introvertidas, o networking pode ser algo menos natural, e mais difícil, por isso eu criei esse conteúdo com algumas dicas para o ajudar:
· Seja verdadeira e autêntica
· Busque um ponto em comum.
· Faça um elogio sincero no início da conversa.
· Seja amiga e não seja mais um contato.
· Defina os seus objetivos e metas a alcançar.
· Seja intencional em suas conexões.
Se você deseja realmente ser uma empreendedora de sucesso ou alavancar seus negócios, faça um planejamento com metas:
· Quantos contatos novos consegue por mês?
· Qual o tempo necessário para atingir esse número?
· Qual tipo de local deve construir a frequência?
Para haver uma boa comunicação tem que ter um excelente autoconhecimento. Isto irá ajudar a ser seletiva, dedicada aos seus objetivos e fazer crescer o seu networking de forma gradativa. Para isso faça uma autoavaliação. Tenha a plena convicção e mantenha o foco nas seguintes questões:
· O que você faz?
· Para que você faz?
· Para quem você faz?
· Como você faz??
· Qual a razão pela qual você deve fazer melhor que os outros?
Se não souber as respostas para essas questões, os outros também não saberão. É igualmente importante fazer uma avaliação constante dos seus pontos fortes e fracos, de forma a poder ver onde e como pode melhorar as suas interações, mantendo sempre o foco.
Para fazer um bom networking quando conversar com outros deve colocar questões abertas e não fechadas. Por exemplo, pergunte “Que tipo de filmes gosta?”, ao invés de “Gosta de cinema?”. As perguntas abertas ajudam a iniciar temas de discussão e demonstram que estamos realmente interessados em conhecer melhor a outra pessoa.
Prefira a qualidade em vez da quantidade. Muitas vezes, existe a ideia errada de que quanto mais contatos conseguir melhor, mas na realidade o que interessa verdadeiramente é a qualidade dos contatos. Não precisa ir a todos os congressos, todos os eventos para passar os seus contatos, mas sim focar no segmento e nas pessoas certas.
Mais vale um bom contato que converta em uma verdadeira relação de troca e ajuda mútua do que 100 contatos sem nenhuma utilidade real por isso:
· Invista bem o seu tempo.
· Tempo é dinheiro e, como tal, deve selecionar bem onde gastar.
· Não perca tempo com inúmeros contatos, obtendo apenas relações superficiais.
· Invista o seu tempo em apenas alguns contatos selecionados e crie uma impressão mais marcante.
· Não ofereça apenas um cartão-de-visita, despenda o tempo necessário para se tornar inesquecível.
· Faça o follow-up. Ligar, enviar mensagem sinalizando que gostou muito de ter conhecido ou marcar um café como forma de agradecimento para poder trocar ideias e estreitar as relações comerciais de interesses.
· É de suma importância manter o contato com as pessoas interessantes que acabamos de conhecer, pois essas pessoas podem ser o que buscamos, a peça que falta ou um futuro negócio.
Gere valor
O importante não é só conhecer pessoas, mas sim criar laços. É muito importante entender que não se pretende fazer contato frio onde após conseguir a informação ou favor pretendido se esquece a pessoa. Jamais faça isso, porque vai se queimar no mercado e as suas relações ficarão bastante limitadas. Além disso, é sempre necessário “relembrar a sua existência, o seu alvo e o seu foco”. Mantenha-se ativo, atento e visível.
É importante visitar o máximo de grupos que possam suscitar interesse, fazer voluntariado, estar atento aos congressos e eventos relacionados. Isto implica também estar atento ao mundo que o rodeia. É de suma importância ler sobre os mais variados temas, de forma a estar sempre atualizada e informada. Isso vai ajudar a ter sempre tópicos de conversa. Por vezes, surge a ideia errada que já somos conhecidos, ou que, já sabemos tudo e que não precisamos participar tanto em eventos e cursos.
Estamos em um mercado bastante competitivo e se não relembrar a sua existência, facilmente poderá ser esquecido ou substituído. Crie relações que sejam benéficas para ambas as partes. Não crie relações ou contatos onde sabe que não irão corresponder às expectativas e vice-versa.
A ideia não é “aproveitar-se” dos seus contatos, nem esperar por uma retribuição obrigatória de favores, mas sim criar um ambiente onde ambas partes possam livremente gerar negócios em ajuda mútua. Para uma relação funcionar, é preciso o empenho mútuo e um ambiente de cooperação.
Torne-se num recurso poderoso e necessário em ambientes de networking, com honestidade e agregadora de valores. Quando se é reconhecida como um recurso poderoso, as pessoas recorrem a você para sugestões, ideias, contatos, projetos e é sempre indicada até mesmo por colegas do mesmo segmento. Se você tem verdade no que faz e deseja realizar, é honesta nas relações, você cria o sentimento de indispensável em ambientes de networking.
Por Camila Nascimento, especialista