Nos últimos anos, a economia brasileira tem gerado muita expectativa, além de tirar o sono de muita gente. E como está o seu planejamento profissional? Está pensando em mudanças? Você está antenado com os movimentos e as oportunidades do mercado? Pois então não perca tempo e fique atento no que vem por aí com essas 10 dicas de áreas que estão em alta e que você não pode pensar em ficar de fora se está em busca de sucesso profissional.
Mídias Digitais: o mundo digital trouxe novos comportamentos de mercado e as redes sociais se tornaram o grande canal de relacionamento com os clientes. Independente se uma empresa é pequena ou grande ela precisa se comunicar adequadamente com seu público e gerar engajamento, que é o que impacta diretamente nos resultados de vendas. Os profissionais que trouxerem essa expertise terão muito espaço para agregar valor nas empresas.
Mercado de Experiências: a regra do mercado é gerar experiências positivas e inesquecíveis para os seus clientes. Aqui os profissionais ligados a hospitalidade, eventos e relacionamento direto com os clientes terão um mercado inesgotável para explorar, com a missão de entregar o intangível que agrega valor em torno do produto ou serviço que é fornecido. Já no meio digital, o profissional de Experiência do Usuário (UX) ganha destaque com a missão de proporcionar em todos os canais de contato com o cliente uma boa navegabilidade, usabilidade, acessibilidade e funcionalidade.
Gastronomia: esse é um mercado que mesmo com a crise usou a criatividade para oferecer serviços diferenciados e de qualidade. Ele segue forte com grande destaque para áreas como cervejaria artesanal, cozinha saudável e serviços de personal chef, áreas cada vez mais apreciados pelo público. Soluções em alimentos e bebidas com nicho de produtos para públicos específicos tendem a ganhar mais espaço considerando sempre a inovação e a identificação com quem consome e a experiência no seu entorno.
Cientista de Dados: vivemos na era da informação. O volume de dados é absurdo e para que as empresas consigam definir estratégias mais assertivas é necessária uma análise adequada de toda essa informação. Os profissionais de dados serão cada dia mais requisitados para ajudar as empresas a resolverem problemas e a entender comportamentos e tendências de mercado. Hoje, o foco está em indicadores, que são dados organizados.
Design de Soluções: a vida moderna imprime uma rotina acelerada e as empresas precisam pensar em soluções que facilitem o dia a dia dos seus clientes. E aqui entra o design, em suas diferentes ramificações, com a missão de criar soluções cada vez mais funcionais, sustentáveis e com propósito. Destaque para a moda autoral que imprime personalidade e exclusividade nas suas peças. Já na linha de design de produtos e de interiores, a preocupação e em trazer soluções que proporcionem o bem-estar e a melhor produtividade das pessoas.
Consultoria de Imagem: segue valendo o ditado de que a primeira impressão é a que fica, e para isso é importante cuidar da imagem pessoal para passar uma mensagem positiva. Essa é uma área que ainda não é muito conhecida, mas que está ganhando seu espaço pelo valor que entrega aos seus clientes. A consultoria de imagem tem impacto direto na autoestima das pessoas, ajudando a aflorar o que elas têm de melhor e as ajudando para uma melhor performance profissional.
Digital Influencer: o “boca a boca” ganhou maiores proporções por meio das redes sociais. São pessoas que se destacam na grande rede e formam milhares de seguidores ditando estilo de vida e sendo embaixadores de marcas e produtos. Uma tendência atual é o crescimento de microinfluenciadores, que muitas vezes não acumulam um número gigantesco de fãs, mas possuem um grande engajamento com um perfil de público muito específico.
Audiovisual: para 2019, é esperado que mais de 80% do tráfego de dados da internet seja de vídeos. O audiovisual é uma das áreas que mais cresce no mundo abrindo um campo para profissionais atuarem em diferentes frentes, desde as grandes produções de cinema até orçamentos menores de conteúdos para redes sociais. É comprovado que vídeos geram mais engajamento e as empresas precisam se preocupar cada vez mais com a qualidade do material que estão entregando para os seus clientes.
Gestão Financeira: o grande desafio das empresas é fechar seus resultados com lucro. O papel do gestor financeiro não perde seu espaço. Ao contrário, ele está sendo muito mais demandado. O profissional com visão de otimização de custos e orientação para resultados está sendo disputado no mercado. Grande destaque para o profissional dessa área que tem poder de engajamento da equipe e consegue criar uma cultura de negócio sustentável em toda a empresa.
Gestão de Pessoas: as empresas são feitas de pessoas. Cabe ao gestor de pessoas montar um time vencedor e acompanhá-lo no dia a dia rumo as metas da empresa. Uma responsabilidade muito grande fará com que esse profissional tenha destaque mesmo em períodos difíceis, criando nas pessoas o sentimento de pertencimento e de orgulho em fazer parte da empresa na qual trabalha, pois esse é o diferencial para ter uma equipe engajada e com foco no cliente.
Por Ronaldo Cavalheri, CEO do Centro Europeu, primeira escola de Economia Criativa do Brasil.
Comments