CEO de startup especialista em relacionamento digital orienta como usar ferramenta para estreitar a relação com o público.
Cerca de 75% dos brasileiros interagem com as marcas pelo WhatsApp, segundo pesquisa da Panorama Mobile Time com a Opinion Box. A plataforma se tornou um canal de comunicação eficaz para os negócios. A empresa guia a jornada do cliente, para uma experiência do consumidor mais completa e facilitada. Nesse cenário, a versão Business API do WhatsApp, ferramenta que permite que o app converse com outras soluções, como softwares de gestão e chatbots, ganha relevância.
“O WhatsApp Business API otimiza a comunicação das empresas com seus clientes, trazendo praticidade e assertividade nas estratégias de relacionamento. Com essa versão do app, os consumidores podem fazer uma compra em poucos cliques, solucionar problemas, tirar dúvidas e acompanhar suas entregas, por exemplo, recebendo um atendimento centralizado, rápido e prático. Para as empresas, há facilidades, como mensagens automatizadas e gestão centralizada, agilizando a solução de problemas e aumentando a satisfação dos clientes”, explica Rafael Souza, CEO da Ubots - startup especializada em soluções de relacionamento digital e inteligência artificial.
Para potencializar os resultados do negócio ao usar o aplicativo, o executivo traz cinco dicas:
Aprimore as relações
É fundamental trazer mais rapidez e qualidade ao atendimento do cliente e isso fica mais fácil com a API do WhatsApp Business. “É possível, por exemplo, enviar notificações ao cliente que não sejam promocionais, como alertas sobre o transporte e a entrega de produtos. São pequenos cuidados que agregam valor ao relacionamento e aumentam a satisfação e a fidelização”, aponta Souza.
O CEO orienta ainda que, para ter melhores resultados com o uso do app, as empresas devem usar uma linguagem simples e oferecer atalhos durante o atendimento. “O objetivo final deve sempre ser descomplicar a vida do cliente, tornando sua experiência mais fácil e, portanto, positiva. Quanto menor for o tempo de atendimento e de solução de suas dúvidas ou problemas, maior será a satisfação”.
Centralize o atendimento
As etapas de atendimento podem ser centralizadas no WhatsApp, o que costuma ser visto como conveniente pelo cliente, já que é um canal ao qual ele está acostumado a usar e faz isso com frequência em sua vida pessoal.
“Isso gera uma comunicação sem barreiras para o consumidor. Ele já é habituado a usar o WhatsApp em sua vida e não encontrará dificuldade em acessar esse canal para tirar suas dúvidas e apresentar suas demandas. Com isso, melhora também a imagem do negócio, que demonstra sua disponibilidade e acessibilidade para dar suporte ao público de maneira prática e rápida”, comenta Souza.
Invista na fidelização
O WhatsApp Business API tem recursos que permitem às empresas entender melhor o perfil do público, suas necessidades e, assim, planejar melhor serviços, produtos e promoções.
“Essa proximidade com os consumidores e a integração que a API propicia entre o WhatsApp e outras ferramentas usadas no negócio fornecem dados valiosos para a definição de estratégias de relacionamento e facilitam o processo de fidelização”, afirma o executivo.
Utilize chatbots
Com a API, é possível melhorar o atendimento usando chatbots – softwares que simulam a conversação humana e se tornaram grandes aliados para estreitar o relacionamento com os clientes. Os chatbots podem ser usados em atendimentos híbridos – que mesclam mensagens automatizadas e personalizadas com atendimento humano – e a solução traz redução de custos e aumento na satisfação.
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