Dicas da aboutCOM abordam as skills necessárias para os comunicadores que querem acompanhar as mudanças do mercado
A área da comunicação tem passado por constantes mudanças para conseguir acompanhar a transformação digital e atender às necessidades do mercado. Com isso, os profissionais estão aprendendo a desenvolver habilidades novas e aprimorar as que já possuem como, por exemplo, a capacidade de ler cenários e manter-se atualizado. É responsabilidade dos comunicadores entregar uma mensagem transparente e eficiente, que gere conexão com as pessoas e que leve para o ambiente digital toda a cultura organizacional praticada no dia a dia das empresas. E, para atingir esse objetivo, é necessária uma estratégia para utilizar o tom de voz correto, através da ferramenta certa com foco no público-alvo desejado. “O ano de 2021 nos trará novos desafios e, para enfrentá-los, precisamos estudar as mudanças de comportamento da sociedade e entender que cada mensagem a ser passada é singular, portanto, cada tipo comunicação precisa abordar uma estratégia de divulgação diferente”, ressalta Flavia Sobral, diretora da aboutCOM, agência especializada no atendimento a empresas de tecnologia B2B. Uma pesquisa da consultoria Gartner apontou que 46% dos líderes de comunicação consideram a sobrecarga de informações do público um grande desafio, portanto, uma comunicação eficaz e sem ruídos nunca foi tão importante como nos dias de hoje. E, para falar sobre essas mudanças no cenário da comunicação corporativa, Flavia Sobral, diretora da aboutCOM, traz 5 habilidades vitais para os profissionais de comunicação em 2021. 1. Construir relacionamentos autênticos Um bom profissional de comunicação tem a habilidade de se relacionar em sua essência, de iniciar uma conversa com empatia, se colocando no lugar do receptor da mensagem. E com a crise de 2020, causada pela pandemia do novo coronavírus, houve uma grande necessidade de conexão através de relacionamentos autênticos, sem filtros, fazendo com que o entendimento do comportamento humano superasse o entendimento do algoritmo das redes sociais, por exemplo. Portanto, entender de pessoas e se relacionar genuinamente com elas, é o primeiro passo para quem quer ter sucesso na comunicação. 2. Utilizar uma linguagem humana Existem seres humanos antes das plataformas, então o conteúdo a ser desenvolvido precisa ser sincero e focado em pessoas. A linguagem precisa ter o objetivo de traduzir o que as empresas precisam comunicar ao mercado, mas de uma maneira descomplicada e que ajude qualquer pessoa que esteja lendo a entender o assunto. Por exemplo, se o seu cliente trabalha com tecnologia e aborda assuntos voltados para inteligência artificial, é necessário explicar para que serve essa solução, onde é aplicada e ilustrar que, muitas vezes, é algo que já faz parte da vida das pessoas - o Google Maps está aí para provar isto. 3. Exercitar a criatividade A criatividade não é só importante para a elaboração de posts nas redes sociais, mas também para responder e-mails, contribuir com ideias no dia a dia de trabalho e até para resolver problemas mais sérios, como crises de clientes. Para desenvolvê-la, é necessário exercitar a espontaneidade e consumir conteúdos diversos, que ampliem a imaginação. 4. Transformar dados em insights Os dados podem ser expressos através de palavras, imagens, figuras e, claro, números. Eles são os indicadores mais poderosos atualmente. Portanto, os profissionais de comunicação devem buscar cada vez mais equilibrar as análises quantitativas e qualitativas e se tornarem cientistas de dados para sustentar suas campanhas, fazer otimizações e garantir melhorias nos seus resultados. Além disso, os dados são um ótimo caminho para o combate às tão temidas fake news. 5. Aplicar a comunicação integrada Essa é uma habilidade fundamental, já que muitas vezes o profissional da área precisa entregar a mesma mensagem em plataformas diferentes. O conceito se refere a comunicar as mensagens-chave da empresa, para os seus públicos de interesse em todas as etapas do funil de influências, desde o aprendizado e descoberta; passando pelo reconhecimento do problema e consideração da solução; para finalmente chegar à decisão de compra. Trabalhar com uma estratégia de comunicação para cada plataforma, e para cada público-alvo, é o que determinará o sucesso do trabalho do profissional de comunicação bem-sucedido.
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