top of page

5G no Brasil: especialista aponta 6 vantagens da nova rede para o e-commerce

Tecnologia vai aprimorar experiência em lojas virtuais e no metaverso, com velocidade e latência superiores.

Recentemente, algumas cidades do país já receberam a tecnologia 5G. A nova rede móvel de internet deve beneficiar todos os setores da economia nacional em até R$ 590 bilhões por ano, segundo um estudo organizado pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (SEPEC), do Ministério da Economia, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Deloitte. No varejo digital, a expectativa é grande e o 5G deve beneficiar tanto consumidores quanto lojistas.

“O e-commerce poderá oferecer uma nova dinâmica para o consumidor, que terá uma experiência mais fluida, ágil e sem problemas na navegação. Lojistas, por sua vez, terão mais recursos para fidelizar clientes e aumentar a taxa de conversão”, comenta Eric Vieira, head de e-commerce do Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas.


Analisando o novo cenário que se forma, o executivo destaca seis benefícios que o 5G trará para o e-commerce. Confira:


1) Performance das páginas

Navegação, cliques, imagens, áudios, vídeos e outros recursos de sites e aplicativos funcionarão com uma qualidade maior e um carregamento mais rápido. Para se ter uma ideia, o download de um filme, que no 4G leva em média 2 minutos, no 5G poderá ser feito em menos de 4 segundos. A chamada latência, que é a capacidade de resposta da rede a uma solicitação, também será bem mais baixa. Com o 5G, será reduzida a um milissegundo (no 4G, é de 20 segundos). Esses fatores contribuem para uma melhor experiência nas plataformas de compra.


2) Finalização da compra

Um passo importante na experiência do usuário é finalizar a compra e efetuar o pagamento, sem interrupções ou dificuldades. Muitas lojas virtuais enfrentam problemas com integrações, instabilidades e outras ocorrências que desestimulam o consumidor. Com o 5G, o usuário não enfrenta esses transtornos e efetua o pagamento de forma mais prática e rápida, evitando que abandone o carrinho. A tecnologia agiliza as etapas de compra no e-commerce, garantindo conexões mais estáveis e ainda a segurança da transação, com soluções de biometria, reconhecimento facial e ferramentas de automação e análise que diminuem riscos.


3) Realidade aumentada

A realidade aumentada já está presente no varejo, mas com o 5G ganha força. Os consumidores poderão entrar em lojas no metaverso, experimentar roupas e interagir como avatares em tempo real, com uma qualidade muito superior.


4) Omnichannel

O 5G contribui com a aceleração da transformação digital não apenas de forma pontual. Ele chega também para ajudar no surgimento de novas soluções e no futuro da tecnologia como um todo. O resultado disso são novos serviços no e-commerce, o que leva a mais canais, cada vez mais integrados, potencializando as operações omnichannel.


5) Logística

O setor de logística também se beneficiará com a quinta geração da internet. Será possível monitorar com mais eficiência entregas, manter contato com armazéns e cuidar, como um todo, do planejamento, execução e controle de movimento dos produtos, tanto fora, como dentro das empresas, de forma mais assertiva e eficiente.

“Aqui na FCamara, já temos uma experiência adiantada quando falamos de fatores como velocidade, estabilidade e integração do físico com o digital. E, sem dúvidas, o 5G será uma ferramenta que irá acelerar ainda mais os nossos projetos e transformar o e-commerce, trazendo vantagens aos lojistas, que terão maior valor agregado aos serviços e novas oportunidades de negócio, e os consumidores, que terão acesso a experiências de consumo com qualidade mais elevada”, diz Vieira.


6) Internet das Coisas (IoT)

O 5G irá possibilitar a evolução da IoT, pois traz como premissa o impulsionamento de uma rede capaz de manter vários equipamentos eletrônicos conectados ao mesmo tempo, com estabilidade de rede e ótimas conexões. Quando falamos de e-commerce, a pessoa poderá se conectar, por exemplo, de uma TV para o site, tendo uma experiência muito mais otimizada.

bottom of page