Cerca de 159 milhões de brasileiros usam as redes sociais todos os dias e para aproveitar essa oportunidade é preciso estar atento a alguns detalhes.
Você sabia que cerca de 159 milhões de brasileiros usam as redes sociais todos os dias? Imagina o tamanho da oportunidade que os comerciários, lojistas, empresários e profissionais autônomos têm de impulsionar sua empresa! Nossa reportagem conversou com o instrutor de Gestão do Senac Goiás, Ricardo Silva, especialista em Gestão Comercial, Marketing e Empreendedorismo, e ele destacou oito coisas que todo empresário precisa saber para atrair clientes e vender mais pelas redes sociais. Confira! As redes sociais são excelentes ferramentas para potencializar um negócio, disso ninguém discorda. Pesquisas apontam que os brasileiros estão entre os que mais passam tempo conectados, cerca de 3 horas e 39 minutos por dia. “Independente do seu ramo de atividade, o seu cliente está neste momento em assistindo alguma rede social. Daí a importância da empresa estar bem posicionada nas redes. Independente do modelo de negócio dá para se adequar e colocar sua empresa para usar bem as redes sociais, que é um espaço democrático, o que faz com que a relação de custo-benefício se torne muito interessante para o pequeno e médio empreendedor. É um espaço acessível, em que é possível investir pouco e mensurar resultados para expandir o seu negócio”, destaca Silva. A jovem empresária goiana Júlia Galvão, 22 anos, é fundadora da marca de roupa feminina Ambrô (@useambro) e foi durante a pandemia que ela fez seu negócio deslanchar, tendo como principal canal de divulgação o perfil no Instagram. A empresa, que começou do zero, com um investimento de menos de mil reais, tem hoje quase 66 mil seguidores no perfil oficial.
“Gostamos de falar que somos uma marca que une tecnologia, comunicação e moda. O produto é o que menos importa. A veia, o core do negócio é de fato a comunicação, o marketing e a nossa presença enquanto comunidade no digital”, explica Galvão, que chama os membros da comunidade, em sua maioria mulher, de Ambrô Lovers.
Júlia atribui o sucesso da empresa à forma como ela foi capaz de se posicionar no mundo digital. “Eu atribuo grande parte desse crescimento acelerado à nossa presença no digital e à forma como isso foi conduzido, à forma como o público foi se identificando e como a gente conseguia ir abraçando cada vez mais pessoas, isso com pouco dinheiro e muita criatividade”, revela.
Na entrevista completa Júlia Galvão compartilha mais sobre sua experiência e as estratégias digitais que encantam seus seguidores e clientes.
Atrair e vender mais
O instrutor Ricardo Saraiva preparou oito coisas que todo empresário precisa saber para atrair clientes e vender ainda mais. Confira:
1 – Saiba distinguir o público e o perfil de cada rede
Cada rede social tem as suas particularidades e o seu público predominante e você precisa se adequar a essas redes. Entenda cada rede para perceber quais fazem mais sentido para o seu modelo de negócio.
2 – Defina estratégias corretas para cada rede social
Crie conteúdos personalizados de acordo com cada rede. Se você vai criar seu perfil no Instagram, você vai se comunicar com esse público. Agora se você vai para o LinkedIn, que é uma rede social corporativa, todo seu conteúdo precisa ser adequado para essa rede. Agora se você vai para o Facebook, para o Tik Tok, é fundamental que você crie conteúdos adaptáveis para essas redes. Isso vai gerar mais acesso e engajamento para o seu conteúdo.
3 – Interaja e se comunique com seus clientes
A partir do momento em que o público interagir, independentemente da demanda, atenda da melhor forma possível. Esse é o momento de estender o tapete vermelho e realizar aquele atendimento encantador. Trate os seguidores como clientes e os clientes como seguidores.
4 – Grave vídeos
Não dá mais para não gravar vídeos por causa da vergonha. Mesmo que você erre algumas vezes, grave vídeos e coloque na internet. O consumo de vídeos aumentou muito, principalmente neste momento pós pandêmico, e os vídeos vão gerar mais proximidade com os seus clientes. Existem vários aplicativos disponíveis para auxiliar neste processo. Uma busca rápida no Google e você vai encontrar vários.
5 – Tenha constância
É preciso ter constância. Não dá para ter uma rede social corporativa e postar a cada 15 dias, 20 dias, 30 dias. Qual o melhor plano para você? É uma postagem diária? De 2 em 2 dias? Faça isso de forma constante. Uma sugestão é criar um calendário de postagem com um cronograma para que sua audiência crie o hábito de acessar sabendo que tem novidade lá.
6 – Seja autêntico
O que você faz? Mostre isso para seus clientes. Apresente seus bastidores. As pessoas querem ver como é sua rotina, o que você faz fora do palco, do atendimento convencional. Não copie outros perfis e outros profissionais. Vale, claro, conferir o que a concorrência está fazendo, dar uma olhada no mercado, o que o pessoal tem postado, mas faça de forma autêntica. Crie sua paleta de cores, crie o seu jeito de se comunicar com seus clientes.
7 – Faça promoções
Promoção ajuda a vender mais. Crie promoções, divulgue de forma ampla e isso vai alavancar seus resultados. Aproveite datas sazonais, crie promoções personalizadas e isso vai trazer mais visibilidade para seus negócios.
8 – Estude e pesquise o mercado
Você pode aprender mais sobre esse mundo digital de forma autodidata e você mesmo postar e cuidar das suas redes. Mas se quiser ajuda, existem muitos profissionais bons que fazem gestão de redes sociais.
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