top of page

Avanços tecnológicos

As novidades tecnológicas surpreendem!. Não está fácil ficarmos atualizados, especialmente em duas principais áreas: transporte e saúde. Impulsionados, os dois setores, principalmente pelo impacto da pandemia, ou talvez, o transporte pela economia VERDE.

De qualquer maneira, vou fazer uma segunda newsletter por semana para ver se consigo acompanhar a velocidade da transformação. Com menos textos e mais tecnologia. Sempre lembrando que estes SINAIS antecipados que estão surgindo são dicas poderosas para se entender mudanças de hábitos dos clientes. As perguntas que devemos nos fazer são:

  • Como esta tecnologia afetará o hábito atual?

  • Poderá substituir, melhorar ou romper com alguma solução/produto?

  • Como esta tecnologia poderá ser aplicada no meu negócio? ou no meu setor?

  • Quem está se beneficiando até o momento com esta tecnologia? Quem está investindo?

  • Como posso entender melhor as aplicações ou futuras aplicações?

  • Algum ecossistemas está mais envolvido?...

1 – Óculos da Apple poderá usar hologramas e criar realidade virtual 3D de objetos

Futuro realidade aumentada APPLE o “Apple Glass,” pode ter hologramas para tornar o movimento em ambientes virtuais serem mais naturais. Apple já tem várias patentes e aplicações de patentes apresentando informações sobre o ”Apple Glass,” ou para equipamentos similares. Ao entrar em uma loja da Apple você poderá segurar dois itens diferentes e obter com estes óculos uma lista de diferenças e similaridades dos itens.


2 – Cientistas criaram um embrião de células de pele humana


O que já sabíamos era que um esperma ao fecundar um óvulo inicia a sua jornada de criação do embrião, que se torna um feto e por final vira um bebê. O que os cientistas fizeram não foi exatamente este mesmo processo. O que os cientista fizeram foi replicar o que acontece durante os quatro primeiros dias depois que um óvulo foi fertilizado. Conseguiram desenvolver um conglomerado de células denominadas de blastocisto, início do processo em direção da formações do ser humano.


3 – Taxis aéreos autônomos poderão levar turistas para restaurantes a mais de 50 metros acima do solo


Um conceito revolucionário proposto pela companhia chinesa EHang Holdings em parceria com arquitetos italianos Giancarlo Zema Design Group estão tentando tornar realidade o conceito de Vertiports. Que são aeroportos para pouso vertical de taxis autônomos, que estariam no topo de restaurantes para criar uma experiência exclusiva e única para os clientes.


4 – Imagens de Ultrassom permitem cientistas lerem a mente


Um novo tipo de interface cérebro-máquina (BMI) minimamente evasiva é capaz de ler as intenções cerebrais usando tecnologia de ultrassom funcional (fUS) com uma precisão de 100 micrometers. Como mencionado por Mikhail Shapiro, professor of chemical engineering da Heritage Medical Research Institute Investigator que faz parte do time de pesquisadores “Esta técnica produz imagens retalhadas da dinâmica dos sinais neurais em uma determinada região que não poderia ser vista por nenhuma outra técnica não- evasiva.” Os pesquisadores acreditam que a técnica irá predizer movimentos e comportamentos em um futuro próximo.


5 – O Super computador sueco para IA está online


Berzelius o supercomputer sueco para IA e aprendizado de máquina foi instalado no ” the National Supercomputer Centre da Universidade de Linköping. Foi uma doação de EUR 29.5 million fad Fundação Knut and Alice Wallenberg. Este será de longe o computador mais veloz e mais rápido da Suécia e será usado desenvolvimentos entre universidade e setor privado.


Entre em contato com o e-mail: atendimento@businessleaders.com.br para conhecer e experimentar o programa da academia de Inovação com parceria com a Imaginar.


Por Solange Mata Machado é diretora-executiva da Imaginar Solutions. Doutora e mestre em inovação e competitividade pela FGV com pós-doutorado (pós-doctor) em neurociência aplicada à tecnologia pela UFMG. Engenheira elétrica com BS pela Universidade Columbia (EUA) e especialização em empreendedorismo e inovação pela Universidade Hitotsubashi (Japão), pela Universidade Renmi da China, pelo Technion – Instituto de Tecnologia de Israel, pela Universidade Yale (EUA), pela Babson College (EUA) e pela Creative Education Foundation (EUA). E contribui com o portal digital Business Leaders e palestrante do CIO Leaders@digital.


bottom of page