top of page

Avanços tecnológicos TRANSPORTE

Estas duas últimas semanas vários testes, protótipos e anúncios foram feitos no setor.

Estamos caminhando mais rápido do que se pensa a integração dos autônomos e dos combustíveis VERDES na economia (Fonte: Peter Diamandis Future Loop)

Importante lembrar que mais importante que conhecer a tecnologia é imaginar como esta mudança poderá impactar seu negócio com uma OPORTUNIDADE ou como

uma Ruptura.

Lembre-se de manter o MINDSET DE CRESCIMENTO ao acompanhar os avanços tecnológicos, se perguntando:

  • Como esta tecnologia poderá mudar o setor em que trabalho?

  • Como esta tecnologia poderá afetar o meu negócio?

  • Como esta tecnologia mudará o hábito de consumo do mercado?

  • Como ela poderá abrir novos caminhos ou oportunidades?

  • Como me preparo para surfar nesta onda e sair vencedor?

1 – Primeiro barco autônomo a caminho da sua primeira viagem

O “Mayflower 400” O trimarã de 50 pés (15 metros), que pesa nove toneladas e navega com total autonomia, se prepara para uma viagem transatlântica. A embarcação, coberta por painéis solares, estudará a poluição marinha e analisará o plástico da água, além de rastrear mamíferos aquáticos, para aprofundar conhecimento sobre o mundo subaquático que 80% ainda permanece inexplorado. Brett Phaneuf, co-fundador da organização de caridade ProMare e o mentor do projeto Mayflower, disse que o oceano exerce “a força mais poderosa” no clima global.


2 – O Cybertruck camper da Tesla recebeu $50 mi em pedidos e ainda nem EXISTE!

O Cybertruck Camper da Tesla No início deste mês, se iniciou vendas de acessórios para o Tesla Cybertruck de terceiros, embora o caminhão ainda não esteja no mercado.Tudo começou com este sistema de campismo para Cybertruck chamado Cyberlandr. O projeto é bastante ambicioso, pois parece enfiar um banheiro, um quarto, uma cozinha e um escritório em um trailer que pode ser implantado automaticamente fora da cama do Cybertruck.


3 – Scooter de Tawain finalmente fez a bateria de carros elétricos funcionar

Since the start Desde o início do movimento para substituir carros movidos a gasolina e diesel por elétricos, as preocupações sobre como carregar rapidamente as baterias pesadas que alimentam os veículos da Tesla e seus semelhantes, têm desempenhado um papel significativo na adoção desta tecnologia. A Gogoro, startup de Tawain conseguiu desenvolver uma bateria substituível e está se ramificando para fora do país de origem. Acabou de anunciar uma parceria com o grande fabricante de veículos de duas rodas Hero MotorCorp para levar sua bateria para a Índia. Como parte do acordo, Hero construirá scooters elétricos baseados na tecnologia de Gogoro e também instalará estações de troca de bateria de Gogoro em cidades de todo o país. Veículos elétricos podem ajudar a consumir parte da poluição da Índia, e a Tesla também está entrando no mercado, construindo uma infraestrutura de carregamento para lidar com VEs de passageiros.

É uma história diferente para as scooters, especialmente as feitas por Gogoro, que foi fundada por dois ex-executivos da HTC há uma década. Por um lado, as scooters elétricas são menores e consomem menos energia. E as scooters de Gogoro são alimentadas por baterias trocáveis ​​que os proprietários deixam e pegam em estações públicas do tamanho de uma máquina de venda automática típica.


4 – Os carros autônomos da Baidu

Baidu Apollo os robotaxis autônomos começam a funcionar em Beijing. Este será o primeiro serviço pago de veículos autônomos da China, onde os usuários podem chamar um robotáxi sem um motorista de segurança atrás do volante, marcando um passo importante no caminho para a comercialização da direção autônoma. O serviço Apollo Go Robotaxi totalmente sem motorista será lançado pela primeira vez no Parque Shougang de Pequim – um dos locais para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim em 2022 – e em breve transportará visitantes para os jogos.

Com o serviço de saudação de carona sendo lançado durante o agitado período de feriado do Dia do Trabalho, Baidu será a primeira empresa chinesa a oferecer um serviço robotaxi totalmente sem motorista em operação comercial. Ao usar o aplicativo Apollo Go, os usuários podem localizar um robotáxi nas proximidades e fazer uma carona sem motorista por conta própria por meio de um sistema de processos de autoatendimento não tripulados.


5 – Bridgestone e Lightyear se unem para CRIAR o primeiro carro a bateria solar para longas distâncias

The FINANCIAL- Bridgestone e Lightyear se unem para desenvolver o primeiro carro elétrico solar de longo alcance do mundo. A Bridgestone aplicou a sua tecnologia sustentável ENLITEN leve nos pneus Turanza Eco especialmente concebidos para o Lightyear One, aumentando significativamente a eficiência da vida da bateria. Ou seja, maximizou o alcance do veículo e reduziu o impacto ambiental. Esta parceria demonstra o progresso da Bridgestone no cumprimento de sua estratégia para ser um líder global em soluções avançadas de mobilidade sustentável.


Por Solange Mata Machado é diretora-executiva da Imaginar Solutions. Doutora e mestre em inovação e competitividade pela FGV com pós-doutorado (pós-doctor) em neurociência aplicada à tecnologia pela UFMG. Engenheira elétrica com BS pela Universidade Columbia (EUA) e especialização em empreendedorismo e inovação pela Universidade Hitotsubashi (Japão), pela Universidade Renmi da China, pelo Technion – Instituto de Tecnologia de Israel, pela Universidade Yale (EUA), pela Babson College (EUA) e pela Creative Education Foundation (EUA). E contribui com o portal digital Business Leaders e palestrante do CIO Leaders@digital.

bottom of page