top of page

Banco Carrefour utiliza metodologia ágil para alinhar estratégias, acelerar e otimizar resultados

Verity, aceleradora de soluções digitais, apoiou a agilidade na empresa para fazer com que os projetos tivessem um propósito claro e integrado aos objetivos da companhia.


A metodologia ágil tem ajudado empresas a encontrarem soluções para ganhar mais eficiência e definir melhores estratégias na gestão de projetos. Foi o que aconteceu com o Carrefour Soluções Financeiras, banco 100% digital que faz parte do maior grupo empregador privado do Brasil, o Grupo Carrefour. A agilidade passa a ter papel protagonista na empresa para promover o alinhamento estratégico entre as entregas e os objetivos corporativos. A Verity, aceleradora de soluções digitais especialista no assunto, foi um parceiro chave no impulsionamento da cultura ágil na empresa, além de diversas companhias do Brasil.

Em 2022, a Verity atuou com o Banco Carrefour na busca do aprimoramento da visibilidade das entregas e a otimização dos fluxos da sua operação, fazendo com que os OKRs (objetivos e resultados chave) fossem conectados com a estratégia da companhia e os desafios dos squads. Deste modo, a empresa decidiu ter uma estrutura que equilibrava o modelo de trabalho orientado à agilidade sem perder o foco do employee success. Foi gerado um modelo de trabalho adequado à cultura da organização e ao formato de trabalho conduzido pelo Centro de Excelência de Agilidade do Banco, com aproximadamente 25 pessoas, incluindo as lideranças funcionais.

Com isso, entre os resultados alcançados, a área de Agilidade passou a garantir a conexão das prioridades estratégicas com as entregas, sendo amparadas por indicadores. A visibilidade das estratégias fez com que os projetos fossem aplicados com propósito claro e integrado aos objetivos da companhia, com os centros de excelência do Carrefour Soluções Financeiras atuando de maneira colaborativa e unificada.

“Durante a atuação do time de agilidade, foram aplicadas algumas metodologias para deixar as entregas mais claras e efetivas. Um processo de revisão da estratégia, promovido pelo Banco, foi implantado para entender quais eram os direcionadores estratégicos de cada tribo, buscando foco, destacando as entregas e aquilo que não seria entregue. Foi implantado um frame de Agilidade do Banco Carrefour, reunindo dezenas de métodos e práticas compatíveis com a realidade cultural, trazendo clareza de papéis e resultados apresentados por indicadores. Também teve a criação e implantação do frame para PI Planning, não apenas para atender os produtos, mas também para os projetos dos Centros de Excelência, contando com o protagonismo do time de agilidade da Verity nesta jornada”, afirma Victor Gonçalves, Chief Digital Officer da Verity.

Thalita Fabro, Head de Agilidade e Estratégia do Carrefour Soluções Financeiras, destaca a vontade de fazer acontecer e o espírito de equipe dos times durante todo o processo de transformação. “Considero alguns pontos como primordiais para os resultados significativos que tivemos no último ano: patrocínio da alta liderança do Banco, a começar pelo nosso CEO, Carlos Mauad, que impulsiona a agilidade e inovação com foco em resultados; além das pessoas, que foram e são fundamentais nesse processo. Temos algumas crenças bastante fortes como sermos agnósticos a métodos, termos uma atuação hands on, e sempre levarmos em consideração o contexto da organização. Com este mindset e o foco em solucionar problemas e explorar oportunidades, temos obtido resultados cada vez melhores e mais consistentes”, complementa.

Agile Trends

O case do Carrefour Soluções Financeiras foi premiado na categoria Transformação no Agile Trends, o maior evento ágil do Brasil, e teve contribuição da parceria com a Verity. A premiação tem um comitê formado por profissionais respeitados de todo o Brasil, que levam em consideração alguns critérios, dentre eles o grau de inovação no uso de agilidade para a organização e os resultados alcançados. A Verity também foi premiada na categoria Tribos, por conta do trabalho de agilidade desenvolvido na Usina Hidrelétrica de Furnas.

Os interessados receberam, de forma gratuita, uma mentoria em agilidade em três perspectivas: Liderança e Cultura, Métodos e Práticas e sobre Produtos Digitais. Foram passados conceitos de agilidade, em poucos minutos de mentoria, e a cada consultoria oferecida pela Verity no evento, a empresa fez uma doação para o Instituto PROA, que promove treinamentos na área digital para jovens em situação de vulnerabilidade social.


Comments


bottom of page