top of page

Clientes Mastercard agora podem enviar e receber dinheiro usando o WhatsApp no Brasil

Os usuários do WhatsApp no ​​Brasil podem transferir dinheiro de forma rápida, conveniente e segura diretamente do aplicativo.

Desde da semana passada os clientes Mastercard no Brasil podem enviar e receber dinheiro para amigos e familiares pelo WhatsApp. Os portadores de cartões de débito Mastercard com cartões emitidos pelo Banco Inter, Itaú, Nubank e Sicredi poderão utilizar o inovador serviço de transferências em tempo real pelo WhatsApp. A solução é habilitada pelo Facebook Pay e processada por Facebook Pagamentos e Cielo.


O anúncio foi feito depois que o Banco Central do Brasil concedeu oficialmente uma licença de Iniciador de Pagamento ao Facebook Pagamentos do Brasil Ltda e aprovou o novo esquema de transferência da Mastercard. Outros parceiros bancários deverão ingressar no programa em breve.


O serviço utiliza o Mastercard Send™ para permitir pagamentos em tempo real* para milhões de usuários do WhatsApp no ​​Brasil que agora podem transferir dinheiro para amigos e familiares de maneira rápida, simples e segura. O Mastercard Send™ é parte da estratégia de expansão e interoperabilidade da Mastercard e permite que pessoas e organizações enviem e recebam dinheiro como, onde e quando quiserem, tanto por cartão quanto por trilhos de pagamento em tempo real, proporcionando maior escolha, acesso e controle financeiro.


Toda transferência feita no WhatsApp é protegida por múltiplas camadas de segurança. As soluções de tokenização da Mastercard potencializam a autenticação das instituições financeiras para assegurar que o usuário do WhatsApp seja o proprietário do cartão. A tokenização protege as informações do titular, substituindo o número do cartão original de 16 dígitos por um número alternativo exclusivo, ou "token", que está associado ao cartão de débito individual de cada usuário do WhatsApp e não funcionará em nenhum outro lugar. Os consumidores criam o token e depois inserem a senha de segurança do Facebook Pay ou a biometria do dispositivo sempre que desejarem fazer uma transação.


Uma pesquisa sobre pagamentos em tempo real realizada pela Mastercard, revelou que cerca de 75% dos brasileiros gostariam de poder fazer pagamentos em tempo real, independentemente do prestador de serviço financeiro, enquanto 53% gostariam de fazer esse tipo de pagamento por meio de aplicativos de mensagens ou de redes sociais.


"Essa parceria com o Facebook ilustra nossa capacidade de oferecer maneiras inovadoras de enviar e receber dinheiro no Brasil, tendo as necessidades de nossos clientes no centro de nossa estratégia de negócios. Até 2030, 55% dos brasileiros esperam que todas as transações financeiras sejam feitas em tempo real (com os recursos disponíveis imediatamente). Para isso, continuaremos trabalhando no desenvolvimento de soluções e padrões interoperáveis ​​com foco na eficiência e na experiência do usuário", disse João Pedro Paro Neto, Presidente da Mastercard para o Brasil e Cone Sul.


"Estamos empolgados com a disponibilidade deste serviço. Facilitar o envio e o recebimento de dinheiro com segurança não poderia ser mais importante neste momento, pois não apenas diminui a exposição das pessoas à pandemia, mas também ajuda os entes queridos a se manterem conectados, amplia o acesso a serviços financeiros e permite que mais pessoas participem da economia digital", disse Matt Idema, Diretor de Operações do WhatsApp.


"O mundo digital pede novas soluções, e o cliente Itaú também. A parceria com o WhatsApp complementa nossas opções de pagamentos digitais, em um dos canais com maior frequência de uso dos nossos clientes, e fortalece nosso compromisso em inovar e entregar o que há de mais atual no mercado de meios de pagamento, com conveniência e segurança", diz Rubens Fogli, diretor do Itaú Unibanco.


"O Nubank sempre acreditou que era possível reduzir a complexidade da vida das pessoas. Usando tecnologia, reduzimos as barreiras que deixavam milhões de brasileiros sem acesso a serviços financeiros. Com a parceria, nossos clientes terão mais uma opção para fazer pagamentos com a mesma facilidade com que falam com amigos e sem pagar nada a mais por isso ", diz Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank.


"O objetivo do Inter é simplificar todos os aspectos da vida diária, onde os pagamentos desempenham um papel importante. Acreditamos em maneiras fáceis e seguras de fornecer soluções de pagamentos para nossos clientes e usar o WhatsApp para fazer isso é uma ótima experiência do usuário.", diz Ray Chalub, COO do Inter.


"Essa é mais uma solução que traz comodidade aos nossos mais de cinco milhões de associados, pois o WhatsApp é um aplicativo que já está muito presente no dia a dia das pessoas e agora também agrega o recurso de transferir dinheiro de forma simples e segura", comenta Gisele Rodrigues, Superintendente do Soluções de Pagamentos do Sicredi.


Ao habilitar as transferências entre pessoas no WhatsApp, os brasileiros poderão enviar e receber valores de forma conveniente e segura, registrando seu cartão de débito no aplicativo de mensagens mais querido do país, minimizando os riscos e as ineficiências associadas a outras formas de pagamento, incluindo o dinheiro.


Aprenda a usar o novo serviço aqui: www.whatsapp.com/payments/br


*Os tempos reais de lançamento para transações aprovadas dependerão da instituição financeira receptora.

Comments


bottom of page