top of page

COMPROMETIDO com a inovação?

Na pesquisa de 2020 do BCG – Boston Consulting Group das 50 empresas mais inovadoras do mundo, veja os resultados:

Inovação é uma das 3 estratégias mais importantes para 2/3 das empresas, e que…existem 3 tipos de empresas:


“Inovadores comprometidos” (45% do total) – são as empresas onde a inovação é prioridade, e portanto estas empresas apoiam esse compromisso com investimentos significativos. Os setores que se destacaram nesta categoria forma: financeiro e farmacêutico (ambos 56%), bens industriais (37%) e atacado e varejo (32%).


“Inovadores confusos” (25% do total) estão no meio, com um descompasso entre a importância estratégica declarada da inovação e seu nível de comprometimento financeiro com ela. Inovação é um soluço na empresa!


“Inovadores céticos” (30% do total) não vêm a inovação como uma prioridade estratégica. Foco no aqui agora e seja o que Deus quiser!

A pandemia acelerou as tendências do que já estava acontecendo para algumas empresas e prioridades reorganizadas para outras. A pesquisa do BCG 2021 com 1.500 executivos de inovação global encontrada mostrou um aumento de 10 pontos percentuais, para 75%, nos executivos relatando que a inovação é uma das três principais prioridades em suas empresas. Isto significa em alocação de orçamento em capital de risco e em projetos de digitalização. Esta informação foi verificada em setores impactados pela pandemia como viagens e turismo e transporte e em indústrias que enfrentam menos adversidades, como farmacêuticas e software (64% planejam aumentar sua inovação investimento, 20% significativamente).


Engajamento e o investimento por si só não são suficientes para garantir o sucesso!!!

Para alcançar os KPI’s ou o para alcançar um retorno sobre o investimento em inovação, é necessário tornar o processo de inovação sistêmico. Somente 20% das empresas que estão comprometidas com a inovação foram avaliadas como preparadas para INOVAR.


SUA EMPRESA ESTÁ PRONTA PARA INOVAR?


A fórmula, segundo a pesquisa do próprio BCG, para saber se sua empresa está PRONTA e PREPARADA para inovar está descrita em 10 FATORES que se traduziram em dez perguntas que seguem abaixo.


PLATAFORMAS DE INOVAÇÃO

Ambição. É visionária? Tem capital de risco alocado? Domínios. Onde estão os espaços que você está apostando? Governança. Quem é o responsável pela inovação? Gestão de portfólio. Quem faz a gestão acompanha corretamente as oportunidades? Organização e ecossistemas. A estrutura está correta – e os papéis dos envolvidos são claros? Talento e cultura. Você coloca seu melhor talento na inovação? Time to market. Da ideia até o mercado, o tempo está correto e o processo é fluído?


PRÁTICAS DE INOVAÇÃO

Projetos. Você tem capacidade para fazer a correta gestão de projetos? Funil. Está equilibrado, as etapas e os critérios estão claros ? Portfólio. É ambicioso e alinhado com a estratégia?


Por Solange Mata Machado é diretora-executiva da Imaginar Solutions. Doutora e mestre em inovação e competitividade pela FGV com pós-doutorado (pós-doctor) em neurociência aplicada à tecnologia pela UFMG. Engenheira elétrica com BS pela Universidade Columbia (EUA) e especialização em empreendedorismo e inovação pela Universidade Hitotsubashi (Japão), pela Universidade Renmi da China, pelo Technion – Instituto de Tecnologia de Israel, pela Universidade Yale (EUA), pela Babson College (EUA) e pela Creative Education Foundation (EUA). E contribui com o portal digital Business Leaders e palestrante do CIO Leaders@digital.

bottom of page