top of page

Crise ou oportunidade?

Nosso MINDSET se reflete em tudo que fazemos e escolhemos: enquanto uma pessoa vê algo como crise, outra vê como oportunidade.


A ruptura econômica e social causada pela pandemia está mostrando que muitos modelos de negócios existentes estão sendo derrubados. Em alguns casos, indústrias inteiras. Como líder, empresário ou investidor está na hora de PARAR e se PERGUNTAR:

  • Que desafios ou problemas posso resolver?

  • O que consigo antecipar para começar a me preparar?

  • Quais são os novos modelos de negócios digitais que desejo experimentar para aumentar a longevidade do meu negócio?

CRISE OU OPORTUNIDADE? Crise e oportunidade são os dois lados da mesma moeda. Há uma lenda indígena que diz que o feiticeiro estava ensinado a uma criança, que temos dentro de nós, um lobo e um cordeiro. E que somente um triunfa. O garoto pergunta ao feiticeiro: – “Mas quem vence?” A resposta é: – “Aquele que você alimenta!”

O seu MINDSET tem a resposta.  Se você enxerga crise, se retrai, e a profecia se cumpre. Se você enxerga oportunidade, avança e a profecia se cumpre. AGORA é um melhor momento ÚNICO para ser um empreendedor!!!!! Quando o mercado começa a dar sinais de mudanças de comportamento, novas possibilidades de serviços, negócios, novos players começam a surgir. Olha o que aconteceu na crise econômica financeira de 2008.   Após a falência do Lehman Brothers, o setor público nos países desenvolvidos teve que criar uma série de regulamentos e penalidades financeiras para evitar novas crises. Como consequência, uma crescente desconfiança da sociedade com as instituições financeiras abriu oportunidades para que as Fintechs surgissem. Ao mesmo tempo, os avanços tecnológicos aliados à necessidade de renda extra das pessoas possibilitaram a criação da economia compartilhada que deu origem AirBnB e Uber …

Alguns sinais claros de mudanças que podem ser incríveis oportunidades de NOVOS NEGÓCIOS

  • Estamos (muito) mais tempo em casa;

  • O isolamento social está trazendo oportunidades por novos tipos de conexão;

  • Maior consciência sobre saúde e segurança;

  • Educação online é uma preocupação para todos os pais;

  • Mais tempo para exercícios, alimentação e meditação;

  • Estamos aprendendo a fazer tudo online, inclusive aprendendo com as lives e cursos gratuitos;

  • Mais tempo com a família e os filhos; … A final das contas, estamos criando novos hábitos , rotinas e entretenimento.

Quais são alguns desafios que você enfrentou por causa dessas e de outras mudanças comportamentais? As oportunidades que você está descobrindo? Começe a anotá-las para verificar se podem se tornar oportunidades. Cada uma delas é potencialmente uma oportunidade de negócio a ser perseguida. Um exemplo prático: Educação online O investimento global em edtech disparou para mais de US $ 18 bilhões em 2019. Praticamente da noite para o dia, mais de 1 bilhão de alunos em todo o mundo foram afetados pelo fechamento de escolas.

OPORTUNIDADE: Como podemos usar a IA e os dados dos alunos para tornar as experiências de aprendizagem mais personalizadas e eficazes enquanto os alunos estão em casa?

Que lições podemos aprender com a indústria de videogames para tornar o aprendizado mais envolvente e colaborativo?

A oportunidade de criar soluções de aprendizagem online mais eficazes não se limita às escolas. O aprendizado online também continua a aumentar sua participação no mercado global de desenvolvimento e aprendizado corporativo de US $ 240 bilhões.

O BCG Henderson Institute publicou em Julho/2020 reportagem  sobre mudanças na aprendizagem:”Why it’s time to bring learning to the C-suite .

A vantagem competitiva das empresas mudou. Antes se falava em preço e qualidade; capacidade de influenciar fornecedores, consumidores e outros em sua rede; além da capacidade de recrutar e reter talentos. Agora a vantagem é adaptativa, que é a capacidade de trabalhar de forma ágil e inovar continuamente. Para que isto aconteça é importante ter vantagem competitiva de aprendizagem. Quem conseguir acelerar o aprendizado da empresa irá antecipar mudanças que gerarão novas oportunidades.

Empresas que continuarem enxergando o aprendizado como  aprimoramento das habilidades dos funcionários sem entender que a velocidade do aprendizado é estratégica, poderá sentir a sua vantagem competitiva indo pelo ralo aceleradamente.

Daqui para frente, os CEOs devem retomar a responsabilidade geral pelo aprendizado corporativo e dar-lhe uma nova razão de ser – ou seja, pois ela significa capacidade de inovar e isto é sobrevivência!!! Empreendedores de MINDSET de CRESCIMENTO já perceberam isto.

A FIA -Fundação Instituto de Administração criou neste mes de agosto um curso de pós-graduação nas competências do século XXI, e ofereceu o curso online no período das 12h as 13h30, 2a, 4a e 6a, gratuitamente. Tiveram uma participação de mais de 3000 alunos. Por era de graça? Não sei!!! O linkedIn, Facebook, Youtube, bombou de pessoas de todo o Brasil. Agora irá começar a conversão. Imaginem se cada uma destas pessoas tivesse pago R$50,00 pelo curso???? pois é, novos modelos de negócios para oportunidades que estão surgindo. Eu dei 3 aulas: Pensamento crítico, Criatividade e Flexibilidade Cognitiva. Trazendo a neurociência para dentro da escola de negócio!!! O meu linkedIn ganhou em uma hora mais de 200 pessoas!!! Uauuuu incrível! Vamos aproveitar?!!!


Por Solange Mata Machado é diretora-executiva da Imaginar Solutions. Doutora e mestre em inovação e competitividade pela FGV com pós-doutorado (pós-doctor) em neurociência aplicada à tecnologia pela UFMG. Engenheira elétrica com BS pela Universidade Columbia (EUA) e especialização em empreendedorismo e inovação pela Universidade Hitotsubashi (Japão), pela Universidade Renmi da China, pelo Technion – Instituto de Tecnologia de Israel, pela Universidade Yale (EUA), pela Babson College (EUA) e pela Creative Education Foundation (EUA). E contribui com o portal digital Business Leaders e palestrante do Business Leaders Fórum

bottom of page