Companhia realizou em São Paulo seu principal evento corporativo no Brasil, o Dell Technologies Forum, destacando o caráter humano na jornada digital das empresas.
A Dell Technologies voltou a promover presencialmente o seu principal evento corporativo no Brasil, o Dell Technologies Forum. Realizado quarta-feira (5) na capital paulista, a companhia destacou a importância da inovação na relação das pessoas com a tecnologia, apresentando na oportunidade como o caráter humano foi fundamental para acelerar a jornada digital das empresas nos últimos dois anos, especialmente por conta do período de pandemia.
Em sua apresentação de abertura, o presidente da Dell Technologies no Brasil, Diego Puerta, abordou os resultados de um estudo inédito realizado pela companhia com mais de 10 mil respondentes em todo o mundo, incluindo 400 profissionais no País, sobre como as organizações e suas pessoas estão lidando com a acelerada transformação digital.
Segundo Puerta, o primeiro dado que o estudo evidencia é que há um cansaço por parte das pessoas. “O trabalho invadiu as nossas casas, e as pessoas estão apontando esgotamento e dificuldade para conciliar vida pessoal com a profissional. É um fato que está acontecendo”, destacou o executivo. Ainda segundo Puerta, o estudo aponta três conclusões importantes que dizem respeito ao trato das pessoas, que são: flexibilidade no modelo trabalho, pessoas no centro da inovação e ferramentas adequadas.
Na sequência, o vice-presidente de Soluções de Data Center da Dell Technologies para América Latina, Raymundo Peixoto, ressaltou em sua exposição como as novas tecnologias serviram como motor para estimular a inovação, especialmente na adoção de multicloud, edge computing, cibersegurança e inteligência artificial. “O mundo mudou de forma muito importante nos últimos dois anos, e isso nos levou a transformar a maneira como a tecnologia e a relação com as pessoas interagem para promover inovação”, afirmou Peixoto.
O evento, que contou com o patrocínio global de parceiros como Microsoft, Intel, VMware, AMD, NVIDIA, Kioxia e Broadcom, além dos patrocinadores regionais premium Systech, NTT e Delphix, também destacou uma série de casos de usos de grandes empresas que são clientes das soluções da Dell Technologies, como XP Investimentos, Petrobras e Gerdau. Confira abaixo os principais destaques:
XP Investimentos
Os executivos Eduardo Berti, vice-presidente de Tecnologia, e Raniere Tesser, Network Manager, ambos da XP Inc., destacaram como a empresa tem utilizado as soluções da Dell Technologies, em especial o portfólio de tecnologias as-a-service (Dell Technologies APEX) e a infraestrutura de redes e armazenamento, para gerir a sua jornada digital.
Em painel com o presidente da Dell Technologies Brasil, os executivos da XP Investimentos abordaram como a adoção de tecnologias como serviço, sob demanda, e que oferecem previsibilidade, foram essenciais para garantir sustentação ao crescimento do negócio. “Nós não abrimos mão de colocar o cliente no centro das nossas decisões. Nós queremos ser o melhor player de serviços financeiros por meio do uso de tecnologia”, afirmou Berti.
A XP Investimentos destacou ainda que o crescimento exponencial de dados geridos pela companhia tem demandado uma infraestrutura tecnológica que garanta não apenas elasticidade mas também agilidade para atender às demandas de negócios, além do lançamento de novos produtos para os clientes. "É um grande desafio conseguir nunca deixar faltar recursos de tecnologia para a área de negócios, sendo sentido eficiente. O nosso objetivo é conseguir fazer a entrega necessária para o que é importante para o negócio”, complementou Tesser.
Petrobras
Para apresentar o caso da jornada de transformação desempenhada pela Petrobras, o CIO da companhia, Marcelo Carreras, conversou com Bruno Assaf, diretor para Setor Público da Dell Technologies. Carreras destacou como a gigante brasileira do setor de óleo & gás vem conseguindo atingir seus desafios de ganho de escala do negócio por meio do uso intenso de tecnologia.
“Nós temos um propósito claro com a tecnologia, que é impulsioná-la e torná-la simples dentro da companhia”, disse o CIO da Petrobras. “A nossa estratégia é toda baseada em multicloud e nuvem híbrida, com vários parceiros nos ajudando com a adoção soluções de infraestrutura como serviço, plataforma como serviço e infraestrutura de conectividade.”
O executivo ressaltou o apoio que a companhia vem recebendo a partir do trabalho conjunto com a Dell Technologies. A Petrobras conta com uma estrutura de Computação de Alto Desempenho (HPC), que possui um papel central na estratégia de negócio da companhia. “A computação de alto desempenho nos ajuda a processar uma massa extensa de informações geológicas, geofísicas e de superfície que nos ajuda a descobrir novas áreas de exploração sem que precisemos realizar perfurações”, destacou Carreras.
Gerdau
Para abordar o tema da segurança da informação e as inovações cibernéticas entre pessoas e tecnologia, Vitor Sena, CISO Global da Gerdau, detalhou como a companhia tem adotado práticas com a aplicação de soluções da Dell Technologies para reforçar a capacidade da empresa em ter uma forte capacidade em proteger seus dados.
Em conversa com Dante Machado, Diretor de Vendas Enterprise da Dell Technologies, Sena ressaltou os resultados com a adoção da solução Cyber Recovery. “Nós temos observado muito o que vem acontecendo no mundo, especialmente com a questão do ransomware, em que o primeiro item comprometido sempre é o backup. A ideia de adotar a solução da Dell foi olhando nesse aspecto, deixando o nosso backup isolado e imutável”, relatou Sena.
Ainda segundo o CISO da Gerdau, o desafio da segurança da informação dentro da empresa começa por fazer o básico bem-feito. “Nós precisamos olhar os pilares de pessoas e de processos. Para isso, é preciso ter o controle dos endpoints e observar toda a estratégia na parte do perímetro. Ou seja, fazer o básico bem feito, olhando com atenção todos esses pontos”, destacou.
Comments