Especialista aponta as melhores soluções em tecnologia para o sucesso de reuniões à distância


Atualmente uma empresa que se limita a reuniões presenciais já está perdendo o fôlego para acompanhar as mudanças rápidas do mercado, principalmente em tempos de pandemia. É por isso que investir em equipamentos de videoconferência é uma tendência que veio para ficar!


Segundo Rubens Branchini, Diretor Comercial da ES Tech - empresa referência no fornecimento de tecnologias de videoconferência, Comunicação Unificada e Segurança Eletrônica, as vantagens desse modelo de reunião são imediatas para a empresa, bem como o colaborador que o adota.


"Hoje em dia, uma reunião não tem mais hora ou lugar para acontecer. É um dos processos afetados pela transformação digital, que inclui tecnologia na administração e operação de negócios do futuro", afirma Branchini.


Entre os benefícios das videoconferências destacam-se: Maior produtividade e eficácia nas reuniões remotas; permite discutir informações importantes com agilidade; conexões mais profundas e significativas com clientes e parceiros através de conversas face a face mais frequentes; redução significativa nos custos de viagens e deslocamentos.

Porém o sucesso das reuniões virtuais depende da qualidade dos equipamentos, por isso Branchini lista abaixo as principais soluções de tecnologia que otimizam as videoconferências:


Microfones

Com a ajuda de uma empresa especializada, é possível montar o setup perfeito, mas inicialmente é preciso se preocupar com a clareza do áudio e com a capacidade do equipamento de reduzir ruídos de fundo indesejáveis.


Câmeras

Quanto melhor a resolução da câmera, mais fácil ficará para integrar participantes remotos na reunião. Mas, além da qualidade de imagem, há outras características que podem ajudar na hora de investir nesse tipo de equipamento.

Existem hoje, por exemplo, modelos inteligentes capazes de focar automaticamente em quem está falando — criando uma dinâmica melhor na conversa sem que você precise se preocupar com a operação do dispositivo.


Iluminação

Não adianta comprar câmeras de qualidade se a sala for muito escura, por isso, vale atentar-se também para o ambiente das reuniões, que devem permitir uma nítida visualização dos participantes. Investir em luzes especiais para filmagem é uma boa pedida!


Software

O segredo de se obter uma boa videoconferência está na união de equipamentos de qualidade com softwares eficientes. As melhores soluções são aquelas capazes de utilizar o máximo da conexão disponível com a internet, gerenciar múltiplas telas sem engasgos, permitir compartilhamento simples de arquivos e telas, gerenciar o áudio para destacar quem está falando, além de registrar a reunião para futuras referências.

Com um investimento certeiro em equipamentos de videoconferência e um bom sistema para gerenciá-los, uma reunião remota pode ser tão boa ou até melhor que a presencial. A ES Tech dispõe de soluções de videoconferência excepcionais para atender a todas as necessidades de colaboração e comunicação de empresas, bem como seus funcionários.