FLOW para máxima performance



Hoje sabe-se que em FLOW, nossa atenção tem a concentração parece com um laser. Altamente focado!!! Tudo ao redor desaparece. Ação e consciência se fundem. O tempo voa. O eu desaparece. PERFORMANCE vai para as alturas.


Tecnicamente, FLOW é definido como um estado de máxima consciência, onde nos sentimos melhor e atingimos cognição máxima. Como descrito pelo  psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi (que cunhou o termo FLOW) “toda ação, movimento e pensamento seguem um fluxo, ficam alinhados”.


FLOW é uma experiência transformadora. As pesquisas recentes sobre o estado de flow mostram que as pessoas que têm permanecem mais tempo no estado de FLOW  são pessoas mais felizes.


FLOW é um estado mental que ativa sua capacidade cognitiva/produtividade em até 500%. A pesquisa da McKinsey mostrou que se as pessoas ficassem mais tempo em estado de FLOW  a produtividade geral  de trabalho quase dobraria. Essa duplicação da produtividade é causada por cinco neuroquímicos – noradrenalina, dopamina, endorfinas, serotonina e anandamida.


Já ouviram falar de anandamida?  Pois é!! este neurotransmissor fabricando no cérebro, é  conhecido como “a molécula da felicidade”. Curiosamente, essa substância tem algumas propriedades muito similares às do THC, o princípio ativo da maconha. Basicamente ela é produzida nas mesmas regiões que estão associadas à memória, aos processos cognitivos superiores, à motivação e ao controle do movimento. Já foi descoberto que ela é capaz de atenuar a sensação de dor. Além disso, também interfere na regulação do apetite e nos sentimentos de recompensa e prazer.


A pesquisa na área do aprendizado também comprova o resultado do estado de FLOW. Quer sejam em escolas tradicionais ou ambientes de aprendizado digital, os cientistas encontraram correlações diretas e significativas entre estados de FLOW com resultados de aprendizagem mais elevados.


Quando os pesquisadores da DARPA ( Defense Advanced Research Project Agency)induziram o estado de FLOW artificialmente (usando a estimulação transcraniana), eles descobriram que as habilidades de acerto nos alvos de atiradores militares melhoraram 490%. Em um estudo semelhante, mas não militar, pesquisadores da Advanced Brain Monitoring em Carlsbad, CA descobriram que o estado de FLOW induzido artificialmente reduziu em 50% o tempo necessário para treinar atiradores iniciantes para se tornarem especialista.


A ligação entre o estado de FLOW e a criatividade, que é a porta de entrada para a INOVAÇÃO ainda é mais gritante.


Pesquisadores australianos testaram o impacto do estado de FLOW na capacidade criativa para resolução de problemas com um quebra-cabeças muito complicado, nenhum dos participantes conseguiu resolver o problema normalmente. Mas quando entraram em FLOW, que foi induzido artificialmente, cerca de 40% resolveram o quebra-cabeça.

Obviamente, resolver quebra-cabeças é apenas um tipo de criatividade. No entanto, os dados preliminares de um estudo de criatividade em andamento e mais geral realizado pelo Flow Genome Project (onde sou diretor de pesquisa) descobriram que as pessoas relatam ter de 6 a 8 vezes mais criativas no fluxo.


Bom, até aqui existem fatos!!!  E aí? Como eu consigo entrar em FLOW?

Para entrar em FLOW é preciso entender as frequências cerebrais que  são produzidas por pulsos elétricos sincronizados a partir da massa de neurônios que se comunicam. Existem 5 frequências diferentes medidas em hertz (ciclos por segundo). Do mais rápido ao mais lento você tem; Gama, Beta, Alfa, Teta e Delta. FLOW fica na ponte entre Alpha e Theta em 7,5 ciclos por segundo.


O avanço tecnológico nos últimos 30 anos têm possibilitado não só quantificar como criar mecanismos para se atingir o estado de FLOW. O que vou apresentar aqui é originário de um dos maiores centros de pesquisa dos EUA, chamado HeartMath, com o qual tenho uma parceria de pesquisa.


O Instituto HeartMath, responsável pelos conhecimentos da ligação coração- mente, descobriu por volta do início da década de noventa que quando conseguimos equilibrar o sistema nervoso autonômico (simpático e parassimpático) por meio de práticas respiratórias, entramos em ressonância. esta ressonância chamada de coerência cardíaca sincroniza todos os sistemas do corpo, fisiológico, emocional, mental e espiritual. Neste estado entramos em FLOW.


Em pouco mais de 6 semanas de treino é possível treinar o cérebro para entrar em FLOW. O Programa INNER criado pela IMAGINAR SOLUTIONS, trabalha com times de INOVAÇÃO, para aumentar os resultados do processo.  Em janeiro de 2020, foi feito um experimento de 8 semanas com dois times: um de inovação e um de controle.  Com as práticas durante 6 semanas, o time de inovação conseguiu sair de uma  inovação incremental para um novo conceito disruptivo. INACREDITÁVEL!!! O resultado comparado com o time de controle mostrou o grande impacto que o estado de FLOW trouxe para a PERFORMANCE  corporativa


Por Solange Mata Machado é diretora-executiva da Imaginar Solutions. Doutora e mestre em inovação e competitividade pela FGV com pós-doutorado (pós-doctor) em neurociência aplicada à tecnologia pela UFMG. Engenheira elétrica com BS pela Universidade Columbia (EUA) e especialização em empreendedorismo e inovação pela Universidade Hitotsubashi (Japão), pela Universidade Renmi da China, pelo Technion – Instituto de Tecnologia de Israel, pela Universidade Yale (EUA), pela Babson College (EUA) e pela Creative Education Foundation (EUA). E contribui com o portal digital Business Leaders e palestrante do Business Leaders Fórum