Golpe cibernético: 5 atitudes vitais após ser vítima de uma fraude online

Atualizado: 6 de Ago de 2019


As ameaças digitais estão cada dia mais avançadas e presentes tanto na vida das pessoas quanto na rotina das empresas. Mensagens não solicitadas, sites suspeitos, e-mails com links desconhecidos podem gerar uma série de problemas. Provedora de segurança digital focada na detecção e prevenção total de fraudes eletrônicas, a Cyxtera aponta que uma estratégia de proteção contra riscos digitais é fundamental. 


“Isso incluiria o uso de uma solução que monitora sites para encontrar páginas de phishing e implementar uma política DMARC (Autenticação, Relatório e Conformidade de Mensagens Baseada em Domínio). Autenticação multifator, proteção por senha e antivírus são básicos”, afirma Michael Lopez, VP e gerente-geral de Total Fraud Protection da Cyxtera. 


No entanto, se o ataque se consumou, há medidas que devem ser tomadas imediatamente. “São atitudes que têm potencial para diminuir o impacto de alguns dos golpes cibernéticos mais  frequentes, como o phishing, por exemplo”, aponta Lopez. 


1- Desconecte seu dispositivo da internet: ao negar o acesso ao sistema, é possível evitar mais dados; 


2- Altere senhas: como é possível que o dispositivo esteja infectado, é importante fazer a alteração de senhas; 


3- Proteja-se: execute seu programa antivírus;


4- Atenção às fraudes de identidade: monitore suas contas bancárias e cartão de crédito para checar se houve alguma movimentação estranha. Vale até informar para as instituições a ocorrência de um crime cibernético;


5- Relate o crime: se houve uma tentativa de phishing por meio de e-mail corporativo, a equipe de segurança ou de TI da empresa deve ser avisada. Se veio de um site, entre em contato e relate o evento.