top of page

Governo e empresários se reunem para digitalização da economia

“O fomento à digitalização faz parte da nova diretriz do governo e busca mudar as relações de consumo. Esse encontro vem para discutir soluções inovadoras”



O ProVa (Laboratório de Inovação do Varejo) irá inaugurar no dia 12/04 sua nova loja conceito, a Ótica do Futuro. O evento que conta com a presença tanto de autoridades do Governo quanto de empresários, acontecerá no Shopping Frei Caneca em São Paulo, onde a loja estará em atividade. O objetivo é que se discutam os rumos da digitalização da economia no país. Estarão presentes o Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Guto Ferreira e também Caio Megale, Fábio Pina e Carlos da Costa, secretários do ministério da economia. “O fomento à digitalização faz parte da nova diretriz do governo e busca mudar as relações de consumo. Dessa forma, esse encontro vem para discutir soluções inovadoras para que os comerciantes possam se atualizar a essa nova tendência”, comentou Guto Ferreira, Presidente da ABDI.


A Ótica do Futuro é a segunda loja conceito elaborada pelo ProVa e funcionará por 4 meses, ficando aberta a qualquer um que for visitar o local. A loja conta com uma tecnologia desenvolvida pela Click Vision, startup que participou do projeto de residência no ProVa, que inclui uma monitoria, espaço de trabalho, exposição de produtos, serviços e consultoria. O Espelho Virtual que permite experimentar qualquer modelo de óculos através das vitrines virtuais, ampliando as possibilidades de acesso aos produtos, é um dos diferenciais da Ótica do Futuro.  A ideia por trás deste conceito seria de tornar mais prática a vida de consumidores, óticas em geral e oftalmologistas, usando uma plataforma online que tem como objetivo integrar essa cadeia de consumo. “A busca do consumidor por produtos personalizados é cada vez maior. Uma experiência de compra mais agradável. Precisamos investir cada vez mais na conectividade entre todos os setores”, explica Guto.


O Presidente da ABDI, também comentou sobre como estas inovações podem ajudar muito no desenvolvimento da economia. “Com a chegada da indústria 4.0 temos uma mudança completa, não só na produção, mas como também nos padrões de consumo”, finalizou Ferreira. Com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial o ProVa busca fomentar a digitalização da economia, ajudando o pequeno e médio varejista a também participar das inovações do mercado tecnológico.

bottom of page