top of page

Hewlett Packard Enterprise investe em 5G privado e amplia liderança em conectividade sem fio

Com a aquisição da Athonet fortalece os recursos de rede privada da HPE para ajudar os clientes corporativos a acelerar a implementação do 5G e as empresas de telecomunicações a gerar novos fluxos de receita.


A Hewlett Packard Enterprise (NYSE: HPE) anunciou a expansão de sua oferta de conexão da borda à nuvem com a aquisição da Athonet, uma provedora de tecnologia de rede celular privada que fornece redes principais móveis para empresas e provedores de serviços de comunicação. Combinado com os portfólios de redes da HPE Telco e da Aruba, a Athonet colocará a HPE na vanguarda de um mercado que deve movimentar mais de US$ 1,6 bilhão até 2026, segundo a IDC.


Com sede em Vicenza, Itália, a Athonet tem mais de 15 anos de experiência no fornecimento de soluções para redes principais móveis 4G e 5G para clientes e parceiros em todo o mundo. A empresa é pioneira em tecnologia com mais de 450 implementações bem sucedidas em clientes de diversos setores, incluindo as principais operadoras móveis, hospitais, aeroportos, portos de transporte, serviços públicos, governo e organizações de segurança pública.


Para as empresas que estão enfrentando desafios complexos de conectividade em instalações grandes e remotas, as redes 5G privadas oferecem altos níveis de cobertura, confiabilidade e mobilidade em ambientes industriais e de campus. Também aumenta a conectividade econômica e de alta capacidade fornecida pelo Wi-Fi. A incorporação da tecnologia da Athonet permitirá que a HPE forneça recursos de rede privada diretamente para empresas como parte do portfólio de redes da Aruba, que pertence à HPE, além de permitir que os provedores de serviços de comunicações (CSPs) implementem rapidamente o 5G privado em seus clientes.


“As empresas de telecomunicações estão buscando maneiras mais simples de implementar redes 5G privadas para atender às crescentes expectativas dos clientes em relação à borda da rede”, destaca Tom Craig, Vice-Presidente Global e Gerente Geral do Communications Technology Group da HPE. “Ao mesmo tempo, os clientes corporativos estão demandando uma experiência 5G personalizada, com baixa latência, recursos segregados, alcance e segurança estendidos em todo o campus e em ambientes industriais que complementam suas redes sem fio já existentes. Com a aquisição da Athonet, a HPE agora tem um dos mais completos portfólios privados de 5G e Wi-Fi para CSP e clientes corporativos – e vamos oferecê-lo como um serviço por meio do HPE GreenLake”.


HPE expande soluções 5G privadas para telecomunicações e empresas

A HPE integrará a tecnologia da Athonet em suas ofertas corporativas de rede CSP e Aruba para criar um portfólio de rede privada que acelera a transformação digital da borda à nuvem. O portfólio fornecerá os seguintes benefícios:


  • Redes privadas aprimoradas que combinam a alta capacidade do Wi-Fi com a cobertura e mobilidade do 5G.

  • Implementação acelerada do 5G em redes privadas que melhoram a agilidade e a inovação para ajudar equipes de telecomunicações B2B e clientes corporativos.

  • Novos fluxos de receita para telecomunicações com serviços diferenciados aproveitando 5G e Wi-Fi.

  • Alinhamento de custos às receitas com modelos baseados em consumo para telecomunicações e empresas por meio do HPE GreenLake, reduzindo o risco de entrar em novos mercados.

  • Gerenciamento da complexidade operacional e eficiência de custos com orquestração 5G e automação sem intervenção para fornecer novas cargas de trabalho da borda à nuvem.

Com investimentos em 5G na casa dos bilhões de dólares, os CSPs estão procurando maneiras simples de atender às necessidades dos clientes e gerar novas receitas B2B, implementando computação de borda e redes 5G privadas. A adição do software da Athonet ao portfólio de telecomunicações da HPE aprimora um dos mais amplos portfólios de comunicações do mercado, que atende a uma base de mais de 300 clientes em 160 países e conecta mais de um bilhão de dispositivos móveis em todo o mundo. Com base em suas soluções 5G privadas existentes, a oferta aprimorada da HPE para CSPs oferecerá suporte a redes 4G e 5G privadas e incluirá recursos de automação e orquestração de nível de empresas de telecomunicações. Esses recursos ajudarão a lançar novos serviços B2B que atendem às crescentes expectativas dos clientes para a borda conectada.


“A Athonet foi fundada para fornecer aos clientes soluções 4G e 5G privadas que oferecem confiabilidade e desempenho de nível de operadora para atender às suas crescentes e desafiadoras necessidades de conectividade”, afirma Gianluca Verin, CEO e cofundador da Athonet. “Estamos entusiasmados em ingressar na HPE e mesclar nossas equipes altamente qualificadas à medida que expandimos nossas ofertas de provedores de serviços conjuntos para o mercado 5G privado em rápido crescimento e seguimos a estratégia da HPE de ser o principal fornecedor de soluções da borda à nuvem”.


O 5G privado oferece às empresas novos recursos mais seguros, fáceis de implementar e gerenciar, prontos para aplicativos altamente especializados, como robótica e IoT industrial, redes de dados, pipelines e facilitação de sistemas de segurança. A aquisição da Athonet fortalece o portfólio de borda conectada da Aruba, permitindo a capacidade única e muito demandada de fornecer Wi-Fi totalmente integrado e redes 5G privadas. A integração com o Aruba Central permitirá que os gerentes de rede administrem o Wi-Fi e o 5G privado por meio de um único painel e usem o poder dos insights alimentados por IA, automação do fluxo de trabalho e segurança robusta.


O HPE GreenLake, plataforma da borda à nuvem da HPE, oferecerá soluções 5G privadas da Athonet, combinando todos os custos de Wi-Fi e 5G privado em uma única assinatura mensal sem despesas de capital. Opções de consumo flexíveis, incluindo a rede como serviço da HPE, significam que redes 5G privadas podem ser implantadas com risco reduzido, pouco investimento inicial e escalonadas de acordo com a demanda.


Integração e disponibilidade do portfólio HPE

A HPE integrará as soluções da Athonet com seus ativos de software de telecomunicações existentes e planeja disponibilizá-las aos clientes algum tempo após o fechamento da transação. A HPE também integrará as soluções com o portfólio de rede da Aruba em um futuro próximo. Espera-se que a transação seja concluída no início do terceiro trimestre do ano fiscal de 2023 da HPE, sujeita a aprovações regulatórias e outras condições habituais de fechamento.

ความคิดเห็น


bottom of page