top of page

Hospital São Camilo SP tem nova diretoria executiva composta majoritariamente por mulheres

Equipe assume gestão da Rede com compromisso de agenda ESG e predominância feminina, movimento inédito no setor hospitalar.

O protagonismo das lideranças femininas está despontando no mercado de trabalho e a nova gestão da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo trará essa essência para o cenário da saúde. A geriatra Aline Thomaz, que ocupa o cargo de CEO da entidade camiliana desde o início de 2021, é a segunda mulher a comandar uma rede de hospitais no Brasil.


Ampliando a presença feminina em cargos de liderança na Rede, Dra. Aline é compromissada com a agenda ESG - Environmental, Social and Governance (em português, Ambiental, Social e de Governança).


“A presença das mulheres no setor de saúde é majoritária em diversas ocupações, mas, quando se trata de cargos de liderança, elas ainda são coadjuvantes no mercado de saúde. Minha ideia é ter ao menos ¾ da diretoria executiva composta por mulheres”, afirma.


A nova CEO já nomeou outras duas mulheres para comporem a sua equipe de gestão – Dra. Érica Rabello, diretora Médica Corporativa; e Dra. Janaína Ghiraldi para a diretoria Comercial e Jurídica.


Com o desafio de construir uma forte identificação dos profissionais de saúde com a instituição, Dra. Érica irá reforçar uma comunicação interna cada vez mais efetiva, alinhada às práticas inovadoras do mercado. “As instituições de saúde lidam hoje com médicos que transitam por diversos hospitais, com cultura e protocolos específicos. Queremos uma comunicação assertiva, transparente e compreensiva com o corpo clínico, evitando ruídos e garantindo uma assistência qualificada e segura”, destaca.


Dra. Janaína, por sua vez, assume a área Jurídica e Comercial da Rede. “Esse apoio é fundamental para cumprir a Constituição Federal de forma não equivocada. É uma área bastante sensível a todos e o nosso objetivo é levar saúde e preservar a vida, com Justiça”, complementa.


Dra. Aline ressalta que a responsabilidade corporativa socioambiental é uma das suas prioridades, citando estratégias de sustentabilidade como o descarte adequado de resíduos, a preferência por materiais recicláveis e a implementação de produtos cultivados em terra orgânica para a alimentação dos pacientes.


Para o superintendente da Sociedade Beneficente São Camilo, Padre Antônio Mendes Freitas, as mulheres enxergam o mundo sob outro prisma. “A inovação é uma necessidade real em todas as empresas. Mas o quanto isso é possível com um mesmo perfil de liderança? Muitas vezes, para conseguir uma abordagem inovadora, é necessário uma outra perspectiva. E isso significa propor caminhos novos à gestão.”


São Camilo Oncologia (IBCC)


A Rede São Camilo de Hospitais acaba de assumir a administração do IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer), com o objetivo de fortalecer e ampliar sua participação no mercado.


Hoje presente nos bairros da Pompeia, Santana e Ipiranga, além de uma unidade especializada em Reabilitação e Cuidados Paliativos, na Granja Viana, a Rede São Camilo São Paulo também passará a disponibilizar, a partir de agora, opções de atendimento na Mooca e Vila Mariana (Oncologia) e no Jaçanã (Reabilitação e Cuidados Paliativos).


“Desde 1988, o IBCC está sob a gestão do São Camilo. Agora, os hospitais do IBCC integrarão a Rede São Camilo de São Paulo”, explica a CEO. O instituto passará a adotar a logomarca “São Camilo Oncologia”.


Sobre a Rede de Hospitais São Camilo


As Unidades da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo prestam atendimentos de emergência e eletivos em mais de 60 especialidades, cirurgias de alta complexidade e transplantes de medula óssea. O hospital da Pompeia é acreditado pela Joint Commission International (JCI). A Unidade Mooca, por sua vez, é referência em Pesquisa Clínica no Brasil, sendo considerada Top Recruitment - o maior recrutador de pacientes com mais de 40 estudos patrocinados na área de Oncologia.


Os hospitais privados da Rede subsidiam as atividades de cerca de 40 unidades administradas pela Sociedade Beneficente São Camilo e que atendem pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em 15 Estados brasileiros.


No Brasil desde 1922, a Sociedade Beneficente São Camilo, que pertence à Ordem dos Ministros dos Enfermos, foi fundada por Camilo de Lellis e conta, ainda, com 25 centros de educação, dois colégios e dois centros universitários.

Comentarios


bottom of page