Com a implantação da ferramenta Agilità houve redução de 72% no tempo de duração dos processos judiciais da companhia.
Com o intuito de desburocratizar, agilizar e simplificar o fluxo de trabalho com processos, a Generali Brasil – um dos maiores grupos de seguros do mundo – implementou a ferramenta de Inteligência Artificial (IA) Agilità em seus negócios. Desde o lançamento, no final de 2021, a ferramenta auxiliou na redução de 72% do tempo de duração das ações, de 3 anos e meio para cerca de 1 ano, auxiliando para que a experiência do cliente seja mais fluida e completa.
De acordo com Conrado Gordon, Chief Insurance Officer da Generali Brasil, a ferramenta permitiu o melhor desempenho na área de sinistro, principalmente porque, em paralelo, a companhia também adotou um sistema demediação on-line, que facilita acordos. “Muitas situações podem ser resolvidas antes de se tornarem ações. Ou seja, atuamos em duas frentes importantíssimas para crescer a satisfação de todos os lados, tanto do cliente quanto da empresa”, afirma Gordon.
O projeto Agilità utiliza a tecnologia da IA com a adoção de instrumentos processuais previstos em lei, mas, de forma inovadora, realizando o mapeamento da ação recebida e fazendo uma reconfiguração dos processos já em tramitação, simplificando e agilizando seu curso.
“A partir desse uso, a companhia pode tomar uma decisão mais ágil e certeira, com indicação fundamentada da ferramenta, adequada à solução do caso. Isso reduz, de forma relevante, a duração e o custo operacional”, destaca o Gerente de Sinistros Judiciais da Generali Brasil, Gustavo Esteves Natal.
O projeto é um dos pioneiros no mercado de seguros e recebeu o prêmio de Inovação em Seguros da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg) de 2022, ficando em 3º lugar na categoria Processos e Tecnologia.
IA no Poder Judiciário
O uso da IA na Justiça brasileira já está presente na maioria dos tribunais brasileiros, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No ano passado, foram 111 projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento – um crescimento de 171% com relação ao levantamento realizado em 2021. Com relação aos órgãos que utilizam IA, foram somados no total 53, enquanto no ano anterior eram 32 tribunais com iniciativas desse tema.
Os projetos de IA auxiliam a produtividade e melhoram a qualidade dos serviços prestados, tanto das companhias quanto do próprio Poder Judiciário.
Investimentos em tecnologia
A Generali está sempre atenta às novidades e tem investido significativamente em tecnologia nos últimos anos, como em inteligência artificial, blockchain e análise de dados avançada. A companhia reconhece a importância dessas ferramentas para o aprimoramento interno, melhora da eficiência operacional e desenvolvimento de novos produtos. “Com esses investimentos, a Generali busca ser uma empresa moderna, ágil e adaptável, capaz de oferecer soluções eficientes e inovadoras para seus parceiros e clientes”, diz Gordon.
Comments