Estudo de IA para o setor automotivo destaca avanços em eficiência operacional e experiência do cliente. Aplicação da tecnologia pode gerar mais de 1 milhão de novos empregos no setor até 2025. Projetos como o da Nissan são destaque no documento.
A Globant, empresa digital nativa especializada em reinventar negócios por meio de soluções tecnológicas, lançou o relatório que traz uma análise detalhada sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) na transformação do setor automotivo. Segundo a estimativa, até 2029, mais de 60% dos carros serão movidos à Inteligência Artificial, aprimorando tanto a eficiência operacional quanto a experiência do cliente.
Em um setor marcado pela alta competitividade e uma constante demanda por inovação, a Globant identificou desafios significativos, como ineficiências nos processos internos e a falta de personalização no relacionamento com os clientes. Essas questões, conforme o relatório, resultam em perdas consideráveis de receita e em uma experiência de compra insatisfatória para os consumidores.
De acordo com as projeções de mercado, a aplicação de IA no setor automotivo deve atingir US$ 7 bilhões até 2027, segundo relatório da Market Research Report, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 24,1%. Paralelamente, o mercado de IA Generativa (GenAI) na indústria pode alcançar US$ 3,9 milhões até 2034, conforme dados da empresa de insights estratégicos de mercado Predence Research, enquanto se espera que a aplicação da IA na fabricação crie cerca de 1 milhão de novos empregos até 2025, segundo previsões do portal de estatísticas World Metrics.
"A IA nos permite não apenas aprimorar a experiência do cliente, mas também otimizar de forma significativa as operações empresariais. Isso ressalta o imenso potencial dessa tecnologia para transformar o setor automotivo, especialmente no que tange à eficiência e à personalização”, disse Álvaro Pujals, parceiro de Hacking de Negócios da Globant.
Como parte dessa ampla iniciativa no setor, a Transformação Digital conduzida pela Globant permitiu à Nissan, por exemplo, atrair mais de 1 milhão de usuários em apenas três dias, gerando 2 mil leads qualificados. Além disso, a empresa lançou um sistema de reservas on-line para o Nissan Ariya para que os clientes realizassem a pré-encomenda do automóvel em apenas três etapas extremamente rápidas, todas concluídas em menos de 15 segundos.
Outro ponto de destaque foi a implementação de um sistema de bate-papo com IA, desenvolvido em parceria com o Google. Esse sistema proporcionou à Nissan mais de 113 mil interações bem-sucedidas com clientes nos primeiros cinco meses, melhorando significativamente o atendimento e a satisfação dos usuários.
Além disso, o relatório explora como a IA pode ser aplicada em outras áreas do setor automotivo, incluindo a manutenção preditiva e o desenvolvimento de veículos conectados. Nesse sentido, o uso da tecnologia nesses processos permite monitorar o desempenho de veículos em tempo real, prever falhas antes que elas ocorram e oferecer soluções de manutenção mais precisas, reduzindo os custos de reparo e aumentando a segurança.
“A IA está redefinindo a forma como as montadoras operam e interagem com os seus consumidores. Nossa missão é apoiar as empresas do setor automotivo a explorar o potencial dessa tecnologia para criar operações mais ágeis e experiências de consumo cada vez mais envolventes”, conclui Pujals.
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