top of page

Mindset, memória e Inovação

As nossas memórias são os recursos que formam o nosso MINDSET. Elas tem um por enorme sobre os filtros que usamos para perceber o mundo ao nosso redor. Você já reparou que um mesmo evento pode ser contado por duas pessoas de maneira totalmente diferente. Talvez não a essência, porém os detalhes?


Nossa memória não é exatamente igual a um computador. O que você salvou na sua CPU certamente ficará guardado e poderá ser recuperado em qualquer momento. Ressaltando que não conseguimos recuperar a memória exatamente igual ao evento que ocorreu no passado. Toda as vezes que pensamos em algo do passado reconstruímos esta memória. Por esta razão, que eventos passados são reconstrução de pedaços de memórias que ficaram. Cada recuperação feita na memória, os neurônios são agrupados por semelhança, não por igualdade. Grupos de neurônios, não exatamente idênticos aos originais, são ativados, o que pode ocasionar mudanças, má informação ou interferência, quando recuperamos memórias de algum evento do passado. E os pequenos vazios desta memória são preenchidos com informações que acreditamos que aconteceram….Especialmente se o cérebro perde o detalhe inicial do evento. Neste caso, ele preenche por semelhança com as informações existentes na memória, para dar sentido ao evento que se deseja lembrar.


O nosso cérebro codifica os estímulos em pequenas combinações de neurônios no córtex e no hipocampo. Quando consolidamos estas memórias – durante o sono profundo e por repetição – estas memórias são armazenadas nas áreas corticais de memórias de longo prazo. Para em algum momento futuro poder recuperar.


O cérebro tem uma capacidade de guardar cerca de 2,5 petabytes de informação – cerca de 1 milhão de Gigabytes!!!. Suficiente para toda uma vida. Para usar este potencial é preciso engajar ativamente e manter o cérebro saudável e em crescimento.

Businesswoman with lots of reminder notes


Quando pensamos em inovação, a memória e o MINDSET têm um papel crucial. Pois, eles representam a fonte de recursos cognitivos que iremos acionar para pensar a solução. Se voe não está renovando seu estoque de aprendizado, você pode estar usando recursos que estão se defasando rapidamente. Já pensou nisto?


Se por outro lado, você usa sempre o mesmo modo de pensar e analisar as situações, e não tem consciência dos vieses que sempre usa… pode estar com o mindset errado para pensar em inovação.


O poder do mindset no processo de INOVAR foi amplamente explorado no meu livro Desconstruindo o Mindset e construindo a inovação. Na pesquisa com alunos de graduação de ciência da computação da UFMG foi testado o impacto do mindset dos alunos na geração de projetos de inovação usando tecnologia de inteligência artificial.


Os resultados desta pesquisa mostrou que os alunos que usam preferencialmente as informações já armazenadas no cérebro, intitulados de mindset fixo– tendem a gerar projetos de inovação incrementais. Ou seja, melhoram aquilo que já sabem, porém têm mais dificuldade de transformar conhecimento em projetos radicalmente mais inovadores. Entretanto, os projetos radicalmente inovadores foram gerados pelos alunos que desenvolvem o mindset de crescimento.


A IMAGINAR SOLUTIONS é uma empresa que trabalha há mais de 20 anos nos processos de inovação. Desenvolvendo projetos e treinando time neurocientificamente diversos para aumentar PERFORMANCE e os resultados da INOVAÇÃO.


Por Solange Mata Machado é diretora-executiva da Imaginar Solutions. Doutora e mestre em inovação e competitividade pela FGV com pós-doutorado (pós-doctor) em neurociência aplicada à tecnologia pela UFMG. Engenheira elétrica com BS pela Universidade Columbia (EUA) e especialização em empreendedorismo e inovação pela Universidade Hitotsubashi (Japão), pela Universidade Renmi da China, pelo Technion – Instituto de Tecnologia de Israel, pela Universidade Yale (EUA), pela Babson College (EUA) e pela Creative Education Foundation (EUA). E contribui com o portal digital Business Leaders e palestrante do evento CIO Leaders.

Comments


bottom of page