top of page

Mude o seu MINDSET e INOVE

Você tem pessoas que admira pela capacidade de transformar uma simples realidade em um projeto de sucesso? Como Jeff Bezos, Elon Musk, Steve Jobs, Peter Diamandis … para citar os mais conhecidos! Você acha que estas pessoas se tornaram inovadores pelo uso da TECNOLOGIA ou pelo seu MINDSET?


O MINDSET é o ativo mais crítico de um INOVADOR. Por incrível que pareça, apesar de já termos informações sobre o funcionamento do nosso cérebro, e como é formado o MINDSET, e como podemos com a neuroplasticidade transformar a nossa maneira de pensar, reservamos pouco tempo para exercitar e aprimorar objetivamente o MINDSET que queremos desenvolver.


Seu MINDSET é o filtro através do qual você vê o mundo. Ele determina como você gasta seu tempo, com quem o gasta, quais decisões você toma e onde você investe seus recursos.


Você acha que o Peter Diamandis, autor, empresário, fundador da Singularity University, que trouxe para o mundo o conceito de Abundância ou o Ray Kurtzweil cientista, diretor de tecnologia do Google que descreveu pela primeira vez o conceito da exponencialidade. Você acha que eles sempre tiveram este tipo de MINDSET? A resposta é NÃO! Ambos confirmam que desenvolveram este MINDSET nos últimos 10 a 15 anos. O Ray talvez um pouco mais de tempo….


Isto quer dizer que…


VOCÊ pode criar e desenvolver um MINDSET?


Mas como?????


Fazendo uma analogia com as máquinas e como estão sendo treinadas para aprender em Inteligência Artificial (IA) você sabe que podemos treinar redes neurais para fazer reconhecimento de imagem. OU reconhecer palavras como na linguagem natural. O desafio com essas redes neurais é que elas são tão boas quanto os dados com que você as alimenta.

Por exemplo, se você mostrar às redes neurais milhares de imagens de gatos e, em seguida, mostrar a eles a imagem de um cachorro, o algoritmo dirá que o cachorro é na verdade um gato. Ele não conhece nada melhor. O processo é comparativo. E é assim que nosso cérebro funciona. Está sempre comparando com o que está arquivado na memória de longo-prazo. O mais grave neste processo é que estas memórias são gravadas ao longo da vida – elas vêm do PASSADO!!! Mas estas memórias são as nossas referências quando olhamos o mundo, pois elas criam a nossa REALIDADE.

O mesmo se aplica aos nossos cérebros, que também são redes neurais.



Se você constantemente alimenta seu cérebro com perspectivas negativas, suas perspectivas serão negativas. Sua REALIDADE TAMBÉM!

Então, como você está treinando sua rede neural? Seu CÉREBRO?

Este treinamento já está acontecendo diariamente a cada segundo. O cérebro absorve 11 milhões de bits de informação por segundo. A pergunta é: onde voc6e está sintonizando seu cérebro? Redes sociais? Notícias de jornais? Da TV? Já notou que as notícias estando cada dia piores??!!! Pois é, e nós continuamos sintonizados em negatividade….

Sabendo como funciona o cérebro agora você pode fazer um inventário de que tipos de informações você tem alimentado ou moldado o seu cérebro?? Tá na hora de pensar em como você pensa!!! Isto é chamado de metacognição. Se não fizer este inventário como irá saber o que precisa mudar?


Desenvolva seu MINDSET!

Daniel J. Siegel professor clínico de psiquiatria na Faculdade de Medicina da UCLA e diretor executivo do Mindsight Institute em seu livro Mente saudável ele descreve a nossa mente como:

“… a mente faz parte de um sistema ampliado que se extende além das fronteiras do nosso cérebro e da nossa pele. A conexão entre mentes (pessoas) transforma o nosso corpo – crescemos e nos tornamos saudáveis em conexão com outros”.

Na epigenética (epi= acima, acima da genética) que é o estudo do impacto do ambiente em nossas mentes, vemos que o nosso cérebro é um processo em transformação sendo moldado constantemente pelo ambiente. Que é o responsável pela ativação ou não dos genes que herdamos dos nossos pais.

Há um velho ditado no mundo dos negócios que diz que você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo. Por exemplo: se você quer ficar em forma, saia com amigos que fazem exercícios. Se você quer pensar grande e aspirar a mudar o mundo, conviva com pessoas que pensam grande e têm sonhos de transformar o mundo. Se quer ser inovador alimente o seu cérebro com informações sobre inovação e conviva com pessoas que estão sempre querendo mudar o mundo, criar coisas novas!


Lixo entra, lixo sai


Assim como você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo, o mesmo se aplica às ideias. As notícias e a mídia que consumimos são dados que permitimos que fluam em nossos cérebros (também conhecidos como nossas redes neurais).


Pare e se pergunte:


Com que notícias tem alimentado o seu cérebro? Que tipo de filme ou documentário você tem assistido? Que livros ou blogs você tem lido lendo? Com quem você tem andado? Que tipos de informações tem te interessado? (…. os meus artigos … claro! obrigada!).


Essas informações reforçam o MINDSET que você deseja? Ou eles reforçam o que você está tentando evitar?


Como INOVADOR, responder a essas perguntas é uma parte crítica de sua jornada para ter sucesso durante esta era de mudanças exponenciais.


Como o próprio Peter Diamandis define, você pode escolher assim como cultivar o MINDSET escolher dentre várias possibilidades o MINDSET que você quer ser!


Qual o MINDSET que quer ser?

Segundo Peter Diamandis existem quatro MINDSETS para você escolher para . desenvolver neste período de crescimento exponencial.


1 - Mindset de Abundância:

Pessoas que têm clareza, evidência e convicção de que a tecnologia está desmaterializando, desmonetizando e democratizando produtos e serviços, criando uma abundância crescente em uma escala global.


2 – Mindset Exponencial

Pessoas que entendem que as tecnologias computacionais e outras como IA, VR, impressão 3D, etc., estão crescendo exponencialmente. Trinta duplicações geram uma melhoria de um bilhão de vezes o que o cérebro humano tem dificuldade de entender pois o cérebro humano é linear. Olha o computador quântico entrando no mercado para processamentos quânticos trilhões de vezes mais potente do que o computador que conhecemos.


3 – Mindset de longevidade:

Pessoas focadas em maximizar a extensão vida saudável, acompanhando as inovações da biotecnologia capazes de adicionar 20 a 30 anos saudáveis ​​à sua vida e fazer de “100 anos os novos 60”. Você busca informações importantes e acesso antecipado.


4 – Mindset de Moonshot:

Pessoas que entendem que a maioria das pessoas está focada no crescimento incremental (10%), enquanto estas pessoas buscam um crescimento Moonshot 10x. Pessoas que buscam ferramentas e técnicas que permitem selecionar e implementar seus Moonshots.


Qual o MINDSET que você irá buscar?

Você pode imaginar os benefícios de ter um MINDSET Exponencial ou de Abundância? O que aconteceria em sua vida ou negócio se você mudasse a maneira como vê as coisas? Em vez de ver um problema, você consegue ver uma oportunidade?


Por Solange Mata Machado é diretora-executiva da Imaginar Solutions. Doutora e mestre em inovação e competitividade pela FGV com pós-doutorado (pós-doctor) em neurociência aplicada à tecnologia pela UFMG. Engenheira elétrica com BS pela Universidade Columbia (EUA) e especialização em empreendedorismo e inovação pela Universidade Hitotsubashi (Japão), pela Universidade Renmi da China, pelo Technion – Instituto de Tecnologia de Israel, pela Universidade Yale (EUA), pela Babson College (EUA) e pela Creative Education Foundation (EUA). E contribui com o portal digital Business Leaders e palestrante do CIO Leaders@digital.

bottom of page