top of page

Neoway investe em iniciativas que fomentam a presença feminina no mercado de tecnologia

Empresa realiza palestras, workshops e instituiu um grupo de afinidade focado no empoderamento das mulheres


De acordo com o Banco Mundial, a maior presença da mulher no mercado de trabalho brasileiro seria capaz de aumentar o PIB em 3,3%, gerando cerca de R$ 380 bilhões de reais a mais à economia. Indo ao encontro dessa premissa, a Neoway, maior empresa de Big Data Analytics e inteligência artificial da América, criou o comitê NeoLadies cujo objetivo é promover e apoiar ações que fortaleçam a igualdade de gênero, principalmente no setor de tecnologia.


“As mulheres ainda são minoria no mercado de tecnologia. O trabalho para mudar essa cultura não é tão simples. Ao assinar os Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU, a Neoway assume publicamente o compromisso de lutar por um ambiente de trabalho igualitário, íntegro e seguro para todas as mulheres. Não mediremos esforços para atingir esses objetivos”, comenta Fernanda Baggio, Vice-Presidente de Marketing da Neoway.

Em 2021, a Neoway duplicou o número de mulheres na área de tecnologia e hoje possui um banco de talentos para mulheres na tecnologia com mais de 3300 currículos. Esses resultados só foram possíveis através de uma ação que foi realizada em conjunto com o comitê Neoladies e o time de recrutamento da Neoway.

A empresa promove, por meio do comitê NeoLadies e do time de Gente&Gestão, diversas iniciativas internas como palestras, capacitação para as colaboradoras e espaço para desenvolvimento e trocas. Além disso, há também ações externas, com foco em mulheres na tecnologia, a fim de dar visibilidade para essas mulheres (PodCast) e capacitá-las para o mercado (TodosProgramadoras).


“Iniciamos o ano com as mulheres representando 28% da nossa base geral de colaboradores. Percentualmente, pode não parecer muito, mas é um número bastante representativo, tanto para nós, quanto para o mercado como um todo”, comenta Jussamara Ferreira, coordenadora de gente e gestão e business partner tech da Neoway.


Este ano o comitê lançou o programa de capacitação para mulheres na área da tecnologia, o #TodasProgramadoras. A primeira edição do workshop teve como tema a criação de bots. O intuito é gerar um curso de qualidade com turmas menores, mas com maior acompanhamento do desenvolvimento. O workshop é ministrado e organizado pelos próprios colaboradores Neoway e oferecido gratuitamente para as mulheres interessadas.

“A primeira edição do TodasProgramadoras foi um sucesso. Tivemos mais de 100 inscritas em poucos dias. O workshop gerou certificação para as mulheres que participaram, e com o alto número de interessadas estamos analisando a possibilidade de realizarmos um extra sobre o mesmo assunto e uma segunda edição com uma nova temática”, diz Ferreira.


A executiva, também líder do comitê NeoLadies, reforça que a cultura da Neoway é baseada em três pilares: protagonismo, ousadia e colaboração. Sendo que, a pluralidade e a participação feminina cada vez maior são preponderantes para a manutenção de um ecossistema criativo, inovador e, por consequência, de sucesso.

Comments


bottom of page