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Networking internacional, a porta para o empreendedorismo

Dicas fundamentais de como construir relações com foco no empreendedorismo feminino em qualquer tipo de negócio, inclusive para quem não consegue se comunicar bem.


Alguns especialistas estimam que 15% do nosso sucesso financeiro provém das nossas competências e conhecimentos, enquanto 85% tem origem na nossa capacidade de nos relacionarmos com os outros. Isto significa que uma boa empreendedora não deve concentrar-se apenas no objetivo de obter um contato para atingir um fim, mas sim criar uma verdadeira relação de colaboração, focada em negócios.

Em primeiro lugar, seja honesta. A honestidade é sempre a melhor política e o networking consiste sobretudo em ser genuína, autêntica e em criar relações de confiança e colaboração. Como para algumas pessoas, nomeadamente as mais introvertidas, o networking pode ser algo menos natural, e mais difícil, por isso eu criei esse conteúdo com algumas dicas para o ajudar:

  • · Seja verdadeira e autêntica

  • · Busque um ponto em comum.

  • · Faça um elogio sincero no início da conversa.

  • · Seja amiga e não seja mais um contato.

  • · Defina os seus objetivos e metas a alcançar.

  • · Seja intencional em suas conexões.

Se você deseja realmente ser uma empreendedora de sucesso ou alavancar seus negócios, faça um planejamento com metas:

  • · Quantos contatos novos consegue por mês?

  • · Qual o tempo necessário para atingir esse número?

  • · Qual tipo de local deve construir a frequência?

Para haver uma boa comunicação tem que ter um excelente autoconhecimento. Isto irá ajudar a ser seletiva, dedicada aos seus objetivos e fazer crescer o seu networking de forma gradativa. Para isso faça uma autoavaliação. Tenha a plena convicção e mantenha o foco nas seguintes questões:

  • · O que você faz?

  • · Para que você faz?

  • · Para quem você faz?

  • · Como você faz??

  • · Qual a razão pela qual você deve fazer melhor que os outros?

Se não souber as respostas para essas questões, os outros também não saberão. É igualmente importante fazer uma avaliação constante dos seus pontos fortes e fracos, de forma a poder ver onde e como pode melhorar as suas interações, mantendo sempre o foco.

Para fazer um bom networking quando conversar com outros deve colocar questões abertas e não fechadas. Por exemplo, pergunte “Que tipo de filmes gosta?”, ao invés de “Gosta de cinema?”. As perguntas abertas ajudam a iniciar temas de discussão e demonstram que estamos realmente interessados em conhecer melhor a outra pessoa.

Prefira a qualidade em vez da quantidade. Muitas vezes, existe a ideia errada de que quanto mais contatos conseguir melhor, mas na realidade o que interessa verdadeiramente é a qualidade dos contatos. Não precisa ir a todos os congressos, todos os eventos para passar os seus contatos, mas sim focar no segmento e nas pessoas certas.

Mais vale um bom contato que converta em uma verdadeira relação de troca e ajuda mútua do que 100 contatos sem nenhuma utilidade real por isso:

  • · Invista bem o seu tempo.

  • · Tempo é dinheiro e, como tal, deve selecionar bem onde gastar.

  • · Não perca tempo com inúmeros contatos, obtendo apenas relações superficiais.

  • · Invista o seu tempo em apenas alguns contatos selecionados e crie uma impressão mais marcante.

  • · Não ofereça apenas um cartão-de-visita, despenda o tempo necessário para se tornar inesquecível.

  • · Faça o follow-up. Ligar, enviar mensagem sinalizando que gostou muito de ter conhecido ou marcar um café como forma de agradecimento para poder trocar ideias e estreitar as relações comerciais de interesses.

  • · É de suma importância manter o contato com as pessoas interessantes que acabamos de conhecer, pois essas pessoas podem ser o que buscamos, a peça que falta ou um futuro negócio.

Gere valor

O importante não é só conhecer pessoas, mas sim criar laços. É muito importante entender que não se pretende fazer contato frio onde após conseguir a informação ou favor pretendido se esquece a pessoa. Jamais faça isso, porque vai se queimar no mercado e as suas relações ficarão bastante limitadas. Além disso, é sempre necessário “relembrar a sua existência, o seu alvo e o seu foco”. Mantenha-se ativo, atento e visível.

É importante visitar o máximo de grupos que possam suscitar interesse, fazer voluntariado, estar atento aos congressos e eventos relacionados. Isto implica também estar atento ao mundo que o rodeia. É de suma importância ler sobre os mais variados temas, de forma a estar sempre atualizada e informada. Isso vai ajudar a ter sempre tópicos de conversa. Por vezes, surge a ideia errada que já somos conhecidos, ou que, já sabemos tudo e que não precisamos participar tanto em eventos e cursos.

Estamos em um mercado bastante competitivo e se não relembrar a sua existência, facilmente poderá ser esquecido ou substituído. Crie relações que sejam benéficas para ambas as partes. Não crie relações ou contatos onde sabe que não irão corresponder às expectativas e vice-versa.

A ideia não é “aproveitar-se” dos seus contatos, nem esperar por uma retribuição obrigatória de favores, mas sim criar um ambiente onde ambas partes possam livremente gerar negócios em ajuda mútua. Para uma relação funcionar, é preciso o empenho mútuo e um ambiente de cooperação.

Torne-se num recurso poderoso e necessário em ambientes de networking, com honestidade e agregadora de valores. Quando se é reconhecida como um recurso poderoso, as pessoas recorrem a você para sugestões, ideias, contatos, projetos e é sempre indicada até mesmo por colegas do mesmo segmento. Se você tem verdade no que faz e deseja realizar, é honesta nas relações, você cria o sentimento de indispensável em ambientes de networking.


Por Camila Nascimento, especialista


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