NTT Data nomeia Binah.ai vencedora do 10º Concurso Aberto de InovaçãoTóquio


A NTT DATA, uma provedora líder de serviços de TI, acaba de anunciar que a startup Binah.ai, com sede em Tel Aviv, Israel, é a vencedora do 10º Concurso Aberto de Inovação com sua solução que mede a saúde e o bem-estar geral, simplesmente usando um vídeo de smartphone para analisar a face de uma pessoa para gerar extrações de sinais vitais que provedores de seguros, telemedicina ou serviços de saúde podem utilizar para realizar exames e oferecer apoio remotamente. A proposta vencedora foi escolhida durante o evento final do concurso na sede da NTT DATA em Tóquio, no dia 24 de janeiro. A NTT DATA agora colaborará com o Binah.ai para desenvolver um plano de negócios concreto para a solução. A competição anual da NTT DATA, realizada com o apoio da everis no Brasil, convida startups de alta tecnologia a enviar propostas para superar problemas na sociedade global. As propostas são julgadas por um painel composto por profissionais da NTT DATA e especialistas externos. Nesta última edição, a NTT DATA recebeu mais de 400 propostas inovadoras de todo o mundo.


Os concursos regionais foram realizados em 16 cidades, de 14 países, em quatro continentes entre julho e dezembro de 2019, e cada um deles selecionou uma ou duas empresas para se apresentarem na Grand Finale em Tóquio, no Japão. As propostas finais cobriram oito categorias: Assistência médica e ciências biológicas; Finanças, seguros e pagamentos; Automotivo e MaaS; Telecom e IoT; Lojas físicas e marketing; Automação inteligente; Logística de dados e Inovação social revolucionária.


Foram entregues prêmios adicionais, incluindo o SDGs Spotlight Winner Award para Wingcopter (Munique), o Prêmio de Domínio em Assistência médica e ciências biológicas para Binah.ai (Tel Aviv); em Finanças, Seguros e Pagamentos para Nauphilus (cidade do México) e Digital Fineprint (Londres); em Automotive & MaaS para Dorabot (Shenzhen). Foram também oferecidos o Prêmio de Domínio em Telecom & IoT para Iotic (Londres); em Lojas Físicas e Marketing para Anagog (Tel Aviv); e em Inovação Social Revolucionária para IGOODI (Milão). Além disso, o Prêmio Zamma foi concedido para Edgewise Networks (Boston), CPC Analytics (Bangalore), MDOTM (Milão) e Anomalous (Edimburgo) e Go! Smartcity  (São Paulo).


“Receber este prêmio é uma grande honra. A NTT DATA é um dos maiores integradores de sistemas e conta com a confiança de clientes muito grandes, por isso esperamos expandir nosso mercado com rapidez e eficiência. Desde o início, a NTT DATA tem se concentrado muito na construção de um negócio colaborativo e no uso de nossa tecnologia para desenvolver novas oportunidades de negócios. Esperamos criar ótimos produtos para nossos clientes", comemora David Maman, fundador e CEO da Binah.ai.


Kotaro Zamma, diretor de Inovação Aberta e Incubação de Negócios da NTT DATA, por sua vez, reforça que "esperamos colaborar com a Binah.ai para co-criar um novo negócio inovador. Nosso concurso anual demonstra que a inovação está progredindo em todos os lugares, de países avançados a emergentes. Os problemas variam muito de uma região para outra, portanto, diferentes startups que usam a mesma tecnologia podem apresentar soluções muito diferentes. Acreditamos que as soluções criadas pelas startups podem criar um novo valor que muda o mundo.”


Este ano, pela primeira vez, o Brasil foi representado na final global por duas startups: a Looqbox, com solução de visualização de dados corporativos, e a Mindify, com software para automação e gestão de protocolos médicos. “Toda startup tem o sonho de ser internacional. Por isto, o contato com a NTT Data e a everis é uma oportunidade incrível para mostrar nossa solução para o mercado externo, tendo sido uma surpresa maravilhosa sermos duas competidoras nacionais na grande final global”, afirma Rodrigo Murta, CEO da Looqbox.


Para André de Paula Ramos, CEO da Mindify, a experiência de competir no 10º Concurso de Inovação Aberta (Open Innovation Contest) foi muito gratificante. É muito difícil para uma startup ter acesso a grandes empresas, como NTT Data e everis, que realmente se interessam e investem em inovação, especialmente por sermos de Goiânia, uma cidade que não tem tanta tradição em inovar. Por isto, temos de comemorar o fato de termos a oportunidade de apresentar nossa solução ao mercado global e de atuar internacionalmente”, enfatiza Ramos.


O Concurso de Inovação Aberta da NTT DATA cria oportunidades para a criação de novos negócios. Como resultado do concurso do ano passado, por exemplo, a NTT DATA colaborou com o vencedor de 2019: a CloudPick, da China, para desenvolver uma solução de loja sem dinheiro que deve ser introduzida por cerca de 1.000 varejistas até 2022. No futuro, o Open Innovation Contest anual continuará sendo realizado em várias cidades de todo o mundo como uma proposta promissora para as startups, a NTT DATA e seus clientes corporativos, assim como para a sociedade global.