top of page

O que está por vir em 2021

Esta circulando nos meios digitais uma lista do que poderemos esperar em 2021 da revista THE ECONOMIST.


1 – Casas mais tecnológicas


O que está por vir: As casas tornam-se mais tecnológicas e adaptadas ao trabalho diário. Muitas empresas se dedicarão a resolver as necessidades de trabalhar em casa. Hoje, você pode morar fora de uma cidade grande, trabalhar da mesma forma e gerar o mesmo valor.


Nymble Start-up indiana de Bengaluru criou o robot Julia para fazer comida indiana em casa. os legumes e ingredientes são selecionados e com a receita já dentro da inteligência do robot, voce consegue obter seu prato favorito preparado em alguns minutos.


2 – Avanços na medicina


O que está por vir: O sistema médico será adaptado com tecnologia remota para sempre. Uma consulta médica por teleconferência será normal. A vacina da COVID é muito rápida, mas você encontrará grandes desafios ao longo do caminho. Grandes hospitais repensam seu funcionamento devido às crises econômicas que sofreram com a Covid 19. As pessoas ficam menos doentes com vírus, bactérias e doenças devido ao manuseio inadequado dos alimentos, graças à limpeza recorrente do indivíduo comum.


FDA – Food and Drug Administration liberou o Relivion® (Neurorelief), que é um neuromodulador cerebral, não invasivo, multicanal, vestível para tratamento da enxaqueca aguda. Relivion é um headset que ativa as áreas do cérebro (6 partes do cérebro ocipital e os nervos trigeminal) por meio de 3 canais adaptivos. Este mecanismo possibilita a produção de neurotransmissores na base do cérebro e a modulação de áreas cerebrais associadas à dor e ao humor. O equipamento é um sistema de aprendizado contínuo pois, permite que as informações coletadas ajudem a melhorar o tratamento com o tempo.


3 – Comunicação e Colaboração holográfica


O que está por vir: Escritórios vão fechar com uma porcentagem muito alta e esse modelo retrógrado será tomado por tecnologias disruptivas. A cada dia teremos mais assistentes digitais para trabalhar de forma eficiente. As grandes corporações serão sempre lembradas como os enormes mamutes de 1980-2020 em extinção.


O que está por vir: A produtividade não depende mais de um chefe que te vê, agora é por meio de plataformas que te ajudam a medir resultados, KPIs e tempos eficientes. A forma de contratação de pessoal é repensada. Contratar os melhores do mundo hoje é mais fácil, barato e eficiente. Não haverá diferença entre contratar pessoal local e estrangeiro. Hoje somos todos globais.


MESH App da Microsoft ambicioso projeto da empresa para unificar a colaboração virtual de vários equipamentos como VR headsets, AR (como o HoloLens), laptops ou smartphones. O MESH não é apenas um APP pois, ainda tem a nuvem do Microsoft’s Azure, o que o torna uma plataforma que desenvolvedores poderão utilizar para inserir a colaboração remota no desenvolvimento do seus próprio softwares. Este é um avanço que levará todos para uma experiência além das conferências via Zoom criando experiências holográficas inimagináveis.


4 – Novas formas de turismo


O que está por vir: O turismo para entretenimento retorna plenamente fortalecido no segundo semestre de 2021, sempre acompanhado de muita tecnologia na sua operação, desde a compra, a operação e as experiências a serem recebidas. As pessoas apreciam mais do que nunca visitar o natural mas com soluções altamente tecnológicas. Locais mais remotos, experiências mais autênticas suportadas com assistência digital 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Primeiro hotel espacial em órbita da terra estará pronto e virá equipado com restaurantes, cinema, spa e quartos para 400 pessoas. Desenvolvido pela Orbital Assembly Corporation (OAC), a Estação Voyager could estranged em operação total em 2027 contida a infraestrutura pronta em órbita da terra.


5 – Retorno ao natural com tecnologias mais robustas


O que está por vir: Tudo vai para o natural e saudável. Alimentos, experiências e forma de interação. 100% natural, produzir a própria comida, meditar e se exercitar, passa a fazer parte do dia a dia. Ser mais saudável é o “novo luxo”. Produtos suntuosos perdem valor e justificativa. A reciclagem está voltando muito mais forte depois de um ano de desperdício incontrolável, agora com grandes tecnologias que realmente resolvem os problemas gerados no passado.


Apanhar frutas no pé é uma tarefa difícil e laboriosa que pode requerer esforço físico e muita mão de obra sazona, repetitiva e com salários muito pequenos. Novos robôs que estão sendo criados podem ajudar não so dentro das casas e pequenas lavouras como aumentar a produtividade das lavouras.


6 – Novos softwares de locação e venda de imóveis


Com um êxodo dos grandes centros urbanos e a busca de imóveis localizados em centros menores ou até mesmo no campo, a área imobiliária está vendo um crescimento acelerado que compensa os anos anteriores com desativação da compra e venda de imóveis.


Zillow com o software em 3D possibilita a visitação de casa com as plantas das residências em interface compartilhada com informações sobre a metragem, dimensões além da visualização em 3D.


Por Solange Mata Machado é diretora-executiva da Imaginar Solutions. Doutora e mestre em inovação e competitividade pela FGV com pós-doutorado (pós-doctor) em neurociência aplicada à tecnologia pela UFMG. Engenheira elétrica com BS pela Universidade Columbia (EUA) e especialização em empreendedorismo e inovação pela Universidade Hitotsubashi (Japão), pela Universidade Renmi da China, pelo Technion – Instituto de Tecnologia de Israel, pela Universidade Yale (EUA), pela Babson College (EUA) e pela Creative Education Foundation (EUA). E contribui com o portal digital Business Leaders e palestrante do CIO Leaders@digital.

bottom of page