Pesquisa mostra despreparo dos docentes para educação online

Plataforma gratuita disponibiliza formação para professores em parceria com a Universidade de Columbia


A Cloe oferece programa de aprendizagem ativa para escolas públicas e privadas. Mais de 120 mil alunos estão utilizando a plataforma durante o isolamento.


Pesquisa divulgada esta semana pelo Instituto Península (clique aqui para conferir o estudo completo) revelou que 83% dos professores das redes públicas e particulares não se sentem preparados para ensinar online e que 55% ainda não receberam treinamento ou orientação para ministrar aulas a distância.


Com o intuito de auxiliar a comunidade escolar nesse período, a Cloe, plataforma digital de aprendizagem ativa desenvolvida pela Camino Education, disponibilizou um programa gratuito de aprendizagem ativa, com projetos educacionais que integram diversas metodologias ativas e aulas expositivas – denominadas expedições – a serem realizadas pelos alunos em casa, bem como atividades para a família. Hoje, mais de 150 escolas no Brasil, entre públicas e privadas, e cerca de 120 mil alunos, estão sendo embarcadas na Cloe.


Voltado neste ano de 2020 para o Ensino Infantil e o Fundamental I, o programa permite que os estudantes deem continuidade às atividades escolares por meio da aprendizagem ativa, metodologia pedagógica pela qual os alunos, em conjunto, ativamente aplicam os conteúdos que aprendem, na resolução de problemas. “A Cloe é uma plataforma digital de aprendizagem ativa, que desenvolve as habilidades dos estudantes em todos os componentes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). As expedições foram adaptadas para o ambiente remoto e as escolas que aderem à plataforma hoje podem continuar seu processo de aprendizagem normalmente”, afirma Bruno Gebara, diretor da Cloe.


Mas o protagonismo do aluno não significa que ele não precise de um professor para realizar as atividades a distância. Pelo contrário, Bruno explica que, para a aprendizagem ativa ser trabalhada em casa, é importante que haja interação. “Os professores precisam planejar as aulas de maneira que a interação entre os alunos e com o professor, ainda que por meio digital, seja valorizada”. Para isso, os educadores das instituições que aderiram ao programa passam por treinamento on-line para se adaptarem ao novo modelo de ensino e conseguirem aproveitar ao máximo a novidade junto aos alunos. A plataforma também disponibiliza um curso de formação em aprendizagem ativa desenvolvido pela Camino Education em parceria com o Teachers College, da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, e, após a conclusão, o professor recebe um certificado.


Família é mais envolvida no processo - Em conjunto com a orientação dos professores, as famílias também adquiriram um papel mais importante nesse momento. Por isso, é preciso estimular e auxiliar pais e responsáveis a realizarem atividades com os filhos que também estejam desenvolvendo as habilidades mobilizadas na escola. “As Atividades para Família têm ajudado muito nesse processo, pois oferecem aos pais um caminho para estimular o aprendizado dos filhos em casa, algo que, para muitos familiares, é um grande desafio”, ressalta Bruno.


Com o aumento da utilização das tecnologias para dar conta dessa mudança de rotina nos estudos, a cultura digital também se intensifica, principalmente como ferramenta de interação. “A tecnologia tem papel fundamental nesse período, principalmente por garantir que as relações entre os membros da comunidade escolar continuem a existir. Porém, a tecnologia, nesse cenário ou em qualquer outro, não é o fim em si, ela encontra sua função quando serve ao processo de aprendizagem de maneira eficiente”, explica Gebara.


Camino Education – Como um ecossistema educacional que integra educadores, gestores, pais e estudantes, a Camino Education tem a missão de enriquecer a Aprendizagem, com a aspiração de transformar aulas tradicionais em experiências de aprendizagem inesquecíveis, de alta qualidade educacional e engajamento significativo dos educadores e dos alunos, por meio da Aprendizagem Ativa. A Cloe, plataforma digital completa de Aprendizagem Ativa desenvolvida pela Camino Education, a Camino School, escola de referência em São Paulo, e o Centro Camino de Aprendizagem Ativa, centro de formação de educadores, compõem esse ecossistema.