top of page

Petrobras assina contrato de comercialização para uso de robô inédito no país

Robô foi criado com especialistas do Centro de Pesquisas da Petrobras e recebeu três prêmios.

A Petrobras assinou o primeiro contrato de cotitularidade de sua história com a startup Unidroid Robótica, para uso de um robô de combate a incêndio em unidades industriais. A máquina foi desenvolvida com apoio dos especialistas do centro de pesquisas da Petrobras, o Cenpes, e de profissionais da área de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS), por meio do programa de inovação da companhia. A assinatura desse novo instrumento contratual define os royalties sobre a exploração comercial e habilita a comercialização da tecnologia desenvolvida para a Petrobras, permitindo que a startup forneça este produto ao mercado.

“A assinatura desse contrato, que é um marco a ser celebrado, é a evidência objetiva que o processo de gestão da inovação adotado pela Petrobras associado às diversas conexões permitidas pelo nosso programa “Conexões com a inovação” é um caminho que traz robustez ao nosso processo decisório e ao mesmo tempo um canal de acesso amplo às ideias inovadoras, afirma Carlos Travassos, diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação”.

Com algumas adaptações, como o tipo de esteira e materiais utilizados, o robô, que inicialmente foi idealizado para atuar em ambientes industriais como refinarias, está em validação para operar em áreas offshore, como plataformas, e poderá ser usado para combate a incêndios em áreas urbanas e florestais. A implantação da tecnologia na Petrobras está prevista para o início de 2024.

“A Petrobras tem um papel importantíssimo no estímulo à inovação e desenvolvimento de pesquisas no país. Nos orgulhamos de ser a empresa brasileira que mais deposita patentes, com diversos prêmios nacionais e internacionais, e é fundamental que a gente compartilhe nossa expertise, contribuindo para o desenvolvimento de novos produtos e para que eles cheguem ao mercado e ganhem escala, movimentando a economia e beneficiando a sociedade”, afirma a gerente executiva do Cenpes, Maíza Goulart.

Tecnologia A Unidroid Robótica foi selecionada no edital de 2020 do Programa Petrobras Conexões para Inovação – módulo Startups. O equipamento, resistente a altas temperaturas, possibilita acesso a locais onde não é possível o uso das unidades de combate a incêndio tradicionais e pode ser controlado a distância de até 300 metros, reduzindo a exposição dos brigadistas durante o combate às chamas. O robô também realiza monitoramento das atividades por meio de câmeras de alta definição e térmicas, que permite a visualização em 360° do cenário onde atua.

Case de sucesso

A CEO da startup, Fernanda Morelli, conta que o projeto recebeu um “upgrade tecnológico” devido às diversas interações com o corpo técnico da Petrobras.

“Temos muito orgulho deste contrato com a Petrobras. Todos os nossos esforços valeram a pena porque sabemos do peso do nome Petrobras no mercado brasileiro e internacional. Ano passado, tivemos a oportunidade de participar da Gitex Dubai 2022 e ficou claro que a Petrobras é referência mundial em tecnologia”, afirma. Segundo Fernanda, a assinatura do contrato viabilizou uma rodada de investimentos para que a empresa se estruture para início da operação industrial e abertura ao mercado.

“Com o sucesso do projeto, muitas portas estão se abrindo, tanto aqui no Brasil como no mercado internacional. Isso também nos proporcionou bastante exposição, inclusive ganhamos três prêmios com o produto desenvolvido neste edital: Prêmio Ibrachina 2022, que nos levou como expositores para a Gitex Dubai 2022; Prêmio Sebrae for Startups, e Prêmio da startup mais inovadora do setor, no Congresso de O&G 2020”, comemora.

Fernanda lembrou ainda o suporte de negócios recebido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), parceiro da Petrobras no módulo Startups, e está de olho nas próximas etapas. “Estamos muito ansiosos para iniciar a produção. Em seguida, focaremos na nossa estratégia em ganhar escala e abrir novos mercados”, antecipa.

Conexões para Inovação O programa Petrobras Conexões para Inovação conecta a companhia com todo o ecossistema inovador, desde startups, universidades, Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) até empresas. O investimento direcionado às empresas contempladas com o programa visa atender demandas mapeadas na companhia e o desenvolvimento ágil de soluções com possibilidade de implantação na indústria de óleo e gás. Dividido em módulos, ele reúne diferentes formas de desenvolver, testar ou comercializar tecnologias com a Petrobras. No módulo startups, as empresas contam com a parceria dos especialistas da Petrobras para desenvolvimento do produto ou tecnologia e do Sebrae para desenvolvimento do modelo de negócios. Só no ano passado, foram lançados mais de 100 desafios por meio do portal do programa e firmadas mais de 60 novas parcerias, superando o valor de R$ 140 milhões em investimento contratado.

bottom of page