top of page

QMC Telecom realiza primeiro teste de 5G Indoor no Bossa Nova Mall

Atualizado: 30 de mai. de 2022

Neutral Host QMC Telecom utiliza o 5G New Radio


Com a implementação do 5G, um dos desafios encontrados é promover a rede para ambientes fechados com alto tráfego de pessoas, como hospitais, universidades, aeroportos e shoppings, visto que 80% das trocas de dados de celular acontecem em ambientes internos, de acordo com dados da Cisco.

Bossa Nova Mall agora tem infraestrutura de 5G da QMC Telecom

Pensando nisso, a QMC Telecom, empresa de infraestrutura neutra de telecomunicações, já iniciou os primeiros testes de 5G indoor do país, no Bossa Nova Mall, no Rio de Janeiro, utilizando o 5G New Radio na banda de frequência 3,5 Giga-Hertz. O experimento está sendo feito por meio do DAS (Sistema de Antenas Distribuídas do inglês, Distributed Antenna System) Ativo Digital, que é uma solução que se conecta à rede de operadoras de telefonia móvel e oferece cobertura celular por meio de pontos de irradiação conectados através de cabos de fibra ótica.

“Nossa solução é o que há de mais moderno no mercado de infraestrutura neutra para ambientes indoors, viabilizando a máxima eficiência no atendimento e proporcionando um gerenciamento completo da rede. Neste projeto foram escolhidos pontos estratégicos para a realização dos testes: a praça da alimentação, o ponto de espera de aplicativo de transporte e o lobby do hotel que é interligado ao shopping. Nosso objetivo é mostrar a eficiência do atendimento 5G em ambientes indoors com soluções dedicadas e o quanto a tecnologia vai transformar a relação entre negócios e vida das pessoas”, disse Carlos Inglez, Sênior Solutions Sales Manager da QMC Telecom.

O Bossa Nova Mall foi escolhido por ser um local que anualmente recebe mais de 5 milhões de pessoas devido à proximidade do Aeroporto Santos Dumont, e também já contava com soluções da QMC instaladas desde 2016.

“Somos o primeiro shopping center integrado a um aeroporto no Brasil e conectar pessoas faz parte do nosso dia a dia. Seremos os responsáveis por apresentar essa nova tecnologia para o público e garantir que todos embarquem nessa conexão”diz Hudson Almeida, coordenador de Marketing do Bossa Nova Mall.


Já nos primeiros testes do sistema 5G NR do Bossa Nova, primeiro no Brasil, a QMC vem alcançando picos de throughputs de 1.4 Gbps através de sistemas MIMO de ordem mais alta e melhor desempenho, uma tecnologia sem fio que aumenta a capacidade de dados transmitidos e recebidos por radiofrequência.

“Compartilhar infraestrutura é fundamental para garantir uma sociedade conectada. O 5G será fundamental para transformar diversas áreas de negócios e a QMC está muito bem-preparada para este momento. Temos produtos desenhados especificamente para atender as demandas de densificação de rede que virão com o 5G”, ressalta Murilo Almeida, presidente da QMC Telecom no Brasil.

A QMC Telecom está no mercado de telecomunicações desde 2008; as soluções da empresa incluem torres, DAS (Distributed Antenna System), Street Level Solutions soluções camufladas, além de diversos projetos especiais de infraestrutura neutra, que vem ganhando destaque no cenário das telecomunicações. Além do Brasil, a QMC também atua no México, Peru, Colômbia Chile e Estados Unidos. Alguns casos de sucesso da companhia são: São Paulo Expo, Corcovado, Pátio Malzoni e Hospital Perinatal Barra.

bottom of page