Schneider Electric amplia parcerias para possibilitar convergência de TI/OT

Comunidade digital Schneider Electric Exchange conecta provedores de soluções de TI e integradores de sistemas para expandirem seus negócios por meio de treinamento e capacitação

A Schneider Electric, líder global na transformação digital em gestão da energia elétrica e automação, anunciou a expansão das parcerias com grandes empresas de tecnologia para abordar a convergência entre TI e OT. Ao reunir integradores de sistemas com provedores de soluções de TI para construir soluções de edge computing industriais integradas, as parcerias resultaram no lançamento imediato de três programas: novos designs de referência codesenvolvidos com o Aveva e integrando soluções da Lenovo e da Stratus; um caminho de aprendizado para integradores de sistemas, e a comunidade colaborativa on-line para aprendizado e compartilhamento de oportunidades na Schneider Electric Exchange. Os programas industriais da Schneider Electric capacitam integradores de sistemas a agregar valor para o usuário final, propiciando transformações digitais industriais de seus clientes. 


“A fábrica inteligente está se tornando ainda mais inteligente. Nossas parcerias ampliadas e novos programas industriais capacitam os integradores de sistemas a aproveitar seus conhecimentos de domínio e se tornarem especialistas em convergência TI/OT, atendendo às necessidades de seus clientes ”, diz Philippe Rambach, vice-presidente sênior de automação industrial da Schneider Electric. “Sabemos que a fabricação inteligente está formando uma onda sem precedentes de tecnologias de TI para os espaços industriais”. 


À medida que as empresas aproveitam a inteligência artificial (IA), a automação de processamento robótico, e muitas outras tendências, elas exigirão soluções computacionais para reduzir a latência e permitir resiliência, garantindo privacidade e segurança, além de abordar requisitos importantes de dados e largura de banda. 


O que é Industrial Edge? 


Para os operadores industriais obterem os benefícios do aumento da automação, eles não podem confiar apenas na tecnologia em nuvem para trazer a resiliência e a velocidade exigidas pelas IA, pelas câmeras HD e por outras tecnologias da indústria 4.0. Os data centers de edge locais são instalações de infraestrutura de TI distribuídos geograficamente para proporcionar terminais na rede. Em ambientes industriais, como fábrica ou centro de distribuição, esse tipo de aplicação é chamado de “Industrial Edge”.

“O ‘Industrial Edge’ é um dos segmentos de mais rápido crescimento da automação industrial e um dos principais fatores que influenciam a transformação digital”, afirma Craig Resnick, vice-presidente do ARC Advisory Group. “Para atingir o menor ROI possível, os fabricantes devem medir adequadamente o desempenho dos ativos, identificar rapidamente quaisquer áreas problemáticas e fazer alterações cruciais em tempo real que vão melhorar drasticamente suas operações”. 


Industrial Edge é o local onde ocorre essa importante captura de dados. A análise em tempo real dos dados é realizada e convertida em informações inteligentes e, em seguida, compartilhada na nuvem por toda a empresa, enquanto aborda as preocupações dos fabricantes, como latência e segurança para ambientes de produção. 


Ao abrir novos modelos de negócios para integradores de sistemas, os programas recém-anunciados incluem:

  • Projetos de referência que integram tecnologias de ponta para simplificar o processo de design

A Schneider Electric apresentou novas  referências de design industrial edge, codesenvolvidas com a Aveva, incluindo soluções da Lenovo e da Stratus. Projetos de referência estão disponíveis* no Configurador de edge local da Schneider Electric e podem ser personalizados de acordo com as especificações necessárias. Esses novos designs são fator-chave no sucesso do “Industrial Edge”. A capacidade de pré-configurar plataformas e dispositivos de tecnologia antes do envio aumenta a velocidade de implantação e pode reduzir os custos de engenharia de campo de 25% a 40%, com aumento da velocidade de processamento de pedidos em 20% e redução de custos de manutenção em 7%.


Com base nos casos de uso mais comuns de automação industrial, os projetos de referência reduzem o risco e o tempo de comercialização com soluções EcoStruxure Micro Data Center totalmente configuráveis conforme necessidade ou preferência do usuário ​​e pré-integradas para qualquer ambiente de edge. Os integradores de sistemas estarão liberando tempo da arquitetura de TI para se concentrar no software e nas soluções graças a soluções seguras e totalmente validadas, projetadas de acordo com os padrões solicitados pelos departamentos de TI.

  • Um caminho de desenvolvimento profissional para os integradores de sistemas atenderem aos novos requisitos da computação de ponta industrial

O edge computing é uma tendência emergente para o espaço industrial, apresentando uma nova oportunidade para os integradores de sistemas ampliarem seu modelo de negócios e estabelecerem seu papel como consultores nos requisitos de OT e TI. Esse novo programa de aprendizado inclui uma série abrangente de treinamentos digitais para integradores de sistemas nas soluções EcoStruxure Micro Data Center e EcoStruxure IT, as quais abordam como eles podem enfrentar desafios comuns do dia a dia. 

O programa de desenvolvimento, com 14 sessões, concentra-se em como impulsionar os projetos de referência para fornecer soluções completas de convergência TI/OT para os usuários finais. Para acessar a série de treinamentos digitais, os integradores de sistemas deverão se conectar pelo portal de parceiros da Schneider Electric Alliance.

  • Uma comunidade Industrial Edge Exchange para aumentar as oportunidades de negócios e promover a colaboração

Desenvolvida dentro do Schneider Electric Exchange, a nova Industrial Edge Community permite que os integradores de sistemas identifiquem e se envolvam facilmente com fornecedores de soluções de TI com certificação de edge. A Industrial Edge Community foi projetada para facilitar novos negócios e abordar projetos de TI/OT. A plataforma Exchange também oferece uma ferramenta que emparelha integradores de sistemas da Aliança aos parceiros de canal de TI certificados pela Schneider Electric. 


A Schneider Electric conta com mais de mil parceiros integradores de sistema da Alliance localizados em 67 países, e mais de 400 provedores de soluções de TI em seu programa de parceiros em todo o mundo, que são certificados para criar, implantar e prestar serviços de manutenção em soluções de computação.

“O extenso ecossistema de parceiros da Schneider Electric é incomparável nos sistemas de TI e OT, tornando-se uma vantagem sem igual em relação à concorrência”, diz Pankaj Sharma, vice-presidente executivo de Secure Power da Schneider Electric. "Quando combinamos o poder do ecossistema de parceiros com nossa experiência, essa oferta se torna uma tripla vencedora para integradores de sistemas e provedores de soluções de TI.”