top of page

Schneider Electric entre as 100 empresas mais éticas do mundo pelo Ethisphere Institute

Atualizado: 25 de jun. de 2020





A Schneider Electric, líder global na transformação digital em gestão da energia elétrica e automação, foi reconhecida como uma das empresas mais éticas do mundo pelo Ethisphere Institute, líder global na definição e no avanço de padrões éticos de negócios. É o nono ano em que a Schneider Electric recebe esse reconhecimento, comprovando o compromisso de longo prazo do Grupo com os negócios éticos em todos os aspectos.


Compromisso de longo prazo da Schneider Electric com a responsabilidade corporativa


Em 2022, a Schneider Electric introduziu seu código de conduta Princípios de Responsabilidade e, em 2008, lançou seu programa Responsabilidade e Dinâmica Ética para promover o engajamento dos colaboradores. Combinando prevenção e aconselhamento com investigação e controle, o programa serve como um indicador de desempenho ético no Schneider Sustainability Impact (SSI), ferramenta que mede o desempenho da sustentabilidade. Até o fim de 2018, 155 fornecedores da Schneider Electric foram avaliados na categoria Direitos Humanos e Meio Ambiente do SSI, após visitas in loco. A empresa pretende avaliar 300 fornecedores até 2020.

Como exemplo adicional do programa em ação, 68% dos empregados em Vendas, Compras e Financiamentos receberam treinamento em combate à corrupção, sendo o objetivo capacitar 100% da força de trabalho até 2020.


Schneider Electric, pioneira em ética digital


Além do Schneider Sustainability Impact, a Schneider Electric implementou uma série de outras iniciativas. Em junho de 2018, o sistema de alerta Linha Verde foi implantado para todas as partes externas interessadas – fornecedores, subcontratados, clientes e revendedores – que poderiam ser confrontadas ou testemunhar comportamentos não-éticos que pudessem implicar ou afetar a Schneider Electric, permitindo-lhes uma maneira simples de sinalizar tais situações on-line. A Linha Verde é um espelho da Linha Vermelha interna da Schneider Electric.


Além disso, em 2018, a campanha Integridade nos Negócios foi lançada para todos os 142 mil colaboradores da Schneider Electric em todo o mundo. Uma campanha antibullying foi lançada ao mesmo tempo. Em 2019, o Estatuto de Ética da Schneider Electric será atualizado, e um capítulo sobre ética digital será adicionado, delineando as regras éticas que governam a proteção de dados, incluindo, por exemplo, o uso ético de dados em projetos de inteligência artificial.


“Na Schneider Electric, não aceitamos nenhuma falta de comprometimento, quando se trata de ética, e isso vai muito além do simples cumprimento de exigências regulatórias ou legais. Ao fazê-lo, nos tornamos mais sustentáveis e mais responsáveis”, diz Emmanuel Babeau, vice-presidente executivo responsável por Finanças e Assuntos Jurídicos e chefe do Comitê de Ética da Schneider Electric. “Sermos reconhecidos pelo Ethisphere pelo nono ano consecutivo na sua lista das 100 empresas mais éticas do mundo nos fará redobrar nossos esforços. Isso nos motiva a adotar, ano após ano, um comportamento ético exemplar em todos os níveis da organização e em todo nosso ecossistema. Nosso código de conduta Princípios de Responsabilidade será atualizado ainda no primeiro semestre de 2019, elevando ainda mais o nível ético, e será acompanhado por um amplo programa de treinamento para todos os colaboradores.”


Criada em 2006, a lista anual Empresa Mais Ética do Mundo homenageia empresas que demonstraram liderança ética exemplar em seus setores, elevando o padrão de comportamento corporativo como o certo a ser feito e como uma estratégia efetiva de longo prazo. Cinco áreas principais são avaliadas: ética e conformidade, cidadania e responsabilidade corporativa, cultura de ética, governança e liderança, e inovação e reputação.

bottom of page