top of page

Seal Sistemas apresenta tecnologias para otimizar operações e experiência do cliente no varejo

Soluções incluem automação de precificação e check-out, monitoramento de itens nas gôndolas em tempo real e até robô que atende clientes com apoio da IA.


Soluções tecnológicas que digitalizam diversas etapas e atividades do varejo e de toda a cadeia de distribuição estão entre as diversas tendências demonstradas na APAS Show 2023, que realizada em São Paulo (SP) entre 15 e 18 de maio. Na ocasião, a Seal Sistemas – maior integradora de soluções de mobilidade do Brasil e líder nacional em computação móvel para a cadeia de abastecimento – exibe soluções que compõem a sua gama de serviços dedicados ao varejo 4.0, conceito que introduz novas tecnologias ao processo de compra, equilibrando loja física e canais digitais.


Na 37ª edição do maior evento de alimentos e bebidas das Américas, a Seal Sistemas demonstra tecnologias avançadas que otimizam a precificação e a comunicação personalizada de ofertas e promoções; e realizam o monitoramento em tempo real de gôndolas para combater o risco de ruptura (quando faltam produtos nas prateleiras). Há até mesmo um robô, desenvolvido pela Temi Brasil e chamado de Robô Temi, que realiza o atendimento ao cliente de forma autonomia e com o apoio da inteligência artificial -- como mostra esse vídeo.

Também há o self-checkout, caixas de autoatendimento intuitivos e manuseados pelo próprio cliente; ferramentas que realizam a gestão à distância de dispositivos móveis usados na intralogística (em estoques e centros de distribuição) e por fretistas em campo; e o VRAIL, um recurso visual avançado que exibe conteúdos promocionais ricos e sincroniza campanhas entre diferentes canais.

“A tecnologia ocupa um papel crucial para ampliar a eficiência operacional, criar diferenciais competitivos e atender à crescente demanda gerada pela maior integração com o e-commerce, diante de novos hábitos de consumo. A APAS Show é o fórum ideal para demonstrar as soluções avançadas que fazem parte do nosso portfólio e que apoiam a transformação digital do varejo no Brasil”, diz Wagner Bernardes, CEO da Seal Sistemas.

Também estão entre as soluções da companhia as etiquetas eletrônicas, que levam maior assertividade à definição e atualização de preços de forma remota e em tempo real. Elas têm integração direta com o ERP (software de gestão) e o PDV (software utilizado na frente de caixa) e garantem 100% de correção nas informações do produto entre a gôndola e o checkout, minimizando erros e prejuízos.

Também chamadas de Electronic Shelf Labels (ESLs), essas tags possuem diferentes tamanhos e recursos que facilitam a comunicação por meio de digital signage – uma forma otimizada e atrativa de transmitir mensagens e vídeos por meio de telas digitais. Com isso, são utilizadas diversas cores para dar maior ênfase a campanhas que envolvem ofertas e promoções. A solução é também omnichannel, apoiando a integração entre as vendas físicas e online ao poder interagir com o smartphone do consumidor.

IA aplicada nas gôndolas


A Seal Sistemas também exibe o Captana, uma tecnologia que identifica automaticamente a ruptura da gôndola, além de sinalizar eventuais erros na localização de cada item. Para isso, a solução desenvolvida pela francesa SES-imagotag utiliza minicâmeras de alta precisão que operam em conjunto com as etiquetas eletrônicas por meio da inteligência artificial. O objetivo é monitorar a situação da gôndola em tempo real, assim como a disponibilidade dos produtos associados a essas ESLs.


Já a Seal Connect, unidade de negócios de IoT (internet das coisas), demonstra tecnologias que atendem a necessidades dos varejistas de ponta a ponta. Essas soluções incluem câmeras com analytics para o varejo, com mensuração de áreas quentes, comportamento de consumo e contagem de fluxo, além de inventário têxtil com RFID (identificação por radiofrequência).

O Seal Care, área de sustentação de projetos, traz soluções de suporte preditivo e corretivo, com funcionamento 24 horas por dia e 7 dias por semana. Já a Seal Logistics, unidade de negócios focada em consultoria e implementação de soluções logísticas, apresenta tecnologias avançadas que transformam a cadeia de suprimentos por meio da digitalização, combinando o uso de softwares com consultoria estratégica.

A APAS Show 2023 é realizada no Expo Center Norte e reúne as maiores empresas da cadeia produtiva nacional, com o objetivo de impactar diretamente lideranças do setor, com foco em gerar negócios e networking.

Comments


bottom of page