top of page

Startups: Os desafios da busca por investimento

Essas dúvidas inquietam qualquer empreendedor no Brasil


Quando uma startup deve buscar recursos no mercado? Quanto levantar? A quem recorrer? Essas dúvidas inquietam qualquer empreendedor no Brasil. O acesso a capitais ainda é um dos maiores desafios para o sucesso de negócios emergentes.

Antes de buscar recursos no mercado, o empreendedor deve ter em mente que a sua empresa precisa estar preparada a responder as questões que importam aos investidores potenciais. As dúvidas são triviais tanto quanto devem ser as respostas.

Preferencialmente, a busca por um investidor deve acontecer quando a empresa já possui potencial de crescimento à frente, não quando ela precisa de aportes para sobreviver. O investidor não é para ser visto como um salvador, e, sim, como uma ponte para um objetivo maior.

A quem recorrer?

Aceleradoras: Existem diversas aceleradoras de startups no Brasil. Elas são soluções para negócios em estagio inicial e que ainda demandam aconselhamento profissional e algum aporte de recursos para provar o seu modelo de negocio.

Investidores Anjo: São boas opções para startups que já provaram o modelo de negocio e precisam da experiência e do funding do investidor para impulsionar seu plano de negócios.

Fundos de Venture Capital: Tais instituições buscam oportunidades mais maduras, em que o aporte mais expressivo de investimentos pode significar a perda de uma fatia maior da participação do negocio.

Cada tipo de investidor tem seu próprio critério de avaliação, mas em linhas gerais todos acabam passando pelos mesmos pontos. Os mais comuns são os seguintes:

Diferencial

Qual o problema que a empresa se propõe a solucionar? Por que ela tem uma solução melhor ou mais original que a dos concorrentes?

Tamanho do Mercado

O mercado é grande o suficiente para a empresa atingir um tamanho considerável e retornar o capital investido?

Equipe

Para o negócio funcionar e ter sucesso, mais vale a experiência e capacitação da equipe fundadora que uma ideia brilhante. Ideias mudam e são copiadas, modelos de negocio muitas vezes se mostram ineficientes, mas uma boa equipe sempre saberá achar uma oportunidade para cada problema.

Modelo de Receita Como a empresa fará dinheiro? A receita é recorrente, permitindo um cash flow contínuo, ou apenas acontece uma vez?

Aquisição de Clientes

Como a empresa adquire os seus clientes? Qual o custo de aquisição do cliente?

Tração e Projeção Esse ponto é fundamental para uma abordagem bem sucedida de investidores. A empresa deve mostrar em indicadores o que já realizou, com o histórico da receita mensal, as taxas de crescimento, as projeções e as expectativas.

Capitais

Passado por todos esses pontos, a empresa deve avaliar, conscientemente, qual o aporte de recursos de que precisa. Se pedir pouco, poderá ficar sem caixa no meio do caminho. Se pedir muito, poderá perder a oportunidade com o investidor ou ter de entregar uma participação maior do negocio. O ponto de equilíbrio sai da relação entre o bom senso e o potencial de crescimento da empresa.


Por Bernardo Machado, é referencia em Venture Capital no Brasil, tendo atuado, desde 2011, como empreendedor, investidor e palestrante em diversos eventos.

bottom of page