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Varejistas impulsionam Transformação Digital com assinatura eletrônica

Atualizado: 25 de jun. de 2020

Contribuindo para a economia de tempo, dinheiro e aprimorando a experiência do consumidor em lojas físicas e digitais, a assinatura eletrônica é aliada do varejo para ganhar diferencial competitivo

O setor varejista no Brasil vem crescendo ano após ano. Segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgados em janeiro deste ano, a atividade no comércio subiu 2,8% no ano de 2018, se comparado com o mesmo período de 2017. Unindo esse cenário à mudança de comportamento dos consumidores devido a era digital, oferecer uma melhor experiência e agilizar processos virou prioridade para o sucesso dos negócios.


Com a Transformação Digital, o varejo sofreu diversos impactos e foi obrigado a evoluir no que diz respeito à inovação tecnológica. Porém, isso não tem se dado simplesmente com inovações em pontos de vendas, criação de e-commerce e aumento das vendas on-line, mas também no gerenciamento eletrônico de transações e em relacionamento com fornecedores e parceiros.


Se por um lado as tecnologias permitem que as empresas ofereçam melhores experiências aos seus públicos, há também o desafio de aperfeiçoar processos do dia a dia. Cada vez que um contrato de fornecedor necessita ser renovado, quando um consumidor precisa assinar algumas folhas de papel na loja para retirar um produto, ou cada vez que é necessário assinar um documento para receber ou enviar quaisquer mercadorias, o tempo perdido com impressoras, scanners, filas, gavetas, motoboys, correios, falhas de preenchimento e perda de material é imensurável.


Pensando nessa realidade, a DocuSign, empresa líder em assinaturas eletrônicas, oferece a solução ideal para impulsionar a Transformação Digital no varejo, seja ele físico ou digital, gerando agilidade nas operações e economia para as empresas. Com o uso da assinatura eletrônica, lojas de todos os tipos podem centralizar a gestão de seus documentos e processos de acordos, sejam operações de caixa, garantia estendida, confirmação de pedidos, ou mesmo compra de produtos, entrega de mercadorias, contratação de funcionários e contrato com fornecedores.


A partir da implementação da solução, a experiência de consumo também é impactada positivamente, uma vez que a marca passa a apresentar uma experiência totalmente diferente ao comprador, sem pilhas de papel ou mesmo sem a necessidade de ir até uma loja física e assinar dezenas de vias diferentes para conseguir realizar uma simples compra.


De acordo com Gustavo Brant, vice-presidente de vendas da DocuSign na América Latina, o setor varejista ganha muito com a decisão de adotar soluções baseadas em funcionalidades tecnológicas. “Atualmente, faz-se necessário manter uma atenção especial às novidades para estar sempre à frente da concorrência. A DocuSign oferece agilidade e diferencial competitivo aos varejistas, que passam a gerir melhor seus negócios a partir de um maior controle de seus contratos, além de permitir que assinem documentos a qualquer momento e em qualquer lugar, usando um dispositivo móvel”, comenta.


Ao mesmo tempo em que oferece mecanismos para as empresas se tornarem mais organizadas e ágeis, a assinatura eletrônica permite também que os estabelecimentos contenham despesas, já que reduz o uso de papel, impressões e transportes de documentos físicos, além de contribuir com a ampliação da receita, uma vez que o tempo gasto com essas atividades burocráticas podem ser revertidos para o desenvolvimento dos negócios.


Com as integrações disponíveis na DocuSign, varejistas podem localizar informações de clientes em diversas plataformas, como Salesforce, Dynamics, SAP Dropbox, Google Drive, entre outras aplicações, possibilitando o envio de diversos materiais assinados eletronicamente e o monitoramento dos status de cada contrato dentro de seu ciclo e até enviar notificações ou lembretes para os responsáveis pelas assinaturas. “Com a DocuSign, nossos clientes conseguem contemplar toda a jornada administrativa de uma loja, fomentando a redução de gastos mensais com burocracias, além de praticamente extinguir o uso de papel”, finaliza Brant.


A DocuSign, além de atingir a digitalização de processos, também impacta o cotidiano do varejista, contribuindo para a agilidade, organização, segurança, eliminação de erros e relação do cliente com sua vivência no ponto de venda, fatores que tanto causaram problemas em outros tempos.

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