Via Varejo investe em transformação digital com a segurança e confiabilidade das soluções Fortinet



A Via Varejo, uma das maiores varejistas no setor de eletroeletrônicos, procurou a Fortinet, líder em soluções de cibersegurança amplas, integradas e automatizadas, com a missão de fomentar o crescimento digital da empresa, considerando todos os aspectos do mercado para entregar uma experiência mais rica para todos seus clientes e alcançando efetividade nos custos e maior segurança de dados.


Nas primeiras substituições de firewall geradas pela parceria, a equipe da Via Varejo alcançou grandes melhorias no trabalho, principalmente na robustez dos equipamentos. Foram realizadas implementações dos FortiGate no datacenter da companhia em São Caetano do Sul e outro em Hortolândia, ambas no estado de São Paulo, também foi implementada a solução FortiManager que auxiliou nas melhorias de controle de rede dados e a saída de WIFI nas lojas físicas.


"Com mais de mil lojas no país, a Via Varejo entende a necessidade de ter FortiGate em todas suas unidades e a facilidade oferecida pelo FortiManager para administrar tantos pontos de rede de forma mais ágil e prática", comentou Cristiano Dianese, Gerente de T.I e segurança da Via Varejo. "Outra grande vantagem oferecida pela Fortinet é a proximidade, com o apoio da Secureway, parceiro da Fortinet para a Via Varejo, os quais estão sempre prestando todo suporte e estão juntos com uma capacidade técnica excepcional. Este tipo de atenção não é algo que se encontra em outras empresas", completa o executivo.


Com uma estrutura que conta com cerca de 50 mil funcionários e inúmeros parceiros

externos, a Via Varejo tinha como objetivo acompanhar a transformação digital exigida pelo mercado, melhorar a sua segurança interna e externa dos dados da empresa e clientes, e com a Fortinet conseguiu atender todas suas premissas de melhorias, o que gerou ótimos resultados em duas ocasiões.


Neste primeiro ano da Via Varejo com as soluções de NGFW da Fortinet foi percebida a efetividade dos FortiGate durante um período de alto volume de acessos devido à Black Friday. Em quatro dias (de quinta-feira a domingo), o volume de vendas foi equivalente a 20 dias de vendas normais. Foram mais de 3 milhões de requests de robôs bloqueados, além de inúmeros registros de ataques sofridos e tentativas de fraudes do sistema. Mesmo com o alto número de acessos, os FortiGate mantiveram alto desempenho e a segurança esperada sem apresentar problemas.


Outra situação que foi destaque nesta parceria foi um caso de ataques internos nos equipamentos da empresa. Com o suporte da Fortinet e da parceira Secureway foi possível localizar, por meio do IPS, quais eram as fontes dos eventos e, assim, interromper todos os ataques de forma efetiva.


"Na Via Varejo sempre estamos atentos à segurança, tanto interna quanto de nosso cliente final. Como temos muitos colaboradores, clientes e parceiros, manter todos os dados em segurança é fundamental para o sucesso dos negócios. Com as soluções Fortinet, os FortiGates e FortiManager, conseguimos bloquear mais de 3 milhões de requests de robôs. Nós sofremos muitos ataques e tentativas de fraude que geram um grande risco, por isso precisamos de soluções e todo o suporte para estarmos realmente protegidos. As soluções da Fortinet nos entregam tudo isso", disse Dianese.


Por conta da transformação digital, a Via Varejo buscou soluções para evoluir de forma consciente e segura, pois para a empresa a proteção de sua rede e principalmente de seus clientes é uma das coisas mais importantes e fundamentais. Com o suporte da Fortinet, os impactos mais relevantes em seus negócios foram:


  • Maior confiabilidade e defesa física dos devices;


  • Maior robustez dos equipamentos, registrando maior capacidade de processamento em período de alta demanda de compras, como a Black Friday;


  • Melhoria na proteção de dados da base de clientes e na rede de internet, além da internet disponível nas lojas;


  • Melhoria na qualidade do serviço do dia-a-dia para o público interno devido à rapidez da conectividade;


  • Melhoria no controle e gestão dos NGFW de todos os datacenters e na proteção da rede;


  • Aumento na confiança com a segurança dos equipamentos gerada pela prestação de serviço e proximidade e disponibilidade da Fortinet com a Via Varejo;


  • Maior agilidade na resolução de problemas e prevenção de ataques e fraudes nas lojas físicas.


Segundo Dianese, desde o início da parceria até hoje não foram registrados problemas nos equipamentos Fortinet e o índice de disponibilidade dos FortiGate é de 100%, entregando performance, desempenho e segurança para toda rede da empresa varejista, com soluções capazes de suportar volumes exorbitantes de acessos como durante a Black Friday, elevando à equipe de TI da Via Varejo maior tranquilidade e controle e reforça que há planos de melhorias a serem implementados.


"Pretendemos fazer, a partir de agora, a implementação de NGFW de loja em todas as nossas unidades. Então, já realizamos alguns testes e temos duas lojas rodando estas soluções de cibersegurança. Já conseguimos resultados muito positivos, que nos deram o controle de todos acessos. Isso é muito importante porque na loja física, além de todos os sistemas, temos também o controle de acesso de internet livre (Wi-Fi) para uso dos clientes. Queremos avançar cada vez mais nessa questão de segurança e estamos sempre atentos com a segurança de nossos colaboradores e de nossos clientes", adicionou o gerente.