top of page

5 maiores desafios que surgiram no mercado de trabalho

Confira como lidar com os desafios das novas tendências e realidades do mercado de trabalho que vem aliando a tecnologia ao trabalho humano.

A sociedade se transforma a todo momento em diversos aspectos e contextos. Um dos segmentos que reflete isso é o mercado de trabalho, que vem sofrendo transformações ao longo dos anos, principalmente com a ascensão da tecnologia, que após a pandemia se fez imprescindível por contas das novas formas de trabalho. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, a tecnologia e as máquinas não substituirão o trabalho humano, mas serão aliados, apenas adaptando atividades para que possam dividir o mesmo espaço de trabalho.


Dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Brasscom), preveem que o setor de TI deve gerar mais 420 mil vagas até 2024.


“O mercado brasileiro apresenta um déficit de profissionais com conhecimento em tecnologia, e isso deve-se à junção da falta de qualificação profissional e falta de entendimento no que se refere ao verdadeiro papel da tecnologia no mercado de trabalho. A tecnologia surgiu para inovar os moldes de trabalho. O tempo está passando e o que vemos é que a tecnologia aliada a um bom e qualificado trabalho humano é essencial para uma maior eficiência nos negócios atuais”, explica Ricardo Kremer, Head de Produto na Senior Sistemas, empresa referência em soluções tecnológicas para gestão empresarial.


Mecanismos de automação se tornam cada vez mais acessíveis e populares à medida em que a tecnologia avança. Com isso, é fundamental compreender e estar preparado para os desafios que podem surgir. Confira tendências tecnológicas do mercado e entenda como essas inovações estão modificando as atividades empresariais.


Contratação online


Processos de contratação podem muitas vezes apresentar problemas na agilidade e dinâmica das etapas, principalmente quando métodos ultrapassados são utilizados. Com a ampliação do acesso à tecnologia, e o surgimento dos serviços de contratação online como o Colabbe, ferramenta de admissão digital da Senior, as empresas tornaram a admissão de novos colaboradores um processo ágil e digital.


“Além de armazenar todos os documentos dos colaboradores na nuvem, reduzir o tempo de execução dos processos de admissão, eliminar a necessidade de deslocamento para a coleta ou entrega de documentos, personalizar o processo de acordo com o tipo de contratação desejada, e qualificar documentos no eSocial, a comunicação entre o novo colaborador e o RH da empresa também é facilitada”, detalha Kremer.


Anywhere office


Uma das tendências do mercado de trabalho atual, que ganhou força sobretudo durante a pandemia, mas que vem se tornando cada vez mais recorrente nas empresas, é o trabalho híbrido, formato de trabalho que consiste na execução de tarefas de forma remota, muitas vezes no ambiente doméstico. E um dos maiores desafios do trabalho híbrido que a tecnologia precisou intervir é justamente a gestão do ponto.


“A solução para gerenciar a jornada de trabalho com segurança e ainda reduzir custos, dando autonomia para os colaboradores e gestores no processo de ponto durante o trabalho híbrido, foi a adoção de novas tecnologias em gestão do ponto. Este tipo de tecnologia aumentou em 60% a produtividade da gestão do ponto, reduzindo as solicitações de ajuste após o fechamento das horas, flexibilizando a automação das diferentes definições sindicais, possibilitando uma gestão efetiva do passivo trabalhista, e ainda reduzindo custos com a assinatura eletrônica do ponto”, comenta Kremer.


Cadência de gestão


Um dos pontos mais abordados entre gestores e colaboradores é o ambiente de trabalho. A busca por um ambiente saudável requer relacionamentos colaborativos, onde a comunicação é clara e potencializada por um alto número de feedbacks. De acordo com pesquisas do GPTW, Great Place to Work, o índice de confiança dos colaboradores aumenta substancialmente conforme o número de feedbacks que recebem, chegando a 91 o índice de confiança daqueles que recebem quatro ou mais retornos relacionados aos seus desempenhos.


“Existem diversas soluções de tecnologia que podem ajudar na busca por um ambiente de trabalho saudável. O mercado oferece desde soluções como redes sociais corporativas que trabalham a colaboração e a comunicação dentro da empresa, até o Waapi, nosso aplicativo que vem transformando a forma como se dá e recebe feedback dentro das empresas”, comenta o Head de Produto da Senior Sistemas.


Auto-serviço a favor do RH

Para que os resultados das empresas possam ser potencializados, gestores e colaboradores precisam trabalhar em sintonia, com dados na palma da mão e o RH, por sua vez, precisa de tecnologias que forneçam estas informações para as pessoas, para focar seu tempo no negócio.


“Com ajuda de tecnologia de ponta, como a Sara, o chatbot da Senior no WhatsApp, o atendimento ao colaborador é automatizado e simplificado, democratizando o acesso à informação, possibilitando que gestores tomem decisões baseados em dados em todos os níveis hierárquicos, e automatizando processos de atualizações cadastrais e planejamento de férias”, pontua Ricardo.


Benefícios flexíveis


As palavras mais utilizadas no contexto profissional atual são flexibilidade, adaptação e criatividade. Formatos de trabalho que atendem necessidades específicas e flexibilizam os processos de acordo com cada colaborador tendem a se tornar uma exigência no mercado de trabalho atual.

bottom of page