Ansiedade e Carreira: como lidar com as expectativas profissionais


Considerado um dos grandes vilões dos tempos modernos, a ansiedade vem cada vez mais assolando milhares e milhares de brasileiros.


São as dívidas, a família e agora mais do que nunca as expectativas profissionais.

Segundo um relatório das Nações Unidas (ONU), o mundo do trabalho como nos conhecemos hoje está com os dias contados.


Entramos na era do V.U.C.A. (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade).

Precisamos estar prontos para o inesperado, sem apego à um caminho predefinido, abertos para mudanças imprevisíveis, à complexidade das situações e a capacidade de se flexibilizar para lidar com a diversidade e às inovações.


Agora, considerando que o país está no rol dos países com maior número de pessoas na América Latina, o que fazer?


Busque sempre estar atualizado e atento ao que está acontecendo no seu setor e na sua empresa. Marque conversas, cafés, almoços ou qualquer outra coisa com o seu gestor. Quando a expetativa está alinhada e estamos cientes do cenário macro temos condições de lidar com as situações.Mantenha sempre a sua empregabilidade. Não é porque você adora o seu trabalho que o seu LinkedIn e o seu CV não podem estar atualizados. Estar atento ao mercado de trabalho e à potenciais oportunidades não é traição à empresa e não faz mal a ninguém.


Acima de qualquer outra coisa foque no presente. No que você tem agora e no que você precisa fazer para continuar evoluindo como pessoa e profissional.


A ansiedade nada mais é que a sua cabeça estar em excesso no futuro, agora você só pode construir o seu futuro agora!


Bom exercício!


Por Thais Lima, estrategista, desenvolvedora de carreiras e coach.