top of page

BID Lab lança programa Gateway para escalar startups da América Latina e do Caribe nos EUA

Programa funcionará como ponte entre os dois hemisférios, facilitando que as empresas dos Estados Unidos encontrem oportunidades no sul.


O BID Lab, laboratório de inovação do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e TechnoArt, plataforma global para o crescimento de startups de tecnologia, lançam Miami LAC Gateway, o primeiro programa desta aliança projetado especificamente para empresas da América Latina e do Caribe que desejam atuar no mercado dos EUA. As empresas sediadas nos Estados Unidos que buscam oportunidades de expansão na América Latina e no Caribe também poderão se beneficiar do apoio do BID Lab e do TechnoArt.


Ao estabelecer uma base estratégica de atuação na cidade de Miami, as startups poderão expandir seus negócios aproveitando as redes de contato do BID Lab e TechnoArt. O programa facilitará as conexões dos empreendedores com investidores e startups locais, aceleradoras, prestadores de serviços e especialistas nas áreas de negócio das empresas, o que favorecerá oportunidades de crescimento e ajudará os empreendedores a obter novos clientes, identificar parceiros estratégicos e acessar capital que permita o crescimento de seus negócios. O BID Lab e a TechnoArt lançam simultaneamente a plataforma Gateway, que permite às empresas acessar um mercado global onde podem vender seus produtos online.


As empresas que desejarem participar do programa deverão demonstrar capacidade de escala, ter base tecnológica e modelo de negócios inovador, e consideração especial será dada a startups cujas equipes sejam inclusivas em termos de gênero e diversidade.


"Este programa apoia startups da América Latina e do Caribe em sua incursão no mercado dos EUA, bem como empresas sediadas nos EUA que exploram novos caminhos de entrada em nossa região. A Gateway criará impacto ao unir as Américas, o que abrirá oportunidades de investimento e novas maneiras de apoiar o crescimento de ecossistemas inovadores", disse Irene Arias Hofman, CEO do BID Lab.


Por sua vez, Tristan Jehna, GP da TechnoArt, acrescentou que “estamos ansiosos para conhecer as novas empresas e apoiá-las com nossas conexões na região. Acreditamos que este programa abrirá novas oportunidades de crescimento tanto para as empresas sediadas na América Latina e no Caribe como para o ecossistema regional de Miami. Estamos muito satisfeitos em facilitar esta iniciativa emocionante."


O impulso econômico e tecnológico de Miami e seus numerosos pontos em comum com a América Latina e o Caribe apresentam um cenário ideal para conectar a capital e a experiência dos Estados Unidos com o talento emergente e a inovação da América Latina e do Caribe. O programa também abre oportunidades para a cidade de Miami, que se beneficiará com a construção de pontes com o sul, facilitando a atração de mais investidores e capitais e a expansão de suas empresas de tecnologia. Segundo relatório publicado pelo BID Lab, as startups de Miami que decidiram se comprometer com a internacionalização criam mais valor do que aquelas focadas exclusivamente no mercado doméstico.


“No condado de Miami-Dade, um centro de tecnologia e inovação em crescimento nos EUA, damos as boas-vindas ao programa Miami LAC Gateway”, disse a prefeita do condado, Daniella Levine Cava. "Nosso vibrante ecossistema tecnológico e nossos fortes laços com a América Latina nos tornam o local perfeito para programas como este, que fornecem a startups e empreendedores qualificados uma base para expandir seus negócios e construir sua casa profissional em nosso inovador centro de tecnologia."


O prefeito de Miami, Francis Suárez, também parabenizou o BID Lab e o TechnoArt pelo lançamento do programa na cidade: “Esta é uma excelente oportunidade para empresas em fase de crescimento fazerem parte do ecossistema tecnológico de Miami, que está em expansão. estabelecem sua casa em Miami e agradecemos ao BID Lab e à TechnoArt por terem escolhido Miami como centro deste extraordinário programa", observou.


O programa Gateway conta com a colaboração de parceiros renomados como Mastercard, Heidrick & Struggles, Next.law de Shulman Rogers, Elis, Selina, Pérez Correa González, além de investidores regionais como Blumberg Capital, Liquidity Group, H2O, Ignia e Femsa.


Mais informações sobre o programa e as bases para participar do Miami LAC Gateway.

bottom of page