Com o aumento nas vagas de TI no Brasil, executiva do setor destaca a importância da capacitação para conquistar vagas dentro e fora do país,
Com vagas para o mercado nacional e internacional, profissionais da tecnologia da informação têm sido disputados pelas empresas, mantendo um crescimento desde 2022. Dados divulgados no mês de abril pela Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, apontam que o Brasil gerou 4.308 novas vagas de emprego no macrossetor no início de 2023. Dos últimos 13 meses pesquisados, houve crescimento em 12, demonstrando uma tendência de expansão continuada e estável. Houve também um aumento de 0,2% em relação ao fechamento do ano anterior. As informações são uma sinalização do aquecimento da área que abre cada vez mais oportunidades dentro e fora do país.
Ainda conforme as informações divulgadas pela instituição, por meio do “Monitor de Empregos e Salários 2023”, o setor de TI In House (empregos em empresas com objetos sociais distintos da Tecnologia da Informação), apresentou o maior crescimento entre os analisados, responsável por um aumento de 0,7% em relação ao fechamento de 2022, gerando 3.392 empregos.
Para Giuliana Corbo, CEO da Nearsure, empresa dedicada a relacionar talentos de TI da América Latina com o mercado norte-americano, estes números representam uma parte da grande demanda que atrai os profissionais de TI.
“O mercado de TI possui ampla demanda e alta exigência de qualificação profissional. O crescimento destas oportunidades e as vagas de emprego no Brasil, mostram que o país é um dos locais com grande concentração de talentos para as mais diversas áreas da tecnologia. Inclusive, este é um dos motivos para investirmos cada vez mais no país e na América do Sul”, explica a CEO da Nearsure, que atualmente possui mais de 75 brasileiros em seu quadro de colaboradores.
Capacitação
A tendência do aumento de demanda também é sinalizada pela pesquisa da mesma associação, apontando que as empresas devem demandar mais de 790 mil profissionais de TIC no Brasil, até o ano de 2025. Este número pode variar conforme a própria capacidade do país em formar estes novos talentos.
“A capacitação é uma das etapas essenciais para se manter neste mercado. Isso vai desde o domínio de uma língua estrangeira até as áreas técnicas exigidas. Temos iniciativas como bolsas e incentivos para jovens, mulheres, estudantes, por exemplo, pensando na melhoria de habilidades e oportunidades. É provável que muitos dos talentos que contrataremos nos próximos três ou cinco anos, estejam se preparando agora para esta oportunidade. As vagas surgem com frequência, mas é preciso estar preparado para concorrer a esses postos”, detalha Giuliana.
Sobre as exigências do mercado de TI, a CEO destaca as mais buscadas pela Nearsure, como o inglês fluente, boas capacidades interpessoais e mais de cinco anos de experiência, além de conhecimento em áreas técnicas com maior demanda, como Fullstack, Frontend e Backend, além de Java, React, SQL, Angular, C#, Javascript e .NET.
Comments