top of page

Dicas para desenvolvedores iniciarem uma carreira internacional

Profissionais de TI no exterior possuem oportunidades de crescimento, o que atrai brasileiros do setor


À medida que a indústria de tecnologia continua a se expandir e se tornar globalizada, os desenvolvedores que buscam oportunidades internacionais enfrentam um cenário mais competitivo. Essa tendência de busca por oportunidades no exterior é motivada pelas oportunidades únicas no mercado internacional e pelas diferentes dinâmicas de trabalho.


O interesse por experiências no exterior se relaciona diretamente com a tendência observada nos Estados Unidos, onde oito das dez "melhores ocupações" deste ano, de acordo com a lista anual do site de busca de empregos Indeed, também estão vinculadas ao setor de tecnologia. 


Além disso, de acordo com um estudo realizado pela Husky, houve um impressionante crescimento de 491% no contingente de profissionais que residem no Brasil e estão vinculados a empresas estrangeiras ou oferecem seus serviços a essas empresas entre 2020 e 2022. Notavelmente, a maioria desses profissionais pertence ao campo da tecnologia da informação.


Paralelamente, durante o ano de 2022, foi observado um acréscimo de 33% na procura por vistos que permitem o exercício de atividades remuneradas em países estrangeiros, com destaque para o visto EB2, entre os cidadãos brasileiros. Essa informação provém de uma pesquisa conduzida pela D4U Immigration, uma consultoria de imigração.


Para se destacar em um mercado global altamente dinâmico e desafiador, é essencial adotar uma abordagem estratégica e avançada para sua carreira. Joel Backschat, CIO da FCamara e fundador da Orange Juice, revela algumas dicas para desenvolvedores que desejam trilhar um caminho de sucesso internacional. 


Especialização estratégica

O primeiro passo é identificar áreas de especialização que estejam em alta demanda no mercado global de tecnologia. Investir tempo e esforço em dominar campos pode te levar ao destaque. 


“Identificar as áreas em crescimento, investir em conhecimento e habilidades relevantes, manter-se atualizado e adaptar sua especialização às demandas torna o profissional preparado para se tornar um ativo valioso no cenário internacional de tecnologia”, comenta o CIO.


Certificações reconhecidas internacionalmente

Busque certificações reconhecidas internacionalmente, oferecidas por empresas como a AWS, Google, Microsoft e outras. Essas certificações validam suas habilidades e podem abrir portas para oportunidades de trabalho ou projetos no exterior.


“Essa é uma maneira de estabelecer um padrão de referência global que amplia as perspectivas de emprego e oportunidades de projetos em todo o mundo. Investir no aprimoramento profissional por meio de certificações é um passo sólido para o sucesso em um mercado tecnológico”, aponta Backschat.


Aprender inglês 

Desenvolver habilidades proficientes em inglês pode marcar uma grande diferença em sua trajetória na área de tecnologia. A fluência no idioma se torna um diferencial significativo para candidatos em busca de oportunidades em empresas estrangeiras ou com operações globais, uma vez que a grande maioria das atividades profissionais envolve o uso de terminologia técnica em inglês. 


Iniciativas como a Orange English, promovida pela Orange Juice, comunidade tech patrocinada pelo Grupo FCamara, podem servir como um primeiro passo para aqueles que desejam começar seus estudos. Na Orange English, são realizados encontros semanais voltados para a prática de conversação em inglês, por meio de conversas informais, jogos e dinâmicas, de maneira descontraída, e não é necessário ter fluência prévia no idioma.


Gestão de marca pessoal online

Mantenha suas redes sociais e seu perfil no LinkedIn atualizados e bem gerenciados. Seu perfil online é, muitas vezes, a primeira impressão que os empregadores ou clientes internacionais têm de você; então, é melhor que seja um bom cartão de visitas.


Portfólio sólido

Desenvolver projetos significativos e criar um portfólio que impressione é fundamental para chamar a atenção de potenciais empregadores ou clientes internacionais. Mostre suas habilidades em projetos variados, organize-os de maneira atrativa e demonstre como você pode contribuir de maneira única para equipes de desenvolvimento.


“Essa ferramenta não apenas prova suas habilidades, mas também narra sua história profissional de forma convincente, afinal, soluções tangíveis podem mostrar como sua contribuição afetou positivamente os negócios, melhorou a eficiência ou resolveu problemas específicos. Isso permite que os potenciais empregadores ou clientes entendam o valor que você pode agregar”, conclui o CIO. 


Vale destacar que a multinacional brasileira FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios, está oferecendo oportunidades para profissionais na área de TI, inclusive para vagas internacionais. Para mais informações, acesse o site: fcamara.gupy.io

Comments


bottom of page