Ducati consolida crescimento no Brasil

Atualizado: 11 de Jul de 2019

Ducati do Brasil registra crescimento 31,8% superior a igual período de 2018


O fechamento do primeiro semestre de 2019 comprova que a operação da Ducati no Brasil ocupa posição de destaque entre as unidades de maior crescimento da companhia no mundo. O Brasil está em evidência entre os cinco mercados da Ducati Motor Holding no mundo a registrar um crescimento superior a 30% no primeiro semestre de 2019.


O trabalho realizado nos últimos três anos elevou a companhia a assumir um novo patamar no mercado nacional. Desde que desembarcou no Brasil em 2012, é a primeira vez que a Ducati atinge números tão consistentes em receita, ampliação da rede, emplacamento e também market share.


Com isso, a Ducati do Brasil confirma sua meta de reforçar sua presença no mercado premium, fortificando sua atuação no Brasil sob bases sólidas e de longo prazo.

Com ações aceleradas e de impacto, o primeiro semestre foi de constante evolução e impulsionou a Ducati do Brasil a atingir 31,8% de crescimento em faturamento, o mais significativo dos últimos sete anos.


Já o mercado nacional de motocicletas acima de 500 cm3 de cilindrada cresceu 8,6% em igual período.


Os números superaram a expectativa do primeiro trimestre de 2019, no qual a companhia registrou 26% de crescimento em relação ao mesmo período de 2018.


Para Diego Borghi, Presidente da Ducati do Brasil, esta evolução é a consolidação de uma estratégia de otimização de recursos, foco em investimentos de resultados e principalmente o trabalho de uma equipe enxuta, mas extremamente comprometida.


Desde novembro de 2016 à frente da Presidência da Ducati do Brasil, Borghi tornou-se o primeiro CEO a comandar um time 100% local entre todas as unidades da marca no mundo. “Isto demostra o tamanho da confiança que a matriz tem no Brasil. A unidade brasileira está entre as dez mais importantes e de maior potencial no mundo. Com certeza vamos superar as expectativas. 2019 é o ano da virada”, afirma.


Em market share o resultado também foi superior aos períodos anteriores. Com 3,6% de fatia no segmento premium de alta cilindrada, a Ducati abocanha uma fatia ainda mais significativa do mercado nacional.


Em unidades emplacadas, a marca somou 596 unidades emplacadas no primeiro semestre. “Este resultado inédito é reflexo do trabalho consistente realizado pela Ducati do Brasil nos últimos três anos. Posso reafirmar que a unidade brasileira está em seu melhor momento”, destaca Borghi.


Principal Plataforma: Experiência

Com o lançamento em 2019 da plataforma internacional de experiência da marca, o Ducati Riding Experience (DRE), o Brasil passa a encorpar o grupo de mais de 10 mil motociclistas formados pela Ducati no mundo. Em apenas seis meses de operação no Brasil, a plataforma DRE já aperfeiçoou cerca de 100 novos motociclistas. O objetivo é disseminar as mais avançadas técnicas de pilotagem que só uma marca considerada um ícone das duas rodas pode proporcionar.


 “Além da consistência nas ações, temos sido persistentes ao demonstrar que é possível conquistar mercado, melhorar a rentabilidade e aumentar a capilaridade no território brasileiro. No primeiro semestre inauguramos uma nova concessionária, a Ducati Campo Grande – a primeira no projeto Audi-Ducati, e reinauguramos a concessionária Ducati em Belo Horizonte, agora sob novo comando. Ainda para este ano teremos pelo menos mais duas novas concessionárias nos estados de Santa Catarina e Espírito Santo”, detalha Borghi.


Ampliação da rede  

A Ducati inaugurou a primeira concessionária integrada no modelo Audi-Ducati no Brasil. A décima concessionária da marca italiana no País foi inaugurada no dia 21 de março na cidade de Campo Grande (MS).


O novo formato inclui um espaço exclusivo de 100 metros quadrados para motocicletas com oficina e pátio. Já a área de show room apresenta um novo modelo de exposição - as motocicletas estarão distribuídas pela concessionária ao lado dos carros da Audi, exemplificando a sinergia entre os modelos de quatro e duas rodas.


Serviços ao cliente já atinge 92% de nível de serviço

Totalizando mais de 35 mil peças, o estoque local de peças de reposição da Ducati, localizado na região metropolitana de São Paulo, atende clientes da marca em todo o Brasil. Em funcionamento há dois anos, o nível de serviço de atendimento aos clientes alcançou 92%. Os pedidos de peças são entregues, na média, em até dois dias.

Para atender localmente os clientes nas praças nas quais a Ducati ainda não possui concessionário foram abertos pontos de serviços. São oficinas credenciadas atuando nas praças de Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Caxias do Sul (RS), Cascavel (PR) e Salvador (BA).