Empresa aposta em tecnologia de pagamento para oferecer jornada de compra descomplicada e segura

Via Varejo é a primeira varejista de bens de consumo a adotar novo protocolo 3DS 2.0 em parceria com a Adyen e com a Visa


A Via Varejo, empresa que administra a Casas Bahia e o Pontofrio, começou a operar com o protocolo de segurança 3DS 2.0, em parceria com a Adyen, plataforma global de pagamentos escolhida por algumas das empresas que mais crescem do mundo, e com a Visa. A varejista é a primeira do setor de bens de consumo a adotar a tecnologia.


O novo protocolo cruza mais de 100 dados do consumidor para autenticar a compra de forma mais fluída e simples. A novidade faz parte de uma estratégia da empresa para oferecer uma experiência de pagamento descomplicada e segura para seus clientes. "Com o 3DS 2.0, esperamos não só uma maior aprovação das transações, como também maior conversão de clientes, por meio de uma experiência mais transparente, com menos atrito e que dê mais segurança", explica Orivaldo Padilha, CFO da Via Varejo.


“A Adyen aposta em tecnologia para quebrar as barreiras do mercado tradicional de pagamentos desde sua fundação, em 2006. Logo, é natural a aproximação com empresas que estejam abertas ao processo de transformação digital, como a Via Varejo", diz Tulio Gambogi, Head de Adquirência e Produtos da Adyen para a América Latina. "É esse perfil inovador que permitiu que eles sejam um dos primeiros varejistas no mercado brasileiro a adotar a nova tecnologia”, completa.


A empresa, que processa os pagamentos da Via Varejo desde em janeiro deste ano, integra o novo protocolo globalmente desde seu lançamento em setembro de 2018 na Europa e em abril de 2019 no Brasil.


Para o diretor de Meios de Pagamentos do Banco do Brasil, Edson Costa, com as pessoas em casa neste momento, os cartões de crédito e débito são fundamentais para viabilizar compras online e evitar a movimentação de papel moeda, que expõe ainda mais as pessoas ao vírus. "Estamos sempre atentos para oferecer soluções digitais que ofereçam mais conveniência e segurança para nossos clientes. Esta solução é também importante para permitir que as pessoas que não têm cartão de crédito tenham acesso ao e-commerce e suas vantagens, com segurança”, completa. 


“A adoção do 3 DS 2.0 pela Via Varejo é um grande passo para que tenhamos um ambiente de compras virtual mais seguro e para oferecer uma experiência de pagamento mais fluida para os consumidores. O novo protocolo é mais moderno, mobile friendly e inclusivo”, afirma Adriana Umeda, Diretora de Risco da Visa do Brasil.


Segurança de pagamentos


O novo protocolo de autenticação substitui a versão 1.0, que foi criado em 1999. Antes, para autenticar uma transação online, o consumidor era redirecionado para a página de seu banco, em que precisa informar dados como a senha do cartão. A ruptura da experiência muitas vezes deixava o consumidor receoso, com medo de fraudes, levando a uma alta taxa de abandono de carrinho. 


Com a nova versão, esse problema é resolvido. A tecnologia passa a analisar mais de 100 tipos de dados, que são então enviadas ao banco de forma criptografada, ajudando-o a autorizar transações com menos risco e eliminar uma etapa adicional de autenticação. O consumidor não precisa ser redirecionado para a tela do banco, podendo facilmente confirmar a sua identidade com uma senha ou mesmo com reconhecimento de digital.