top of page

Foco! Como escolher as oportunidades que valem ser exploradas?

A Flow Research Collective, empresa especializada em coaching e pesquisa dos estados de FLOW, menciona estratégias para aumentar o potencial para FLOW.


Segundo Flow Research Collective, Ben Hunt-Davis fazia parte de uma equipe de remo com baixo desempenho. Em 1998, a equipe decidiu buscar um sonho coletivo de ganhar uma medalha de ouro olímpica. Em apenas dois anos!. Para contextualizar: as oportunidades competitivas para remadores são raras; eles podem concorrer apenas 6 vezes por ano. Porém, a equipe se desafiou todas as possibilidades que surgiram com a pergunta: “Isso fará o barco ir mais rápido?” Se a proposta não fizesse o barco andar mais rápido, eles tentariam algo diferente. Gradualmente, seus resultados melhoraram. Antes que eles percebessem, seu objetivo maluco começou a parecer quase sensato.


Em 25 de setembro de 2000, Ben e sua equipe ganharam o ouro nas Olimpíadas de Sydney. Eles foram a primeira tripulação britânica a vencer este evento desde 1912.


Como Ben demonstra, com a abordagem certa, podemos realizar coisas incríveis. Mas para usar essa pergunta como filtro, você precisa saber qual é o seu barco. Pense no seu barco como a essência do que você pretende alcançar.


Depois de definir isso, você deseja filtrar todas as decisões perguntando: “Isso fará o barco ir mais rápido?”


Use isso como um ponto de inflexão na decisão. Sempre que tiver escolhas, antes de desviar a atenção questione, se a opção fará o barco ir mais rápido. Se a resposta for negativa ESQUEÇA.


Cada nova contratação, cada parceria em potencial, cada mudança de cultura da empresa… pergunte se isso fará o barco andar mais rápido?


Cada mudança de carreira, cada oportunidade, cada nova rotina…pergunte se isso fará o barco andar mais rápido?


Cada mudança na sua agenda, cada novo relacionamento, cada novo projeto… pergunte isso fará o barco andar mais rápido?


Ao longo do caminho, você provavelmente acumulou muita carga pesada. Muitos projetos, muitas interações, muitos parceiros, muitas experimentações que está diminuindo a velocidade. Enquanto isso acontece, você estará tentando virar um transatlântico ao invés de virar um simples barco. Muito esforço, muita energia e baixo resultado. FOCO, FOCO, FOCO. É o segredo de entrar em FLOW.



Por Solange Mata Machado é diretora-executiva da Imaginar Solutions empresa que trabalha com times de INOVAÇÃO, para aumentar PERFORMANCE e os resultados do processo. Doutora e mestre em inovação e competitividade pela FGV com pós-doutorado (pós-doctor) em neurociência aplicada à tecnologia pela UFMG. Engenheira elétrica com BS pela Universidade Columbia (EUA) e especialização em empreendedorismo e inovação pela Universidade Hitotsubashi (Japão), pela Universidade Renmi da China, pelo Technion – Instituto de Tecnologia de Israel, pela Universidade Yale (EUA), pela Babson College (EUA) e pela Creative Education Foundation (EUA). E contribui com o portal digital Business Leaders e palestrante do evento CIO Leaders.

bottom of page