top of page

Globant aposta no ESG com iniciativas sociais e para o meio ambiente

Promover o desenvolvimento de projetos para enfrentar desafios sociais, melhorando a qualidade de vida das pessoas, e voltadas ao meio ambiente, com a medição da pegada de carbono dos colaboradores, é a aposta da companhia por meio da sua unidade Globant Labs.


A Globant, empresa nativa digital focada em reinventar os negócios por meio de soluções tecnológicas inovadoras, tem investido em ações de ESG (em português, Ambiental, Social e Governança) por meio do Globant Labs, espaço para os colaboradores explorarem ideias, transformá-las em protótipos e torná-las realidade, contribuindo com iniciativas que façam a diferença na sociedade.


Liderado por Ivan Wolcan, diretor de Laboratórios de Inovação, e Paula Parigi, coordenadora de Laboratórios de Inovação, somente em 2021, o Globant Labs desenvolveu atividades com mais de 330 colaboradores, de Buenos Aires a Bangalore, trabalhando juntos em 35 projetos, que representam a doação de 7.300 horas do tempo para iniciativas de impacto social.


“Muitos profissionais ingressam a Labs buscando participar de projetos com impacto social: isso lhes permite ver seu trabalho traduzido concretamente em melhorias da qualidade de vida. O Globant Labs é um espaço para colocar em prática nossas habilidades, criando laços com a comunidade e nos tornando agentes de mudança”, diz Paula Parigi.

No Globant Labs são desenvolvidas soluções digitais nas áreas da Saúde, Comunidade, Sustentabilidade, Governo e Educação. Junto a outras organizações, são pensadas questões como acessibilidade, design inclusivo, uso de inteligência artificial sem preconceitos, redução da pegada de carbono, entre outros. Alguns dos projetos executados são:

  1. Plataforma para a inclusão de pessoas com deficiência: A Amankay, uma organização brasileira sem fins lucrativos e bolsista da Ashoka, tem a missão de gerar inclusão de pessoas com deficiência a nível nacional, nas verticais de educação e trabalho. No Globant Labs e em linha com o programa UnlimITed está sendo desenvolvido uma plataforma que terá como objetivo disponibilizar material de formação sobre educação inclusiva a professores e usuários. O objetivo é dimensionar práticas mais inclusivas nas escolas do Brasil para que crianças com deficiência possam ser acompanhadas em sua educação.

  2. Dale!: a experiência que era apenas em lápis e papel, virou um videogame com um jogo didático para crianças de todas as idades, que as ajuda a aprender a ler e escrever corretamente. Este jogo nasceu da necessidade de apoiar a alfabetização de meninos e meninas na América Latina em contextos de pobreza. Até o final de 2021, na Argentina, mais de 7.000 famílias já haviam baixado o aplicativo.

  3. Médicos sem fronteiras: é uma ONG que presta assistência médica a vítimas de desastres, epidemias e guerras em todo o mundo. Pelo Globant Labs foi desenvolvida uma solução digital para diagnosticar a desnutrição infantil na África, que está integrada ao programa de assistência nutricional. O aplicativo consiste em analisar imagens dos braços de crianças para determinar o grau de desnutrição. O objetivo é substituir o sistema de medição da circunferência do braço (MUAC), uma métrica obtida enrolando a fita na parte superior do braço.

  4. Combate as alterações climáticas com Footprint: Como parte do programa Be Kind to the planet, foi criado o Globers Footprint at Labs. É um aplicativo que permite aos colaboradores da Globant medir a pegada de carbono gerada pelo deslocamento para o trabalho. Esta tecnologia ajuda a empresa a reduzir o impacto ambiental compensando a emissão total para alcançar a neutralidade de carbono.

bottom of page