Big techs estão implementando em suas aplicações ferramentas de IA para customizar o tempo de produção de seus usuários
Qual profissional nunca imaginou que a análise, correção ou mesmo produção de um amontoado de dados, relatórios e outras centenas de atividades usuais e comuns no dia a dia do escritório poderiam, num piscar de olhos, serem resolvidas com apenas dois ou mais cliques?
Pois é, a Inteligência Artificial (IA), tem cada dia que passa conquistando novos espaços e facilitando a rotina de milhares de pessoas no ambiente corporativo. Não precisa ser expert no assunto para manuseio da tecnologia, pois, as big techs já estão implementando em suas aplicações ferramentas de IA que diminui tempo de produção do usuário, aumentado sua produtividade e consequentemente da equipe. Ferramentas essas que vão desde um simples copia e cola, até reprodução de áudio e imagem de algo ou alguém.
Isso tudo é viabilizado quando a ferramenta de IA é colocada em uma espécie de estudo (dados) para que aprenda tomar decisões fidedignas em dados e, a depender da solução onde ela será aplicada se retroalimentando e ficando ainda mais eficientes com o decorrer do uso pelo usuário final.
Quando analisamos isoladamente as possibilidades de uso da Inteligência Artificial, rapidamente nos entusiasmamos com todo o universo possível de realizações destas ferramentas. Entretanto, quando se trata de tratamento de dados, é importante lembrar que a segurança de dados é tão importante quanto a análise e manipulação deles. Portanto, quando se leva em consideração a rapidez que a IA vem dominando o meio tecnológico e consequentemente o mundo corporativo que faz uso das tecnologias, precisamos pensar também como serão tratados as fontes e os recursos de dados que serão utilizados, bem como nos limites de treinamento da tecnologia. Mas, este é um assunto para um outro artigo.
Por Elio de Abreu Sanguini, gerente de projetos da Business Leaders, é formado em Redes de computadores pela Universidade Nove de Julho e certificado Microsoft Certified: Azure Fundamentals.
Comentarios