top of page

INNOGANDA… sabe o que é?

INNOGANDA inspirada no time da Innosight – empresa de consultoria em inovação criada pelo Prof Clayton Christensen, que hoje tem o Scott Anthony como um dos seus principais líderes.


Em seu livro mais recente “Eat, Sleep, Innovate: make creativity an Everyday Habit” Scott Anthony aborda a INNOGANDA= INNOVATION PROPAGANDA. Ou seja, as empresas mais falam de inovação do que realmente fazem.


A questão é POR QUÊ?


Nestes últimos dois anos, em vários dos meus artigos escritos neste blog a temática é a mesma. MINDSET. As pessoas têm uma série de bloqueios relacionados ao MINDSET que simplesmente criam barreiras, inconscientes para impedir que a inovação aconteça.


No artigo publicado na Harvard Business Review em Dezembro de 2019, Scott Anthony com um time de mais 3 pessoas da Innosight propõem pequenas ações que ajudam as pessoas a se tornarem mais conscientes dos seus próprios bloqueios.


Algumas das barreiras mais vivenciadas dentro das organizações e citadas pelos colaboradores como bloqueios para inovar são:


1 – Falta de tempo (não existe espaço para se dedicar ao minaste de crescimento, existe um reforço contínuo para o minaste fixo

2 – Fazer diferente não resulta em benefícios, somente custos…às vezes gera até em punição.

3 – Falta de capacidade para inovar

4 – Falta infraestrutura para transformar ideias em ação


Porém, o bloqueio mais pernicioso dentro das organizações é a INÉRCIA. Negócios estão programados para entregar o previsível, o confiável e resultados… este é exatamente o PROBLEMA.


Tentar superar os 4 bloqueios mencionados anteriormente pode ser uma perda de recursos e uma grande frustração, se a inércia não for tratada adequadamente. INÉRCIA é sinônimo de MINDSET.


Para mudar a forma de pensar, agir e sentir, a Innosight propôs a criação de pequenas AÇÕES que revertem os status quo. Estas ações precisam ser simples, divertidas, mensuráveis, práticas, permitam reforço e consistentes (Muitos critérios! kkk)


Dois exemplos destas ações foram citadas no artigo da HBR:


MOJO -ação proposta no banco DBS para aumentar eficiência das reuniões. MO= meeting owner = dono da reunião, e JO= joyful Observer = observador divertido. MO garante que a reunião tem agenda clara e começa e termina no horário marcado. JO encoraja e dá voz a todos durante a reunião. Pode, por exemplo, solicitar que todos deixem seu celular em uma pilha na mesa. Também pode dar feedback para o MO sobre a condução da reunião. Todas as salas têm lembretes que reforçam o mindset de crescimento. O banco estima que teve um ganho de 500.000 horas de economia de tempo dos seus colaboradores, além de ter tido 40% a 90% de aumento na participação dos colaboradores durante as reuniões.


DARE TO TRY – (ouse tentar) ação proposta pelo grupo TATA indiano. Todos os anos a empresa celebra as realizações de inovação. O DARE to TRY é um troféu cobiçado no grupo. Ele reconhece um time que fracassou inteligentemente. Hoje, além de ter uma grande visibilidade dentro do grupo, o DARE to TRY reconhece e premia centenas de aplicações de inovação. Além de promover o comportamento inovador, a capacidade de correr risco e a tolerância ao fracasso.


Atenção! copiar estas ações sem entender se elas têm uma ligação efetiva com o dia-a-dia das pessoas pode criar uma INNOGANDA. Propaganda enganosa da inovação.


A mudança de MINDSET não acontece da noite para o dia. Ela é pessoal e intransferível. O adulto precisa vivenciar para mudar. Ter persistência, aprender a errar para aprender e voltar a ter o espírito que todas crianças têm: ser curioso e criativo!


As etapas para gerar ações que segundo a INNOSIGHT, quebra os hábitos organizacionais que resistem à inovação, mudando o MINDSET são:


1 – Identificar quais são os principais traços de comportamento que a empresa busca desenvolver como por exemplo, ser ÁGIL, obcecada pelo CLIENTE, direcionada por DADOS e APRENDER continuamente.

2 – Identifique na empresa comportamentos que resistem a estes NOVOS COMPORTAMENTOS.

3 -Crie as AÇÕES. Convoque grupos multifuncionais, de várias áreas da empresa para ajudar neste processo. Escolha as ações que sejam simples, divertidas, mensuráveis, práticas, permitam reforço e consistentes.

Voilá! simples… agora é como VOCÊ!


A IMAGINAR SOLUTIONS é uma empresa que trabalha há mais de 20 anos nos processos de inovação. Desenvolvendo projetos e treinando time neurocientificamente diversos para aumentar PERFORMANCE e os resultados da INOVAÇÃO. Entre em contato: solange@imaginarsolutions.com.br.


Por Solange Mata Machado é diretora-executiva da Imaginar Solutions. Doutora e mestre em inovação e competitividade pela FGV com pós-doutorado (pós-doctor) em neurociência aplicada à tecnologia pela UFMG. Engenheira elétrica com BS pela Universidade Columbia (EUA) e especialização em empreendedorismo e inovação pela Universidade Hitotsubashi (Japão), pela Universidade Renmi da China, pelo Technion – Instituto de Tecnologia de Israel, pela Universidade Yale (EUA), pela Babson College (EUA) e pela Creative Education Foundation (EUA). E contribui com o portal digital Business Leaders e palestrante do evento CIO Leaders.

bottom of page