Novas fraudes no e-commerce: como diferenciar agentes de IA legítimos de ameaças
- Redação

- há 37 minutos
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Agentes de IA trazem novas vulnerabilidades e exigem que os varejistas busquem tecnologias de proteção mais avançadas

A popularização das ferramentas de inteligência artificial generativa está transformando a economia, e a chegada dos agentes de IA muda o cenário do comércio eletrônico. Os benefícios aos consumidores criam um novo desafio para os varejistas: distinguir humanos de bots e, dentro dos bots, separar os agentes legítimos dos maliciosos – uma distinção complexa, porque ambos são similares em muitos aspectos. A Signifyd, líder em proteção e prevenção de fraudes para e-commerce por meio de inteligência artificial, explica como as lojas podem se preparar e como suas soluções protegem contra os diferentes tipos de fraudes e abusos no comércio eletrônico.
IA aplicada à lista de compras
A agentic AI está entrando para a lista das tecnologias recentes que rapidamente passaram a fazer parte do cotidiano dos consumidores, trazendo o poder da inteligência artificial em agir de forma autônoma para realizar uma tarefa, como por exemplo, planejar uma viagem. No Brasil, já é possível usar agentes de IA para diversas atividades, incluindo reservar um restaurante, fazer compras de mercado ou em lojas online – isso é chamado agentic commerce. Esses agentes identificam produtos, monitoram preços e condições de compra, e avisam o consumidor quando encontram as melhores oportunidades.
O resultado é uma experiência no ápice do comércio sem fricção, oferecendo uma jornada de compra automatizada mais rápida, eficiente e personalizada. “É uma transformação muito grande na forma como as compras acontecem”, afirma Xavi Sheikrojan, diretor de inteligência de risco da Signifyd. “Esses agentes vão decidir, comprar e até concluir o checkout em nome dos clientes.” A mudança aponta para um rápido crescimento: uma pesquisa feita nos EUA pela Bain & Company, em parceria com a ROI Rocket, mostrou que 72% dos consumidores conhecem a IA, e a maioria confiaria em agentes de IA para completar compras.
Como se proteger de novas ameaças
Por outro lado, isso também coloca aos varejistas um novo desafio: como diferenciar os agentes de IA usados para realizar compras legítimas daqueles utilizados para tentar realizar compras fraudulentas, que colocam em risco os ganhos das lojas virtuais? Se combater ataques não humanos já era uma realidade que exigia sistemas antifraudes mais modernos, agora há uma nova camada neste desafio, com compras feitas por bots que precisam ser verificadas entre legítimas ou tentativas de fraudes. As equipes de prevenção e gestão de riscos terão que treinar seus times e modelos de machine learning para reconhecer agentes de IA confiáveis, capazes de realizar compras em nome de clientes reais e, assim, não somente manter a proteção ao comércio eletrônico, mas também garantir a experiência dos consumidores adeptos ao agentic commerce.
Segundo especialistas da Signifyd, os lojistas precisarão criar duas jornadas de compra: uma para humanos e outra para agentes de IA. Da mesma forma, terão que aprender a diferenciar os sinais que caracterizam o comportamento de humanos e robôs, mas distinguindo também entre os novos sinais dos bots legítimos em comparação com os bots fraudadores, um grande desafio considerando que o comportamento de ambos os tipos de robôs tem muitos aspectos similares.
“Essa é uma dificuldade que precisa ser solucionada rapidamente. Recusar todo e qualquer pedido que demonstre sinais de automatização não é uma saída. Com o comércio agêntico crescendo, negar compras somente porque estão sendo feitas por bots resultará em falsos positivos, causando a perda de vendas e receita aos e-commerces” diz Gabriel Vecchia, Country Manager para o Brasil da Signifyd.
Como a Signifyd usa IA na proteção contra ameaças de IA
Usando uma combinação de IA, escala de dados e modelos de aprendizado de máquina sofisticados, a Plataforma de Proteção para E-commerce da Signifyd é uma solução robusta para lidar com diversos tipos de ameaças de atores maliciosos, humanos ou não.
Os agentes de compra apresentam comportamentos diferentes dos humanos, mas na era do agentic commerce, isso não necessariamente significa fraude. Identificar esses padrões permite compreender quem está realizando a compra e qual é a sua real intenção, mesmo que seja um agente automatizado.
A Rede de E-commerces da Signifyd ajuda a proteger os varejistas com inteligência baseada em milhões de transações diárias em todo o mundo. Impulsionada por IA, ela estabelece uma linha de base de comportamento, que é atualizada constantemente por sinais comportamentais e transacionais. Este combo tecnológico fornece insights sobre os metadados dos agentes de compras, analisando sua intenção e diferenciando entre automação aprovada por humanos e bots maliciosos.
As atualizações em tempo real de uma rede global de e-commerces permitem aos modelos que identificam intenção aprenderem continuamente com os novos padrões de ataque e com a evolução dos comportamentos dos compradores. Isso dá aos varejistas contextos importantes em cada compra, combinando o reconhecimento de padrões globais com insights de transações individuais. É possível analisar informações como:
Se uma transação é consistente com o comportamento dos compradores;
As preferências e padrões de autorização anteriores;
Se a transação aponta para um comportamento fora do comum e de risco.
Comportamentos em devoluções de compras online para gestão flexível e mais eficiente
“Todos os sinais apontam para o fato de que o comércio agêntico não é um cenário tão distante, mas uma realidade que já começou para as IAs. Por isso, os varejistas precisam começar a reunir os elementos para se protegerem agora”, completa Gabriel.
Unir sistemas de proteção com IA e machine learning a uma intervenção humana preparada para treinar a diferenciar os bons dos maus agentes, como as soluções da Signifyd, é o caminho para atender as necessidades do mercado e preparar os lojistas para o futuro do comércio eletrônico, mantendo experiências de compra de qualidade com proteção, sem perder transações valiosas.









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