Novos recursos da Qlik oferecem acesso seguro e aberto a dados confiáveis em qualquer ferramenta
- Redação

- há 5 dias
- 2 min de leitura
APIs abertas, documentação automática de campos e regras de qualidade de dados mais rápidas chegam ao Qlik Talend Cloud; e acesso antecipado ao Data Stewardship já está disponível

A Qlik®, líder global em integração de dados, qualidade de dados, analytics e inteligência artificial (IA), anuncia novos recursos no Qlik Talend Cloud® que facilitam o uso de dados confiáveis em todas as áreas das empresas. As equipes de dados podem publicar endpoints de API seguros e baseados em padrões para produtos de dados governados com um clique, documentar campos de forma automática em escala e usar um assistente de IA para propor regras de qualidade de dados.
Para as equipes de dados e analytics, o lançamento oferece ganhos claros e mensuráveis:
- Publicação mais rápida: compartilhe dados governados usando uma API segura e aberta para que as equipes possam usá-los no Power BI, Tableau, Excel, Salesforce e apps internos.
- Documentação em escala: descreva automaticamente os campos do dataset para melhorar a identificação para usuários de negócio e reduzir o trabalho manual de documentação.
- Aumente a qualidade rapidamente: use um assistente de IA para sugerir e criar regras de qualidade de dados com base no perfil dos dados, ampliando a cobertura de verificações com menos esforço.
- Resolva problemas em conjunto: execute correções no estilo sprint e habilitadas por agentes, além de validação colaborativa com especialistas no domínio, para que as equipes de negócios, dados e IA resolvam problemas de forma rápida e visível.
“Os clientes querem flexibilidade. Se seus melhores dados ficam presos em uma única ferramenta, isso se torna um gargalo”, diz Drew Clarke, Vice-Presidente Executivo de Produtos e Tecnologia da Qlik. “As APIs abertas e baseadas em padrões permitem que os clientes usem os mesmos dados governados onde quer que o trabalho seja realizado. A curadoria de dados orientada por IA elimina tarefas repetitivas e ajuda as equipes a entregarem resultados confiáveis com mais rapidez.”
“A Qlik transformou a curadoria em um esporte coletivo”, diz Eva Chrona, CEO da Climber. “Os fluxos de trabalho em formato sprint e a validação colaborativa envolveram nossos especialistas na área no processo, o que aumentou a confiança e acelerou as correções. A automação que documenta campos e sugere verificações de qualidade já está economizando tempo, e estamos animados com os próximos passos da Qlik em relação à curadoria impulsionada por IA.”
As APIs de produtos de dados são construídas com base em padrões abertos e já estão disponíveis. Os campos de descrição automática e o Data Quality Rule Assistant estão sendo lançados, e as inscrições para o programa Data Stewardship Early Access já estão abertas.









Comentários