top of page

Pesquisa do Gartner revela que 45% das empresas com alta maturidade em Inteligência Artificial mantêm projetos de IA operacionais por pelo menos três anos

  • Disponibilidade e qualidade dos dados são os principais desafios na implementação de IA 

  • 63% das empresas com alta maturidade implementam métricas 

  • Companhias com alta maturidade terão líderes de IA dedicados nos próximos 12 meses 


Quarenta e cinco por cento dos líderes de empresas com alta maturidade de Inteligência Artificial (IA) disseram que suas iniciativas de IA permanecem em produção por três anos ou mais para garantir impacto e valor sustentados, de acordo com uma pesquisa do Gartner, Inc. Isso se compara a apenas 20% em companhias com baixa maturidade. 

A pesquisa revelou que a escolha de projetos de IA com base no valor para os negócios e na viabilidade técnica, juntamente com o estabelecimento de estruturas de governança e práticas de engenharia robustas, garante a longevidade dos projetos de IA em empresas com alta maturidade. 

O levantamento foi realizado no quarto trimestre de 2024 para entender como as empresas adotam a IA e a Inteligência Artificial Generativa (GenAI). Um total de 432 entrevistados de companhias nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Índia e Japão participaram da pesquisa. O Gartner avaliou a maturidade de IA de uma empresa com uma pesquisa de sete perguntas baseada no Modelo de Maturidade de IA do Gartner, um framework estruturado para avaliar e aprimorar os recursos de uma companhia para alavancar a IA. Cada área foi classificada do Nível 1 (“planejamento/começo”) ao Nível 5 (“liderança”). As empresas com alta maturidade obtiveram uma pontuação média de 4,2 a 4,5, enquanto as com baixa maturidade obtiveram uma média de 1,6 a 2,2. 

“A confiança é um dos diferenciais entre o sucesso e o fracasso de uma iniciativa de IA ou GenAI”, diz Birgi Tamersoy, Diretor Analista Sênior do Gartner.  

A pesquisa constatou que, em 57% das companhias com alta maturidade, as unidades de negócios confiam e estão prontas para usar novas soluções de IA, em comparação com apenas 14% das empresas com baixa maturidade. “Criar confiança nas soluções de IA e GenAI impulsiona fundamentalmente a adoção e, como a adoção é o primeiro passo para gerar valor, ela influencia significativamente o sucesso”, afirma Tamersoy. 

 

Disponibilidade e qualidade dos dados desafiam a implementação da IA  

Independentemente da maturidade de IA, a disponibilidade e a qualidade dos dados estão entre os principais desafios da implementação da IA, conforme identificado por 34% dos líderes de empresas com baixa maturidade e 29% das com alta maturidade, respectivamente. Para as companhias com alta maturidade, 48% dos líderes identificaram as ameaças à segurança como uma das três principais barreiras de implementação, enquanto 37% dos líderes de empresas de baixa maturidade disseram que encontrar o caso de uso certo era uma das principais barreiras. 


Principais barreiras para a implementação da IA 

ree

Implemente métricas para obter resultados ideais de IA 

A pesquisa também revelou que a criação de métricas contribui para a eficácia da IA. As companhias com alta maturidade podem gerar impactos de alto nível em seus projetos de IA ao longo do tempo porque quantificam regularmente os benefícios de suas iniciativas de IA e avaliam o sucesso por meio de várias métricas. O levantamento constatou que 63% dos líderes de empresas com alta maturidade executam análises financeiras sobre fatores de risco, realizam análises de retorno sobre o investimento (ROI) e medem concretamente o impacto sobre o cliente, o que, em troca, os ajuda a sustentar o sucesso da IA.  

 

Nomeie um líder de Inteligência Artificial dedicado para promover a inovação em IA e desenvolver a infraestrutura de IA 

Noventa e um por cento dos líderes de empresas com alta maturidade disseram que já nomearam líderes de IA dedicados. Como parte de sua função, os líderes de IA priorizam o fomento da inovação em IA (65%), a entrega de infraestrutura de IA (56%), a criação de organizações e equipes de IA (50%) e o desenvolvimento de arquitetura de IA (48%). 

Em empresas com alta maturidade, quase 60% dos líderes afirmaram ter centralizado seus recursos de estratégia, governança, dados e infraestrutura de IA para aumentar a consistência e a eficiência dentro de suas companhias. “Isso reflete uma abordagem estratégica para gerenciar recursos e iniciativas de IA, o que requer equipes de IA dedicadas”, disse Tamersoy. 

Comentários


bottom of page